Buscar

Exercicios de lingua portuguesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Qual alternativa apresenta afirmações que correspondem à concepção de linguagem como experiência ou processo de interação?
Ao usar a língua, o indivíduo atua sobre o outro e o diálogo é uma forma privilegiada desse uso. (resposta certa)
2 – 
O texto faz uso da linguagem mista, ou seja, utiliza tanto a linguagem verbal quanto a não verbal. Sobre esse aspecto, marque a alternativa correta.
A relação entre as informações expressas por ambas as linguagens é fundamental para a total compreensão do texto. (resposta certa)
3 - Considere as afirmativas a seguir:
I Para estar inserido na vida em sociedade, é preciso que a língua seja utilizada favorecendo a abertura ao diálogo e à interação entre as pessoas.
II - A língua é dialógica, ou seja, o que falamos e escrevemos dialoga ou se relaciona de algum modo com aquilo que lemos e ouvimos ao longo da vida.
III - Alguns elementos são desejáveis no uso da língua: clareza e precisão no que queremos comunicar; cortesia, polidez e tom cordial na linguagem; abertura ao diálogo; sustentação de um posicionamento sem desmerecer a opinião do outro; uso de recursos persuasivos etc.
IV - O modo como falamos ou escrevemos não precisa ser levado em conta no uso da linguagem, pois o que importa é passar uma mensagem.
Estão CORRETAS as afirmativas I, II e III.
4 - Considere as seguintes afirmativas relacionadas com a linguagem e a língua:
I - É possível distinguirmos entre linguagem e língua, já que a língua se constitui na manifestação verbal da linguagem humana. Assim, a língua não abarca todas as formas de comunicação ou todos os signos produzidos pelo ser humano.
II - Língua e linguagem são indistintas, pois, a única manifestação de linguagem possível é a língua, ou seja, a palavra escrita ou falada.
III - Enquanto o termo "linguagem" corresponde a formas de expressão, comunicação e interação humana por meio de signos ou sinais (visuais, sonoros, gráficos, espaciais, gestuais etc.), a língua corresponde à linguagem verbal, ou seja, à linguagem baseada na palavra (escrita ou falada).
IV - Língua é um termo utilizado para se referir apenas à linguagem escrita, enquanto linguagem é o termo apropriado para se referir à oralidade.
Estão CORRETAS as afirmativas: I e III.
5 - (Prefeitura de Campos Novos - SC / 2019 - Adaptada) As diversas concepções de linguagem refletem a compreensão multifacetada e complexa dessa poderosa ferramenta humana, abrangendo desde expressão de pensamentos e sentimentos até interação social, construção de conhecimento e comunicação de mensagens através de códigos.
Considerando as diversas concepções de linguagem, assinale a alternativa correta.
Na Concepção da Linguagem como Forma de Interação, a linguagem é lugar de convívio. Através dela o sujeito que fala pratica ações que não conseguiria praticar a não ser falando. 
(reposta certa)
6 - No uso da língua, se quisermos manter o diálogo e construir pontes, vamos cuidar da maneira como falamos, escolhendo as palavras e o tom mais apropriados. Por isso, ao estudar sobre a linguagem é preciso compreender que não basta escrever e falar com correção gramatical, coerência, coesão e clareza. Além dessas qualidades importantes, nosso texto escrito ou oral deve promover o diálogo, a interação e as condições para mantermos relações civilizadas. É interessante lembrar, por exemplo, que há concursos ou exames em que o candidato pode ser desclassificado ao escrever desrespeitando os direitos humanos ou usando linguagem antissocial e inadequada. 
De acordo com o texto acima, a linguagem deve ser compreendida como:
Uma experiência de interação humana por meio da qual se produz reações e resultados. (resposta certa)
7 - Com o avanço das tecnologias digitais e a presença da internet, temos presenciado uma maior integração entre a linguagem verbal, representada por palavras escritas ou faladas, e a linguagem não verbal, composta por imagens, sons e outros recursos. Isso resulta em uma comunicação cada vez mais evidente e interessante, em que utilizamos palavras, imagens, sons e diversos elementos para interagir nas redes sociais. A troca de mensagens que mesclam escrita com ruídos, cores, desenhos, ilustrações, fotos e vídeos tem se tornado cada vez mais comum.
De acordo com o princípio da comunicação, que é fazer chegar a mensagem ao receptor com clareza, é correto afirmar que:
A combinação das linguagens verbal e não verbal pode atingir mais facilmente o objetivo da adequada comunicação. (resposta certa)
8 - Existem diversos tipos de linguagem, desde a verbal, que nos permite comunicar por meio de palavras, até a linguagem visual, musical e corporal, cada uma oferecendo formas únicas de expressão e compreensão do mundo ao nosso redor. Considerando integração entre diferentes tipos de linguagem, analise as afirmativas.
I. A linguagem hipermidiática é um exemplo da interação entre linguagem verbal e não verbal.
II. Uma mensagem escrita com a mistura de emojis ou emoticons é um tipo de linguagem não verbal.
III. A linguagem é constituída de sinais ou signos, que permitem a comunicação entre os seres humanos. Quando este signo são palavras escrita ou oral, teremos a linguagem verbal. Os demais tipos de signos e conjunto de linguagens denominamos linguagem não verbal,
É correto o que se afirma em: I e II, apenas. (resposta certa)
9 - 
https://s3.us-east-2.amazonaws.com/lms.prd.qlabs.com.br/public%2Fimages%2F20230612202515-408_gtr.PNG
Na imagem apresentada o significado da linguagem não verbal consegue transmitir uma ideia, ou seja, houve comunicação com o leitor. Assinale a afirmativa correta acerca da mensagem que a imagem transmite.
Dificuldade de conexão estando em isolamento. (resposta correta)
10 - A linguagem é a capacidade específica da espécie humana de se comunicar por meio de signos. Entre as ferramentas culturais do ser humano, a linguagem ocupa um lugar à parte, porque o homem não está programado para aprender física ou matemática, mas está programado para falar, para aprender línguas, quaisquer que elas sejam. Todos os seres humanos, independentemente de sua escolaridade ou de sua condição social, a menos que tenham graves problemas psíquicos ou neurológicos, falam. FIORIN, José Luiz.  A linguagem humana: do mito à ciência. In: FIORIN, José Luiz (org.). Linguística? Que é isso?. São Paulo: Contexto, 2013.
Comunicar-se por meio de signos. (resposta correta)

Continue navegando