Buscar

Patologia da nutrição e dietoterapia nas enfermidades do aparelho digestório

Prévia do material em texto

Patologia da nutrição e dietoterapia nas enfermidades do aparelho digestório.
O paciente que se encontra com quadro de diarreia, flatulência, constipação e náuseas ou vômitos, deve ser orientado com as seguintes intervenções:
Para diarreia, o paciente deve evitar o consumo de alimentos com alto teor de gordura, sejam ela saturadas e insaturadas como, fritura, bacon, linguiça, presunto, queijos e derivados, margarina e manteiga. Alimentos laxativos também devem ser evitados enquanto o quadro de diarreia durar, são eles: oleaginosas, ameixa, mamão, laranja etc.
O indivíduo deve-se se hidratar regularmente, pois nesse período ele terá desidratação.
Ele deve preferir cortes magros como frango e peixe, cozidos ou grelhados, e frutas tais como: Banana, goiaba sem casca e sem semente, caju, maçã sem casca. 
Para o quadro de flatulência, o paciente deve priorizar alimentos probióticos, como iogurte para a regulação da flora intestinal.
Evitar alimentos ricos em gorduras, como: embutidos, queijos e derivados.
No quadro de constipação, o paciente deverá optar por alimentos ricos em fibras, como carnes, aves, peixes, ovos, cereais e etc. No entanto, junto as fibras, ele deverá ingerir água regularmente para o funcionamento do trato intestinal. A pratica de atividade física também colabora com o funcionamento do trato intestinal.
Em casos de náusea e vômitos, o paciente deverá ingerir preparações com o mínimo de gordura, sal e condimentos industrializados. Deve-se preferir preparações como: sopas, canjicas e caldos ricos em legumes e verduras. A hidratação também é importante para o quadro de desnutrição causado pelos vômitos. Alimentos industrializados, ricos em gordura e conservantes devem ser evitados.

Continue navegando