Buscar

Analise de cenários economicos 01 UNOPAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)
“Nenhuma crise surge inesperadamente como um raio em dia ensolarado. Os sinais da crise surgem bem antes de ela estourar, ainda quando um determinado padrão ou modelo econômico aparenta estar em plena forma.
O grande problema relacionado às crises não diz respeito ao fato de que elas ocorrerão ou não, pois a recuperação traz consigo os germes da próxima crise. A pergunta é: quando? Eventos fortuitos marcam o estouro das crises, como a, “Quinta-feira negra”, de 24 de outubro de 1929, a desvalorização da bath tailandês, em agosto de 1997, ou o 11 de setembro de 2001. De forma similar, o dia 15 de setembro, de 2008, entrará para a História como o dia em que teve início uma das mais fortes crises econômicas do capitalismo. Nesse dia, faliu o banco norte-americano Lehamn Brothers, uma das mais importantes instituições financeiras do mundo, com mais de 150 anos de existência, espécie que levou a uma reação em cadeia de falências e concordatas de bancos e empresas e colocou em xeque o funcionamento do sistema econômico até então vigente, baseado nas premissas de autorregulação do sistema financeiro e na ausência de mecanismos de controle estatal ou interestatal nos fluxos e nos instrumentos financeiros. O pânico que se iniciou no mercado financeiro se espalhou por outros setores econômicos, provocando forte retração na economia mundial, impactando negativamente o comércio internacional, o nível de atividade e o nível de emprego. “ (CORSI, 2010, p. 138)
Fonte: CORSI, Francisco L.; CAMARGO, José M.; PAULINO, Luis A. et al. Economia brasileira: da colônia ao governo Lula. São Paulo: Saraiva, 2010.
Sobre o processo de elaboração de cenários e impacto dos resultados da economia, analise as assertivas a seguir e identifique as corretas:
I. Se você não analisa o ambiente em que seus negócios estão inseridos, pode criar cenários equivocados.
II. A falência do Lehamn Brothers impactou a economia global e não somente o bancário, mas o mercado imobiliário e toda credibilidade do sistema econômico vigente.
III. Compreender a situação econômica mundial e sua história é um apoio importante na elaboração de cenários que podem auxiliar a não entrar em pânico em uma crise, como a causada pelo Lehman Brothers.
IV. As crises internacionais não podem ser previstas e, quando ocorrem, não impactam em todos os negócios.
São verdadeiras:
Alternativas:
· IV, apenas.
· I e IV, apenas.
· I, II e III, apenas.
checkCORRETO
· I, II, III e IV, apenas.
· I, II, III, IV e V.
Resolução comentada:
A alternativa I é correta, uma vez que, sem analisar o todo, é impossível montar cenários qualificados.
As alternativas II e III estão corretas, uma vez que crises impactam os negócios de forma mundial. Com a globalização, não existe mais a possibilidade de algo ficar isolado e impactar somente pedaços específicos. Os negócios globais convivem diariamente com o impacto dos negócios e decisões americanas que refletem na variação cambial, por exemplo.
A alternativa IV está incorreta,
uma vez que as crises não acontecem do dia para noite. Posto isto, se a análise
do ambiente considera o histórico econômico e tem o foco na criação de cenários
eficientes, existe sempre a possibilidade de elaborar cenários, considerando a
possibilidade de crise e, com isso, sofrer o impacto programado em seu cenário
sem entrar em crise também.

Continue navegando

Outros materiais