Buscar

Historia Moderna Atividade 5-Exercicio FCE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Historia Moderna Atividade 5-Exercicio
1. 
Na Europa Ocidental, durante os séculos XV e XVI, houve uma série de transformações no âmbito da cultura e do pensamento. Leia o trecho a seguir, de autoria de John Hale, que faz referência a essas mudanças:
“Entre 1450 e 1620 a Europa testemunhou a onda mais carregada de energia intelectual e criativa que jamais passara pelo continente. Foi igualmente um período em que se deram mudanças tão extraordinárias – religiosas, políticas, econômicas e, em consequência das descobertas ultramarinas, globais – que nunca anteriormente tantas pessoas haviam visto o seu tempo como único, referindo-se a ‘esta nova época’, ‘à presente época’, ‘a nossa época’.”
A partir de seus conhecimentos sobre o período em questão, assinale a alternativa correta:​​​​​​​
Você acertou!
A. 
Parte das transformações descritas no excerto relacionam-se à emergência do humanismo, suas características antropocentristas e de individualidade dos sujeitos.
O humanismo foi responsável por uma série de modificações na visão dos indivíduos e na sua relação com o mundo a partir de uma perspectiva antropocêntrica e individualista, valores primados pela burguesia em ascensão durante a Idade Moderna.
2. 
Ainda que as bases do pensamento moderno tenham correspondência com a cultura medieval, houve significativas transformações na visão dos seres humanos e de sua relação com a natureza durante a Idade Moderna. Em relação às semelhanças e às diferenças entre o pensamento medieval e o moderno, são feitas as seguintes afirmações:
I – Enquanto o pensamento da Idade Média esteve orientado por uma perspectiva humanista e antropocêntrica, a filosofia moderna recuperará os ideais greco-romanos e da escolástica medieval.
II – Uma das bases do pensamento moderno, tanto para a ciência como para a filosofia, foi a experimentação e a observação como contraposição às crenças religiosas e à providência divina.
III – Ao enfatizar uma perspectiva antropocêntrica, o pensamento medieval dotou os seres humanos de uma crença na capacidade de controle e domínio sobre a natureza.
Qual(is) está(ão) correta(s)?​​​​​​​
Resposta correta.
E. 
Apenas II.
As principais características do pensamento moderno foram sua orientação antropocêntrica, em contraposição ao teocentrismo e à escolástica medieval; seus métodos de experimentação e observação como formas de alcançar o conhecimento, opondo-se às crenças e às revelações divinas; e a subordinação da natureza ao conhecimento e controle dos seres humanos.
3. 
A despeito das continuidades existentes entre a Idade Média e a Idade Moderna, há uma profunda diferença entre o pensamento medieval e o moderno no que diz respeito aos seres humanos e sua relação com o mundo. Sobre essas diferenças, são feitas as seguintes afirmações. Assinale V para Verdadeiro e F para Falso.
( ) O pensamento medieval estruturou-se em preceitos teocêntricos, já a modernidade caracteriza-se por uma visão de mundo antropocêntrica.
( ) As transformações ocorridas na visão de mundo medieval podem ser identificadas na ciência e na filosofia, mas não nas artes plásticas.
( ) A escolástica foi o principal elemento filosófico que caracterizou o pensamento moderno.
( ) Houve, por parte dos humanistas, um esforço para a articulação da religião e sua concepção de ser humano e mundo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Você acertou!
B. 
V – F – F – V.
A cultura medieval era majoritariamente teocêntrica, em função do poder desempenhado pela Igreja Católica durante o medievo. Essa visão de mundo foi sendo paulatinamente transformada na Idade Moderna, quando houve uma valorização dos seres humanos como sujeitos de conhecimento, desenvolvendo-se o antropocentrismo. Assim, passa-se a questionar a escolástica, doutrina filosófica característica do medievo, e os humanistas empreendem uma conjugação entre a fé e a religião com novas concepções sobre o ser humano e o mundo.
4. 
O mercantilismo está ligado historicamente ao processo de afirmação dos Estados Modernos na Europa e à conformação do chamado Antigo Regime. Leia as alternativas a seguir, que fazem referência a esse sistema econômico e político.
I – O mercantilismo pode ser definido como um conjunto de práticas econômicas que articulou a monarquia absolutista, o colonialismo e a sociedade estamental.
II – Os Estados Modernos adotaram políticas econômicas liberais para se contrapor à intervenção do Estado na economia, característica do período medieval.
III – O mercantilismo ocasionou o esfacelamento do poder real em função do acúmulo de poder político e econômico da burguesia, levando à descentralização política.
Qual(is) está(ão) correta(s)?
Você acertou!
A. 
Apenas I.
O mercantilismo, como conjunto de práticas econômicas que supõem a intervenção do Estado na economia, é indissociável da monarquia absoluta (centralização e unificação do poder, controle e fiscalização), do colonialismo (fontes de matérias-primas e metais preciosos) e da sociedade estamental (manutenção dos privilégios da nobreza e existência da burguesia). O liberalismo aparecerá como uma alternativa às práticas mercantis somente no final do século XVIII, com o fortalecimento da burguesia e a disseminação dos ideais iluministas.
5. 
Teoricamente, as práticas mercantilistas eram fundamentadas na reflexão de diferentes pensadores que se dedicaram a pensar não somente o funcionamento e a organização do Estado, mas também sobre sua riqueza e suas finanças. Leia o trecho a seguir, que faz referência à economia da Europa Ocidental durante o início da Idade Moderna:
“Os estados modernos da Europa tiveram de enfrentar as exigências decorrentes do seu aparelho central (administração, justiça, forças armadas, representação no estrangeiro, etc.) e tiveram de obter os recursos financeiros indispensáveis sem poderem contar com as antigas ajudas feudais. Para tanto, era necessário ouro, sobretudo em períodos de guerra, tão frequentes naquela época, em que o estado de guerra era uma situação normal nas relações entre estados, quase sempre tendo como causa conflitos comerciais [...]”
O excerto faz referência a duas características da política econômica mercantil; são elas:
Você acertou!
A. 
O metalismo e o monopólio.
Quando o texto faz referência à exigência de recursos (ouro) para a manutenção dos Estados Nacionais, sabe-se que se trata da concepção metalista do mercantilismo, em que a riqueza de um estado era medida pela quantidade de metais preciosos sob seu domínio. Em relação às práticas monopolistas, as encontramos referenciadas no trecho que fala sobre as relações entre os estados e os conflitos comerciais, geralmente advindos dos monopólios, que impediam uma livre regulação do mercado.

Continue navegando