Buscar

tópicos epeciais I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1A vivência da cidadania envolve atitudes que vão desde o simples gesto de não jogar resíduos na rua ao respeito ao próximo em todos os seus aspectos. Assim, o cidadão se sente mais digno em sua vida e reconhece seus direitos e deveres perante a sociedade. Sobre a cidadania, analise as sentenças a seguir:
I- Ser cidadão é buscar uma vida digna, respeitando a dignidade do próximo.
II- A participação da população tanto em eleições como em decisões em espaços democráticos é característica da cidadania.
III- O direito ao voto é uma forma do cidadão escolher seus representantes, os quais devem governar para si mesmos.
IV- A cidadania deve ser conquistada cotidianamente, de modo a promover a vivência de direitos e deveres que beneficiem a sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
As sentenças I, III e IV estão corretas.
C
As sentenças II, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e IV estão corretas.
2A cidadania é um conjunto de direitos e deveres que fundamentam as condições do comportamento de cada indivíduo com relação à sociedade, designando normas de conduta para o convívio social, expressando os direitos e deveres de todas as pessoas, determinando nossas obrigações e direitos perante os outros integrantes da nossa sociedade. A cidadania expressa os direitos e deveres de todas as pessoas que vivem e convivem em sociedade, considerando o respeito a si, ao próximo e ao patrimônio público e privado em algumas esferas. Sobre as esferas em que isso ocorre, assinale a alternativa CORRETA:
A
Social e política.
B
Social e Civil.
C
Civil e política.
D
Social, política e civil.
3No multiculturalismo ocorre o reconhecimento das diferenças, as quais coexistem em um mesmo país ou região. A convivência entre povos com diferentes culturas, valores e tradições contribuem para o diálogo e para uma vida pacífica entre as diversas culturas.
Sobre o multiculturalismo, analise as sentenças a seguir:
I- O movimento multiculturalista surgiu em grande escala nas sociedades em que o direito à diversidade cultural foi historicamente negado, por exemplo, no Estados Unidos.
II- O termo multiculturalismo é antigo, sua utilização ocorreu pela primeira vez na Inglaterra, no século VII.
III- O Direito à Diferença e a Diminuição das Desigualdades são temas centrais para o multiculturalismo.
IV- O processo de colonização do Brasil e EUA favoreceu o multiculturalismo, pois houve opressão das tribos indígenas que ali estavam.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e IV estão corretas.
B
Somente a sentença I está correta.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
As sentenças II, III e IV estão corretas.
4O conceito de cidadania envolve atribuições de direitos e deveres dos cidadãos em questões sociais, econômicas e ambientais. De acordo com o Ministério da Educação (BRASIL, 2007, p. 69): "aprender a ser cidadão e a ser cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência, aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola". A partir das informações apresentadas no texto e na imagem, analise as sentenças a seguir:
I- O cidadão que não respeita o meio ambiente, mas participa democraticamente das eleições no país, expressa sua cidadania de forma plena.
II- O cidadão que respeita o meio ambiente, cumpre as leis, age com respeito ao próximo e participa das decisões políticas do país, vive plenamente sua cidadania.
III- O cidadão que vive na cidade ou no campo deve respeitar o meio ambiente, agir com responsabilidade e zelar pelo patrimônio público natural e construído.
IV- O jornal encontrado pelo caranguejo ilustra a falta de conscientização ambiental do ser humano e retrata a plenitude da cidadania praticada pelos brasileiros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade / Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/liv_etic_cidad.pdf. Acesso em: 17 jul. 2018.
FONTE DA IMAGEM: http://www.caranguejo.com/tirinhas/2010-06-07_tirinha_junho_10.jpg. Acesso em: 17 jul. 2018.
A
Somente a sentença I está correta.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
Somente a sentença III está correta.
D
As sentenças II e IV estão corretas.
5Leia o texto a seguir:
Em 79º lugar, Brasil estaciona no ranking de desenvolvimento humano da ONU, país registrava crescimento do IDH desde 2010, mas manteve mesmo patamar entre 2014 e 2015. O ranking de desenvolvimento humano foi divulgado pela Organização das Nações Unidas com dados de 188 países. O Índice de Desenvolvimento Humano leva em consideração três fatores: Saúde (expectativa de vida); Conhecimento (média de anos de estudo e os anos esperados de escolaridade); Padrão de vida (renda nacional bruta per capita).
