Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

O objetivo dessa atividade é trabalhar conhecimentos e habilidades sobre anamnese e prescrição farmacêutica. Você deve realizar a anamnese para cada caso (indicar as perguntas que você faria) e optar por um itinerário terapêutico adequado (prescrição e/ou encaminhamento) – lembre-se de realizar o registro adequado (fazer a prescrição e/ou encaminhamento)!
1. Paula, 19 anos, procura a farmácia e queixa-se de congestão nasal, espirros, tosse e mal-estar. “Eu não posso perder a aula na faculdade”, e estou meio cansada, o que posso tomar para melhorar? Nega febre ou outros sintomas associados. Relata alergia a dipirona.
2. João, 66 anos, procura a farmácia para comprar um antigripal. Ele relata estar resfriado e sempre tomar cimegripe. Sintomas álgico: dor de cabeça, dor no corpo, mal estar geral. Evolução: há 5 dias. Febre desde ontem 38,0º. HMP: Hipertensão e diabetes
3. Ana procura o farmacêutico, juntamente com sua filha Laís de 6 anos, ela conta que Laís estava um pouco quentinha, com dor no corpo, tosse com catarro e indisposição. Ela está tomando um remédio para gripe há dois dias, e desde então ela está muito agitada. Informações adicionais: Tp – 37,5º
4. Maria Luiza procura a farmácia relatando que sua filha Angelina de 2 anos acordou quentinha, com febre de 38ºC, tosse e choro fácil, ele pede para o farmacêutico se não tem jeito de vender um antibiótico para ela.
5. Lucas, 30 anos, procura o farmacêutico e relata sintomas de tosse seca há 1 semana, ele relaciona com a mudança climática, e relata ter tido uma leve congestão nasal. Nega febre ou outros sintomas associados.
6. Vânia, 20 anos, procura o farmacêutico e relata sintomas de tosse carregada há 2 semanas, ela relata ter melhorado até no começo, mas depois apresentou uma piora progressiva, diz estar com o catarro amarelo, e as vezes com resquícios de sangue. Não mensurou a temperatura, mas disse que sentiu que estava com febre.
7. Júnior, 25 anos, se apresenta à farmácia queixando-se de tosse produtiva há 4 dias. Ao ser indagado sobre o aspecto do catarro, ele relata que o mesmo não apresenta sangue e nem aspecto amarelo-esverdeado. Não apresenta febre e nem dor torácica.
8. Fernando, 35 anos, com tosse produtiva utilizou o seguinte medicamento: N-acetilcisteína 600 mg. Após 5 dias de tratamento, a secreção foi eliminada mas o paciente começou a apresentar tosse seca e queixar-se de queimação no estômago. Ao ser indagado sobre a presença de alguma patologia, este relatou ser alérgico e apresentar crises de rinite com frequência. Explique o que aconteceu. O que causou a queimação? Por que após eliminar a secreção este paciente apresentou tosse seca? Qual deve ser a atitude do farmacêutico?

Mais conteúdos dessa disciplina