Buscar

Processo saúde e doença

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processo saúde e doença
 
A epidemiologia possui conceitos determinantes. Esses conceitos são aplicados através de informações adquiridas na coleta de informações do histórico do paciente, podendo a partir dai compreender o processo da doença. Considere um paciente que apresentou IAM( infarto agudo do miocárdio), porem este paciente é obeso, diabético e sedentário, com mal habito alimentar. Neste qual dos conceitos relacionados abaixo se encaixa para compreender o processo saúde e doença deste paciente?
B. 
risco relativo
conceitos epidemiológicos para compreensão do processo saúde e doença:
Mortalidade: dados provenientes de declarações de dados de morte;
Morbidade: a comunicação de uma doença ou agravo à saúde feita a autoridade sanitária;
Razão de chances: medida de associação, significa quantas vezes maior é a chance de um indivíduo estar doente entre aqueles expostos a algum fator e aos não expostos;
Risco relativo: responde a quantas vezes é maior o risco de desenvolver uma doença entre indivíduos expostos e não expostos;
Causalidade: explica a ocorrência da doença ou de outros eventos ligados à saúde Prevalência (o número de casos existentes de uma doença, em um dado momento) Incidência (a frequência com que surgem casos novos da doença num intervalo de tempo)
 
Quando estudamos as condições de saúde e doença em epidemiologia, é necessário planejar e programar o desenvolvimento de ações em saúde. Esse conhecimento exige um detalhamento das condições de vida e de trabalho das pessoas. Assinale a resposta CORRETA com esses determinantes mais amplos do processo saúde e doença.
A. 
Condições de materiais necessários à sobrevivência, relacionados à nutrição, habitação, saneamento básico e às condições de meio ambiente.
Esses são os determinantes mais amplos para compreender as ações relacionadas à saúde e à doença.
Os indicadores de saúde refletem situações que interferem na saúde de algum modo e tem 3 caracteristicas definidoras: as que traduzem diretamente a saúde, as que se referem as condições de meio, as que medem recursos humanos e materiais relacionados a saúde. Pensando nisso qual das alternativas abaixo refletem as características de condições do meio que refletem na saúde?
E. 
Rede de esgotos
Dentro da epidemiologia é possível estudar os indicadores de Saúde, que são medidas que refletem características e têm como propósito elucidar situações que interferem na saúde. Esses indicadores são divididos em 3 categorias: Indicadores que traduzem diretamente a Saúde: razão de mortalidade proporcional, coeficiente geral de mortalidade, esperança de vida ao nascer, coeficiente de mortalidade infantil e coeficiente de mortalidade por doenças transmissíveis; Indicadores que referem às condições do meio: índice de abastecimento de água, rede de esgotos, contaminações ambientais por poluentes; e Indicadores que medem os recursos materiais e humanos relacionados às atividades de Saúde: índices relativos à rede de unidades de saúde de atenção básica, profissionais de saúde e leitos hospitalares.
 
Sobre a Classificação Internacional de doenças, marque a alternativa CORRETA.
D. 
Fornece códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças.
Esse é o objetivo principal do CID e o conceito utilizado para a classificação das doenças.
Sobre os determinantes sociais da saúde, assinale o que está CORRETO.
C. 
São os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
Esse é o conceito principal dos determinantes de saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) agrega ainda que são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham.

Continue navegando