Buscar

Teoria de História 5-Exercicio FCE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria de História Exercício 5
1. 
A Nova História Cultural (NHC) não é apenas a gradual constituição de um novo repertório conceitual, mas também o deslocamento para novas abordagens. As aberturas apontam na direção de um aumento cada vez maior da percepção da complexidade pertinente aos aspectos culturais. Conforme Burke (2008), a Nova História Cultural (NHC) é hoje um novo paradigma de pesquisa e sua ascensão é conhecida como “teoria cultural”.
Por que o autor afirma que a NHC é um novo paradigma de pesquisa?
Você acertou!
B. 
Justamente por causa da aproximação com as outras áreas do conhecimento e com o desenvolvimento da micro-história, chamando atenção para as especificidades locais.
2. 
Inicialmente, a Escola de Annales tinha os seus interesses e foco de investigação voltados para as perspectivas de uma história social e econômica, o que acabava contradizendo as teorias da história tradicional baseada nos feitos dos grandes heróis nacionais.
Diante disso, qual é a relação entre a Escola de Annales e a Nova História Cultural?
Você acertou!
D. 
A terceira geração da Escola de Annales, caracterizada por pesquisas históricas sistematizadas em assuntos advindos da cultura, possibilitou a base de surgimento da Nova História Cultural.
3. 
Conforme Barros (2011), todo objeto historiográfico se entretece no cruzamento não de um, mas de alguns campos históricos que ajudam a constituí-lo. É nesse sentido que se revela a importância de compreender como se dá as noções de “prática” e de “representação” na vertente historiográfica da Nova História Cultural.
Diante do exposto, como podemos definir as noções “prática” e “representação”?
Você acertou!
C. 
As “práticas” e as “representações” são sempre resultantes de determinadas motivações e necessidades sociais, elas têm um caráter de complementariedade, porque, por meio delas, podemos examinar tanto os objetos culturais como os sujeitos produtores e receptores de cultura.
4. 
A Nova História Cultural percebe a cultura ou a diversidade das formações culturais como um processo que pode ser analisado na esfera da relação interativa entre os sujeitos e os objetos culturais, sendo que, tanto os objetos culturais são criados pelas práticas e representações como os sujeitos receptores e produtores de culturas que fazem parte integrante dos dois elementos.
Diante do exposto, escolha a alternativa que mais se relaciona com essa afirmação​​​​​​​:
Você acertou!
A. 
Todo objeto historiográfico se entretece na relação interativa e no cruzamento não de um, mas de alguns processos e campos históricos que ajudam a constituí-lo.
5. 
A narrativa na História Cultural, antes ligada à visão tradicional, volta para dar voz às pessoas comuns, histórias de vida, narrativas culturais, suas estruturas e versões que interferem sobre a percepção do leitor. O desafio é fazer isso sem dar à história um enredo triunfalista e enfatizar a crítica e o conflito de visões e de sentido de cada narrativa.
Diante disso, qual é o teórico com a sua respectiva linha de pesquisa que corresponde a essa afirmação?​​​​​​​
Você acertou!
E. 
Mikhail Bakhtin – conceitos de carnavalização e subversão, penetração da alta cultura pela baixa e as muitas vozes de um texto polifônico.

Continue navegando