Buscar

Exercicios - Roteamento de Redes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Redes de Comunicação, Protocolos e Roteamento
Roteamento de Redes
1 - O protocolo de roteamento determina a forma pela qual os gateways devem trocar informações necessárias à execução do algoritmo de roteamento. Como são referenciadas as redes locais em um ambiente roteado?
Sistemas Autônomos
2 - Em protocolos de roteamento dinâmico, que informação em uma tabela de rotas é considerada para a escolha da melhor rota de transmissão?
A de menor custo
3 - Os roteadores que compõem redes MPLS são chamados de LSR (Label Switching Routers), que participam do estabelecimento de LSP (Label Switching Paths). O que representa as LSPs?
É o caminho percorrido por pacotes MPLS entre dois LSR quaisquer
4 - Do ponto de vista do roteador BGP, o mundo consiste de outros roteadores BGP interconectados. Dado o interesse de um BGP especial no tráfego, as redes são grupadas em três categorias: stubs networks, multiconnected networks e transit networks. O que caracterizam as stub networks?
Não podem ser usadas para trânsito na rede, porque só tem uma ligação, só tem uma ligação
5 - A grande desvantagem dos algoritmos baseados em Estado de Enlace, tanto em redes móveis como em redes fixas, é que o cálculo do menor caminho exige que se tenha um mapa de toda a rede, presente em tabelas de rotas. Com o aumento das tabelas, não só mais memória é necessária, mas também maior poder de processamento e maior banda de rede. Qual alternativa pode ser adotada a fim de não necessitar realizar este upgrade de hardware?
Dividir a rede em domínios
6 - O MPLS funciona através da adição de um rótulo aos pacotes de tráfego na entrada do Backbone. Dessa forma, tudo que é enviado para lá passa a ser caracterizado com este rótulo. Assim, podemos afirmar que:
Os roteadores são capacitados a decidir o encaminhamento mais adequado de acordo com o conteúdo dos rótulos, tornando o roteamento MPLS mais eficiente que o roteamento IP

Outros materiais