Buscar

N1 EDUCACAO EM SAUDE segunda opçao Jonatas (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

N1 EDUCACAO EM SAUDE
Jonatas Ribeiro de Oliveira
A estratégia Saúde da Família (ESF) nada mais é que uma equipe de multiprofissionais que tem o objetivo de promover ações de saúde para passar conhecimento/conscientizar a população sobre diversos assuntos relacionados a saúde ajudando a melhorar a qualidade de vida.
Dentro da ESF existe a equipe de profissionais é formada por: 1 medico,1 enfermeiro, 2 auxiliares de enfermagem,1 cirurgião dentista, auxiliar e técnico de saúde bucal e 5 a 6 agentes comunitários de saúde (ACS).
A importância da ESF e sua equipe é a educação em saúde que tem o processo de desenvolver consciência criticada população para os problemas de saúde possibilitando a sua participação para supera-los nas condições de corresponsáveis pelas ações e serviços de saúde. 
Eu como participante do Grupo de Educação na Saúde e Educação em Saúde (GES) acredito que ao capacitar e qualificar os ACS com estudos, treina mentos, palestras, panfletos informativos e certificações, podemos melhorar a comunicação com informações mais precisas, que irá chegar à população de maneira mais clara, possibilitando um melhor resultados nas futuras ações de saúde, pois estes agentes estão sempre em contato direto e continuo com a população. 
Por exemplo na minha área de atuação como cirurgiã Dentista mede paro com a falta de informação da população sobre o uso correto e continuo do fio dental, técnicas de escovação, importância de visitas de prevenção entre outras que não são passadas de maneira clara e objetiva.
Com isso concluo que o método mais efetivo é proporcionar aos ACS treinamentos, qualificações dentre outras, para que eles possam orientar e passar as informações de maneira mais clara e objetiva a todos os beneficiários desta educação em saúde. 
REFERENCIAS:1- SITE DA PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO 
Disponível: https://www.capital.sp.gov.br/cidadao/saude-e-bem-estar/melhorias-na-saude-municipal/estrategia-saude-da-familia-esf

Continue navegando