Buscar

Analise de cenários economicos 05 UNOPAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Código da questão: 74267
5)
Ambiente é uma palavra presente em vários contextos. Por exemplo, na arquitetura, descreve um determinado local, como a sala de um apartamento ou um escritório. Pode também estar relacionada ao meio ambiente, para definir o conjunto de fatores físicos, biológicos e químicos que cercam os seres vivos. No nosso caso específico, essa palavra é empregada para descrever o ambiente em que as empresas estão inseridas. Ambientes são locais dinâmicos e desafiadores, aos quais pessoas e empresas pertencem e são influenciadas pelo que acontece dentro deles.
Fonte: SILVA, Ricardo da Silva; FELIX, Amanda S.; SANTOS, Andrea B. Wanowschek et al. Análise de cenários e planejamento mercadológico. Porto Alegre: Grupo A, 2020.
Sobre o processo de análise de cenários, analise as assertivas a seguir e identifique as corretas:
I. O ambiente interno está relacionado às condições comerciais, preços, crédito concedido e descontos.
II. O macroambiente está relacionado à inflação, taxa de juros, balança comercial.
III. O ambiente do consumidor não tem importância quando projetamos e analisamos cenários econômicos.
IV. O motivo que leva os clientes a escolherem seu produto, é ponto importante a ser inserido na projeção e análise de cenários.
V. A análise do ambiente do consumidor engloba os diferentes públicos, que, direta ou indiretamente, impactam nos cenários: público financeiro, governamental, formadores de opinião, entre outros.
São verdadeiras:
Alternativas:
· I e III, apenas.
· I, II, III, IV e V.
· IV, apenas.
· I, II e III apenas.
· I, II, IV e V, apenas.
checkCORRETO
Resolução comentada:
Sendo um processo que exige uma visão holística ampla, é aconselhável dividir o processo em três grandes partes: ambiente interno (microambiente), ambiente externo e ambiente do consumidor, segundo Silva et al. (2020).
Esse processo possibilita maior detalhamento em aspectos cruciais do negócio e pode apontar quais são as forças e fraquezas internas potenciais, bem como as oportunidades e ameaças externas potenciais da empresa. Dentro do microambiente, o reconhecimento das forças e fraquezas internas direcionam uma ação direta da empresa sobre aquilo que ela tem responsabilidade e possibilidade de intervir, diferente do reconhecimento sobre as oportunidades e ameaças externas, que são forças que a empresa não tem poder de intervenção.
Nem só de ambiente interno, vive a análise de cenários. Concorrência, crescimento do mercado, estilo de vida do consumidor, regulamentação governamental, produtos substitutos, por exemplo, são pontos que precisam ser sempre revisados, uma vez que direcionam às ameaças e oportunidades do mercado. Segundo Silva et. al.  (2020), alguns itens podem ser, ao mesmo tempo, ameaças e oportunidades, como é o caso de mudanças nos métodos de distribuição, uso e aplicação das novas tecnologias e mudanças demográficas. A compreensão do estado atual da empresa e ambiente em que ela está inserida podem apoiar a gestão na análise de ameaças e no processo de torná-las oportunidades.
Dentro do pensamento effectual, é possível compreender as ameaças e torná-las oportunidades. O processo effectual é aprendizado em toda sua jornada, dessa forma, ao deparar com algo ameaçador, dada a flexibilidade e abertura à mudança, é possível estudar se aquela ameaça impede nossa caminhada ou se ela abre novos caminhos para expansão ou até mesmo mudança no trajeto.
Além destes aspectos, o ambiente do consumidor, segundo Ferrel e Hartline (2005), precisa ser avaliado de forma detalhada e separada, a fim de possibilitar a identificação sobre quem é o consumidor atual da sua empresa, quais são as expectativas deste consumidor com relação ao seu produto, se as características especiais do seu produto são percebidas por este consumidor potencial. Aqui, nesta análise do ambiente consumidor, é possível identificar ameaças e transformar em oportunidades. Criação de novos produtos, redirecionamento de marca, enfim, são possibilidades desta visão e pontos importantes na projeção e análise de cenários.
Referências:
FERRELL, O. C; HARTLINE, M. D. Estratégia de marketing. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
 SILVA, Ricardo da Silva; FELIX, Amanda S.; SANTOS, Andrea B. Wanowschek et al. Análise de cenários e planejamento mercadológico. Porto Alegre: Grupo A, 2020.

Continue navegando

Outros materiais