Buscar

Casos Clínicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tópicos Integradores III: Casos Clínicos
1- Mulher de 27 anos se queixa de disúria (dor no momento de urinar) ardor e sensação de bexiga pesada.
R: Analgésico Urinário (Exemplo Pyridium)
2- Adolescente de 19 anos se queixa de queda de cabelo, informa que não sofre de ansiedade, anemia ou estresse excessivo. É alérgica a conservantes e se recusa a ingerir capsulas pois sente dificuldades para deglutir.
R- Shampoo livre de conservantes
-Dercos Energizantes
- Amávia 
- Lá Roche 
- Phytoervas
3- Adolescente de 18 anos vai na drogaria com queixas de ressecamento, vermelhidão ocular e visão embaçada. O farmacêutico perguntou se o mesmo estava usando algum medicamento e o adolescente informou que estava a 2 meses em uso da Isotretinoina. 
R- Colírio lubrificante (Hyaback)
4- Senhor de 48 anos, apresenta: obesidade, diabetes do tipo 2 e hipertensão. Os medicamentos que ele faz o uso são: losartana 50 mg(1-0-1), metformina XR 500 mg(1-0-1) e o Forxiga 10 mg( 1-0-0). Porém não tem condições de comprar o medicamento Forxiga, está esperando chegar na Farmácia Especial do SUS. Recentemente apresentou um resfriado e queixa de tosse seca. E ele falou que costuma usar os medicamentos de sua esposa: bombinha para asma e entre outros. Pediu um medicamento para tosse seca. Qual a conduta farmacêutica? 
Dados: 
PA: 140 x 80 mmHg 
Glicemia capilar casual: 250 mg/dL 
HbA1c: 10,2% 
R- Loratadina 
5- Uma paciente procura a farmácia em busca de um laxante. Tem 45 anos, é estrangeira e está passeando no Brasil. Está constipada a 5 dias. Ela diz ao farmacêutico que toma o sulfato ferroso duas vezes ao dia. E que há dois dias, tomou um antiácido porque teve uma indisposição estomacal por conta das comidas gordurosas ingeridas nos últimos dias. Qual laxante seria prescrito para esta paciente? R- Lactulose Xarope

Outros materiais