Buscar

atv 1006 bernald

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade contextualizada arquitetura de software e computação 
Aluno Bernald Jonhson Silva Nogueira 
Matrícula 01546977
Curso análise e desenvolvimento de sistemas
A utilização de aplicativos em nuvem traz diversos benefícios para as empresas e usuários, tais como: ganho de disponibilidade, agilidade e escalabilidade, visto que os servidores de aplicativos na nuvem permitem o acesso remoto através de um navegador da web, sem necessidade de instalação no dispositivo do usuário. Além disso, os provedores terceirizados de infraestrutura de serviços em nuvem fornecem vários serviços, permitindo que o usuário escolha os componentes necessários para o funcionamento da aplicação.
Uma das principais diferenças entre aplicativos em nuvem e aplicativos de desktop é o fato de que os primeiros são acessados através da internet, enquanto os últimos são instalados diretamente no dispositivo do usuário. Com isso, os aplicativos de nuvem oferecem maior praticidade, mobilidade e economia de espaço em disco.
Os aplicativos em nuvem são testados com base em contêineres e microsserviços, que permitem a separação das funcionalidades da aplicação em pequenos serviços independentes. Ao utilizar essa abordagem, é possível testar cada microsserviço ou contêiner de forma isolada, garantindo maior eficiência e qualidade aos testes. Além disso, essa abordagem facilita a manutenção e atualização dos aplicativos em nuvem, permitindo que as atualizações sejam feitas de forma independente em cada serviço.
Em resumo, os aplicativos em nuvem oferecem diversos benefícios, como praticidade, mobilidade e economia de espaço em disco, além de serem testados de forma eficiente utilizando contêineres e microsserviços, permitindo maior eficiência, segurança e escalabilidade
Referências bibliográficas
KLEINA, N. A história da internet. Tecmundo, 29 abr. 2011. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/infografico/9847-a-historia-da-internet-pre-decada-de-60-ate-anos-80-infografico-.htm>. Acesso em: 09 jul. 2019.
[ VERAS, M. Cloud Computing: nova arquitetura de TI. Rio de Janeiro: Brasport, 2012
NETO, M. V. S. Arquitetura corporativa de nuvem: Amazon web services (AWS). Rio de Janeiro: Brasport. 2013.

Outros materiais