Buscar

Políticas de saúde no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Políticas de saúde no Brasil
Na história das políticas públicas no Brasil houve um movimento que ficou conhecido como a "Revolta da Vacina", nessa época havia um modelo campanhista de saúde, que apesar dos abusos obteve vitórias contra as epidemias. O médico Oswaldo Cruz, nessa época, promoveu uma reforma, incorporando ações de saúde. Marque a resposta CORRETA sobre essa reforma.
A. 
Foram incorporados elementos de ações de saúde , tais como: o registro demográfico, possibilitando conhecer a composição e os fatos vitais de importância da população; a introdução do laboratório como auxiliar do diagnóstico etiológico; e a fabricação organizada de produtos profiláticos para uso em massa.
Estes foram os elementos que Oswaldo Cruz procurou organizar na saúde pública, criando uma seção demográfica, um laboratório bacteriológico, um serviço de engenharia sanitária e de profilaxia da febre-amarela, a inspetoria de isolamento e desinfecção. 
O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma forma de política pública implantada através da Lei n.º 8.080/1990, criado para garantir o direito fundamental de proteção à saúde.
A saúde é um dos principais componentes da vida, tanto por ser indispensável quanto como elemento agregado à sua qualidade. É dever do estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. Sobre o princípio da Integralidade, um dos princípios básicos do SUS,  é CORRETO afirmar:
B. 
Concerne sobre alcance dos serviços públicos de saúde, assegura a abrangência do atendimento em todos os níveis de complexidade.
Este é o princípio da Integralidade, um dos importantes princípios do SUS.
 
Em relação ao modelo de saúde vigente, muitas reformulações aconteceram ao longo dos anos, entre elas, a Contratualização, que fala sobre os cuidados primários de saúde como sendo uma tendência internacional das reformas dos sistemas de saúde, adotada na década de 1990 e 2000, nos países da Europa.
No Brasil, a Contratualização foi adotada na atenção básica entre as três esferas governamentais, por meio do Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade, com base em parcerias estabelecidas entre a administração direta e instituições do terceiro setor. Sobre a Contratualização, marque o que é CORRETO.
C. 
A Contratualização é um processo pelo qual o gestor municipal ou estadual do SUS, de um lado, e o representante legal do hospital público ou privado do outro, estabelecem metas quantitativas e qualitativas de atenção à saúde e de gestão hospitalar, formalizadas por meio de um instrumento contratual. Tem como exemplo, o modelo contratual realizado entre a Fundação Estatal de Saúde da Família (Fesf) e as gestões municipais do estado da Bahia.
Este é o conceito de Contratualização realizado na política pública vigente; é um contrato com hospitais, no âmbito do SUS.
 As políticas públicas de saúde são consolidadas em diretrizes, medidas e procedimentos que demonstram o posicionamento político do Estado frente a problemas que são considerados de interesse público, visando promoção, proteção e recuperação da saúde em nível individual e coletivo.
Quando realizadas as políticas de saúde no Brasil, há de se reconhecer a existência de importantes níveis de desigualdade. Um grande desafio é diminuir as diferenças entre os gêneros dentro das políticas públicas. Marque a resposta CERTA em relação às diferenças de gênero.
D. 
A política pública deve levar em consideração não as diferenças nas condições de saúde resultantes exclusivamente da diferença biológica entre homens e mulheres, mas, também, a dimensão social e os processos de adoecimento. A naturalização da agressividade como um atributo masculino, e da fragilidade e da submissão como características femininas, por exemplo, têm impactos negativos nas condições de saúde de mulheres e homens.
Esta é uma das principais considerações e desafios nas políticas públicas que levam em consideração a diminuição das diferenças entre os gêneros.
O sistema de saúde atual é formado por uma ampla rede e uma combinação público-privada financiada, sobretudo, por recursos privados. Esses componentes são diferenciados, mas interconectados. O sistema de saúde tem subsetores, assinale a resposta CORRETA sobre a sua função:
E. 
Financiamento de serviços providos pelo Estado nos níveis federal, estadual e municipal, incluindo os serviços de saúde militares; financiamento de serviços com recursos públicos ou privados; diferentes tipos de planos privados de saúde e de seguro, além de subsídios fiscais.
Os três subsetores que compõem o sistema de saúde atual no Brasil são: o subsetor público, no qual os serviços são financiados e providos pelo Estado nos níveis federal, estadual e municipal, incluindo os serviços de saúde militares; o subsetor privado (com fins lucrativos ou não), no qual os serviços são financiados de diversas maneiras com recursos públicos ou privados; subsetor de saúde suplementar, com diferentes tipos de planos privados de saúde e de seguro, além de subsídios fiscais.

Continue navegando