Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Desenvolvimento, produção e controle de qualidade de fitoterápicos
1 - Os estudos para desenvolvimento de um novo medicamento de origem vegetal costumam ser divididos em: Seis etapas sequenciais: etapa botânica, estudos agronômicos, estudos químicos, estudos de atividade biológica, desenvolvimento de metodologias analíticas e estudos de formulação.
2 - Os estudos Químicos de plantas medicinais apresentam grande importância quando se fala em estudos envolvendo a produção de novos medicamentos fitoterápicos com alto padrão de segurança. Avalie as assertivas abaixo que expressem as reais funcionalidades desses estudos e assinale a alternativa correspondente.
( ) Identifica os constituintes mais importantes do material vegetal.
( ) Permite realizar isolamento e identificação de compostos químicos.
( ) Permite avaliar a bioatividade de ativos presentes na planta.
( ) Estabelecimento de marcadores químicos.
( ) Produção de extratos padronizados.
V – V – F – V – V
Os testes químicos, ou fitoquímicos como descrito por alguns autores nos permitem uma avaliação química sobre os estudos envolvendo o uso de plantas. Dentre esses estudos podemos citar a identificação e isolamento de compostos presentes em plantas, o estabelecimento de marcadores químicos de interesse e a partir desses estudos oferecer um extrato padronizado de plantas. Os estudos de bioatividade vão além dos estudos químicos propriamente ditos. Dessa forma, os estudos químicos não conseguem responder isoladamente por respostas biológicas relacionadas a composição química da planta. 
3- A obtenção de produtos fitoterápicos, tanto em escala oficinal, hospitalar ou industrial requer conhecimentos e habilidades especiais, com o objetivo de produzir fitoterápicos adequados, de acordo com os conceitos de qualidade. Desta forma objetiva-se a "qualidade total", que compreende o controle de qualidade de:
Todas as anteriores.
Qualidade total significa controle da qualidade em todas as etapas de produção, desde os insumos até o produto final.
4 -  As últimas décadas tem sido marcadas pelo grande interesse da indústria na produção de medicamentos fitoterápicos. Mesmo com os altos padrões exigidos pela ANVISA na produção desses medicamentos, muitos pacientes ainda desacreditam da real composição de Insumos Vegetais Farmacologicamente Ativos (IVFA). Nesse contexto, fazer a identificação desses ativos torna-se indispensável.
Assinale abaixo uma técnica de identificação de ativos fácil e de baixo custo capaz de suprir essa necessidade.
Cromatografia em Camada Delgada.
5- Os estudos de formulação para medicamentos fitoterápicos são importantes para definir qual a melhor forma farmacêutica para determinado produto e suas substâncias ativas. Quais são os objetivos a serem considerados para a escolha mais apropriada da forma-farmacêutica?
Permitir a liberação dos componentes ativos o mais rápido possível.
A forma farmacêutica deve direcionar a liberação dos componentes ativos no local mais apropriado para garantir a sua ação terapêutica.

Mais conteúdos dessa disciplina