Se for levado em conta o "IDH ajustado à desigualdade", o índice de desenvolvimento humano do país cairia de 0,754 para 0,561 e o Brasil cairia 19 posições no ranking mundial.
Com relação ao IDH e à desigualdade social no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2018 (adaptado).
A
Graças à promoção de políticas públicas de inclusão, educação de qualidade e saúde para todos, o IDH médio do Brasil tem melhorado nos últimos anos, especialmente em 2014 e 2015.
B
O IDH brasileiro de 2014 e 2015 revela que o país estacionou no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à educação, saúde e distribuição de renda.
C
Com IDH de 0,754, Brasil é considerado elevado no desenvolvimento humano, mesmo se for considerado o IDH ajustado à desigualdade.
D
A estabilização do IDH brasileiro demonstra que o país já atingiu um patamar de desenvolvimento sustentável ideal, onde a saúde, a educação e a renda da população melhoraram nos últimos anos.
6A arte contemporânea ampliou o conceito das linguagens artísticas do que pode ou não ser considerado como arte. Desta forma, pode-se pensar a arte na atualidade como uma área do conhecimento em uma relação com a natureza, com a realidade urbana e com o mundo tecnológico. Sobre a arte contemporânea, assinale a alternativa CORRETA:
A
É concebida apenas em lugares formais, limitando a participação do público.
B
Limitou as linguagens artísticas do que pode ou não ser considerado como arte.
C
É uma arte formal, baseada no objeto e menos pautada nos conceitos.
D
Proporcionou aos artistas maior liberdade de criação.
7A democracia é compreendida como um sistema de governo, no qual o povo governa para sua própria sociedade, podendo ser exercida de formas distintas. No Brasil, o povo participa democraticamente, por meio do voto, elegendo seu representante político nas diversas esferas governamentais. Sobre como essa forma de democracia ocorre em nosso país, assinale a alternativa CORRETA:
A
Deliberativa.
B
Participativa.
C
Indireta.
D
Direta.
8A cultura é avaliada como um movimento humano, ocorrendo a partir da convivência em grupo e da interação social. Através da cultura, podemos observar e caracterizar a história de vida, os costumes, as crenças e os hábitos de um determinado grupo social. A cultura e a arte são áreas que interagem entre si e com as demais áreas de conhecimento, devendo ser estudadas a partir de algumas concepções. Sobre essas concepções, assinale a alternativa CORRETA:
A
Erudita e de vanguarda.
B
Erudita, popular e de vanguarda.
C
Erudita e de massa.
D
Erudita, popular e de massa.
9As ONGs são organizações não governamentais que não apresentam fins lucrativos e recebem doações de empresas e pessoas físicas. Fazem parte do terceiro setor como uma alternativa em meio ao setor estatal (primeiro setor) e o setor privado segundo setor, no sentido deintermediar, gerenciar e prestar serviços de interesse público. Sobre as ONGs no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Exercendo o papel de pressionar governantes, as ONGs tratam de temas relativos a grupos e questões não trabalhadas sistematicamente.
(    ) Temas relativos a grupos minoritários no país, como indígenas e moradores de rua, não podem ser sistematicamente trabalhados pelas ONGs.
(    ) As ONGs possuem na realidade brasileira contemporânea uma atuação política real.
(    ) Quando as populações apoiadas pelas ONGs passam a depender de sua atuação, pode haver desestímulo à prática da cidadania e à busca dos direitos por si mesmo, gerando dependência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - V.
B
V - V - V - F.
C
F - V - F - V.
D
V - F - V - F.
10As pessoas possuem princípios e valores que foram e são constituídos por nossa sociedade. Cada indivíduo tem uma visão do que é certo e errado. Essa consciência moral é determinada por um consenso coletivo e social, ou seja, o conjunto da sociedade é que formula e compõe as normas de conduta que o regem. Nossa consciência moral é construída com a influência do meio e das pessoas com as quais convivemos, mas há ainda outros fatores que concorrem para a sua constituição. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
Normativa Social.
B
Lei natural. Apresenta caráter universal.
C
Normativa Jurídica.
D
Regra Social.

Outros materiais