Buscar

Tributoss

Prévia do material em texto

Receitas
IRPJ
	Chamamos de Imposto de Renda aquela que é devido sobre os ganhos tanto de pessoas físicas, quanto jurídicas e sua arrecadação tem como objetivo impulsionar a economia nacional. Para analisar o impacto no PIB brasileiro, iremos ver sobre o IRPJ, aplicável a pessoas jurídicas e empresas individuais. As tributações aplicam-se a todas as firmas e sociedades, registradas ou não. As pessoas jurídicas são divididas e tributadas das seguintes formas: Simples; Lucro Presumido; Lucro Real e Lucro Arbitrado. 	
As empresas participantes do Simples Nacional têm o IRPJ calculado sobre o faturamento, visto que ele faz parte da DAS (Documento de Arrecadação do Simples), já englobando diversos outros tributos. Àquelas que estiverem enquadradas no Lucro Real terão o IRPJ calculado sobre o lucro verídico e possuem as alíquotas mais altas. Já as classificadas como Lucro Presumido não precisam apurar o lucro para calcular o imposto, pois a receita determinará uma presunção de lucro para elas. Sendo assim, com exceção de alguns casos, estima-se que 32% do faturamento de empresas prestadoras de serviço entrará como lucro e o IRPJ será calculado sobre esse valor. No caso do comercio, a alíquota cai para 8%. 
Veremos abaixo os valores arrecadados em 2020.
CSLL
	A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido foi instituída pela Lei 7.689/1988 e segue as mesmas normas de apuração e pagamentos estabelecidas no IRPJ. Sendo assim, além do IRPJ, as empresas optantes pelo Lucro Real, Presumido ou Arbitrado deverão recolher também a Contribuição Social.
	Empresas do Lucro Presumido dos setores comerciais, industriais, hospitalares e de transporte recolherão 12%, contra 32% de empresas de prestação de serviço em geral, intermediação de negócios, administração, locação ou cessão de bens imóveis e direitos de qualquer natureza. Para instituições financeiras a alíquota é de 15%.
	Vejamos abaixo as arrecadações de 2020.
COFINS
	Conhecido como Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, é um tributo federal criado em 1991 e é devido para empresas do Lucro Presumido, Real ou Arbitrado. Tem como objetivo o custeio de algumas esferas básicas da seguridade social brasileira, sendo assim, os valores arrecadados são investidos em saúde pública, previdência social e demais programas de assistência, sem serem repartidos com governos e municípios. 
	Possui duas principais formas de tributação, Incidência Cumulativa, aplicável às empresas de Lucro Presumido, onde contribuem com 3% e Incidência Não Cumulativa para empresas de Lucro Real, que fazem a contribuição de 7,6%.
	Abaixo recolhimento no exercício de 2020.
PIS-PASEP
	O Programa de Integração Social (PIS) é recolhido junto ao COFINS e tem como objetivo a integração social do empregado, como citado na sigla. Mensalmente as contribuições são destinadas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) que custeia benefícios como o abono salarial, disponibilizado anualmente para trabalhadores registrados antes de 1988 e que ganham menos de dois salários-mínimos e o seguro-desemprego. 
	Empresas do Lucro Presumido contribuem com 0,65%, contra 1,65% das empresas do Lucro Real.
	Abaixo arrecadação do ano de 2020.
IOF
IOF - Imposto sobre Operações Financeiras, na prática é o imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros. No final do mês passado aprovado pelo Presidente Jair Bolsonaro e publicado no Diário Oficial da União (DOU) entrou em vigor o aumento do valor do IOF para pessoas físicas e empresas que vai durar até o último dia deste ano, 31 de dezembro de 2021. 
o que mudou?
Para pessoas físicas:
 Antes era: 0,0082% (valor anual de 3%) | Agora é: 0,01118 (valor anual de 4,8%);
Para empresas:
Antes era: 0,0041% (valor anual de 1,5%) | Agora é: 0,00559% (valor anual de 2,04%);
Os valores arrecadados são concentrados em um fundo específico no banco central, chamado de fundo monetário e com esse fundo, o governo utiliza o IOF como um indicador de controle a economia, um aumento de arrecadação IOF significar que a demanda de crédito da população cresceu, ou seja, a utilização de capital de terceiro por parte das pessoas está crescendo. 
O aumento do IOF é uma ferramenta para aumentar o valor de arrecadação da União para conseguir pagar as despesas da criação de um “novo” programa social, chamado de Auxilio Brasil, um programa socioeconômico que substituirá o Bolsa Família, como estratégia para mostrar alguma iniciativa positiva da atual gestão do governo, na tentativa de dar assistência à população em meio à crise econômica e consequentemente ganhar popularidade entre as pessoas para a eleição de 2022.
Arrecadação IOF de janeiro a janeiro 2021/2020
Fonte – Governo Federal / Receita Federal.
IRPF
O IRPF, ou Imposto de Renda de Pessoa Física, é um imposto federal brasileiro que incide sobre os rendimentos da Pessoa Física e só precisa apurar quem estiver acima do limite de $28.559,70 em faturamentos anuais, estabelecido pela Receita Federal. Todas os comprovantes necessários, como extratos bancários, informem de rendimentos da empresa aonde a pessoa trabalha, custos eventuais como médicos, despesas educacionais com filhos, sãos gastos que não estão sob conhecimento da receita e precisam ser declarados, todos os rendimentos e gastos precisam estar alinhado e ajustado no IRPF. É válido lembrar que esse mesmo controle de gastos e ganhos, são informados pelo seu banco a receita, ou quando você passa o seu CPF em alguma compra no mercado, algumas dessas informações já se encontram com a receita, e caso as informações não tenha uma linha lógica contábil, não bata com as informações da receita, é provável que a pessoa esteja sujeita a cair no que chamamos de “malha fina” aonde o CPF poderá ficar com alguma pendência de regularização na receita federal aguardando regularização. Anualmente o prazo para realizar o IRPF se inicia no primeiro dia útil do mês de março e é encerrado às 23 horas e 59 minutos do último dia útil do mês de abril.
Arrecadação IRPF janeiro 2017 a janeiro 2021
 Fonte – Governo Federal / Receita Federal
Referências 
Impostometro
https://impostometro.com.br/
Portal da Transparência
https://www.portaltransparencia.gov.br/receitas/
Governo Federal 
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/receitadata/arrecadacao/relatorios-do-resultado-da-arrecadacao/arrecadacao-2021/janeiro2021/analise-mensal-jan-2021.pdf

Continue navegando