Buscar

História da Antiguidade Atividade 1-Exercicio FCE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História da Antiguidade Atividade 1-Exercicio
1. A periodização na História é estabelecida a partir de recortes temporais ou temáticos, que levam em consideração fatores culturais, econômicos e políticos. Em relação à divisão quadripartite da História, estabelecida na Europa no século XIX, a partir de versões prévias existentes desde o Renascimento, são feitas as seguintes afirmações:
I) A periodização quadripartite da História é uma divisão universal, que pode ser utilizada para qualquer sociedade no planeta.
II) A periodização quadripartite da História foi desenvolvida em um contexto europeu, e os marcos que dividem os períodos históricos são eventos ocorridos naquele continente.
III) A periodização quadripartite da História já era utilizada pelos povos grego, romano e egípcio, o que facilitava as trocas culturais e comerciais entre essas sociedades.
Qual(is) está(ão) correta(s)?
Você acertou!
B. Apenas II.
A periodização quadripartite da História foi elaborada no contexto europeu do século XIX, correspondendo a eventos culturais e políticos ocorridos naquele continente. É uma das formas hegemônicas de periodização da chamada História Geral, ainda que a divisão proposta não corresponda aos acontecimentos ocorridos em outras realidades históricas. Por exemplo: os gregos, os romanos e os egípcios tinham outras formas de estabelecer suas épocas, e outras formas de se relacionar com o tempo.
2. A ideia de História Antiga surge em um contexto cultural específico, de recuperação da cultura greco-romana e de contraposição à hegemonia cultural cristã. Esse período da história europeia, em que se forjou a ideia de antigo ficou conhecido como:​​​​​​​
Você acertou!
E. Renascimento, em contraposição às práticas culturais da chamada Idade Média.
O interesse pela produção filosófico-literária da Grécia e de Roma ocorre durante o Renascimento, e isso acaba forjando a ideia da existência de um mundo antigo, anterior ao cristianismo, que proporcionaria novas formas de pensamento, de relações sociais e novas formas de interpretar o mundo que não a religiosa.
3. A periodização quadripartite da História tem recebido muitas críticas nas últimas décadas, a partir do questionamento de sua matriz europeia e universalizante que ignoraria as especificidades de outras regiões do planeta que fosse não a Europa. Sobre essas críticas e a História Antiga são feitas as seguintes afirmações:
I) A História Antiga era vista como uma disciplina eurocêntrica e imperialista, mas transformações no campo tem permitido o abandono de concepções generalistas e universalistas, bem como as noções de clássico e de civilização.
II) Não existem motivos para o ensino da História Antiga europeia no Brasil, já que sua realidade é muito distante da realidade brasileira.
III) A sociedade ocidental é herdeira direta do legado das sociedades greco-romanas, o que torna seu estudo obrigatório para compreendermos nossas origens.
Qual(is) está(ão) correta(s)?
Você acertou!
A. Apenas I.
Embora a História Antiga tenha sido pesquisada e ensinada com vieses eurocêntricos e imperialistas, marcando uma pretensa superioridade civilizatória europeia, cujo legado se estendeu para todo o mundo, mudanças historiográficas significativas têm revisto essa postura e postulado uma ressignificação nos estudos da área. Isso não significa que o ensino desse período não deva ocorrer em realidades distantes, mas com outra abordagem, que problematize, inclusive, uma linha contínua e de influência única na formação de nossa cultura, que possui elementos africanos e indígenas também.
4. Uma fonte histórica é um documento (escrito, material, oral ou visual) que possibilita ao historiador elaborar suas narrativas históricas, fornecendo evidências, indícios, rastros sobre um determinado passado. Por meio dela, temos evidências, indícios e rastros de sociedades distantes cronológica e culturalmente. Assinale a alternativa correta sobre as fontes e a História Antiga.​​​​​
Você acertou!
B. As fontes filosóficas e literárias nos fornecem indícios da cultura, da religiosidade e das relações sociais das sociedades antigas.
As fontes para o estudo da História Antiga são múltiplas e variadas, não havendo nenhum empecilho para seu emprego. Como em qualquer outro período histórico, as limitações de análise decorrerão da problemática elaborada pelo historiador e da disponibilidade das fontes. Nesse sentido, é possível estudar os mais variados temas na antiguidade, inclusive relações de gênero. Portanto, as fontes filosóficas e literárias são muito importantes para conhecermos a cultura e as relações sociais daquelas sociedades.
5. Existem muitas possibilidades de pesquisa em História Antiga, e certas mudanças culturais e no campo da historiografia têm possibilitado aos historiadores repensarem antigos temas e proporem novas abordagens. Assim, é possível incorporar àquele período recortes de gênero, história de sensibilidades, etc. Assinale a alternativa que apresenta corretamente algumas dessas mudanças.
Você acertou!
C. Avanços tecnológicos e mudanças conceituais, teórico e metodológicas.
As mudanças tecnológicas ocorridas nas últimas décadas impactaram significativamente a possibilidade de pesquisa em História Antiga, principalmente a partir da digitalização de fontes primárias e sua disponibilização virtual, mas também de ferramentas de análise. Tudo isso acompanhado por novos conceitos e novos procedimentos teóricos e metodológicos, inclusive para repensar os contornos cronológicos e temáticos da História Antiga.

Continue navegando