Buscar

economia das industrias

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Economia das Indústrias
Leia o texto a seguir:
"Toda vez que vendemos um produto, este também é uma despesa. Ele é um sacrifício para a obtenção de receita, já que temos que entregá-lo ao comprador, desencadeando uma baixa em nosso patrimônio na conta estoque".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível na rota de aprendizagem da disciplina de Economia das Indústrias, aula 2, texto base (material para impressão), p.7.
De acordo com o texto acima e o conteúdo da Aula 2 de Economia das Indústrias, qual é a diferença entre "perdas" e "gasto"? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Trata-se de um sacrifício para obtenção de receita.
	
	B
	É uma despesa que em outro momento foi um custo.
	
	C
	É um evento de natureza anormal, involuntária e imprevisível.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
"Uma perda não é gasto. Por quê? Simplesmente, porque um gasto é um sacrifício intencional realizado para obtenção de um produto ou serviço (a gente falou disso lá no início, lembram?). A perda é um evento de natureza anormal, involuntária e imprevisível que uma empresa sofre em relação aos seus recursos produtivos/investimentos que, por sua vez, lhe prejudica de alguma forma; por exemplo, incêndios, furtos, greves, etc."(texto base, p. 8).
	
	D
	A perda é um gasto para gerar produto.
	
	E
	É apenas uma ocorrência normal do processo.
Questão 2/10 - Economia das Indústrias
Leia o texto a seguir:
"Entender o processo de geração de lucro significa compreender o comportamento de inúmeras variáveis relacionadas ao comportamento da receita e dos dispêndios, como por exemplo, as 'curvas de receita' e de 'custo total' da escola econômica neoclássica.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  Rota de aprendizagem da Aula 1. Economia das Indústrias, Curitiba, Intersaberes, p.2-3.
De acordo com o texto acima e o conteúdo da Aula 1 de Economia das Indústrias, marque a alternativa que indica corretamente qual é a melhor estratégia de custo, quando o objetivo é aumentar o lucro.
Nota: 10.0
	
	A
	Distância entre a receita e o custo é igual.
	
	B
	Distância entre o valor da receita e o custo é menor.
	
	C
	Distância entre o valor da receita e do custo é maior
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Portanto, a melhor estratégia de custo, visando aumentar o lucro, é preparar a fábrica para operar naquela quantidade em que a distância entre valor da receita e do custo seja maior, pois lá haverá o maior lucro (texto base, p. 5, aula 1)
	
	D
	Mesmo valor do custo e da receita
	
	E
	Desconhecer o valor do custo em relação à receita
Questão 3/10 - Economia das Indústrias
Leia o texto a seguir:
Uma troca implica em uma ação de entregar alguma coisa para podermos adquirir outra [...]. Esta é uma lógica que na indústria quer dizer que custo é todo sacrifício que incorremos para produzir alguma coisa mediante um processo de transformação dos fatores produtivos.
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.
De acordo com o texto acima e os conteúdos da Aula 1 de Gestão de Custos Industriais qual é a denominação mais adequada para "Gestão de Custo" no contexto atual? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Sacrifício a todo custo
	
	B
	Gestão estratégica de custo
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
A expressão “Gestão de Custo” é utilizada como forma representativa do procedimento de planejamento e controle dos gastos de uma empresa. Todavia, chegou a hora de aprendermos que a forma mais adequada para tal contexto é “Gestão Estratégica de Custo” (texto base, p.2, aula 1)
	
	C
	Curva de receita total
	
	D
	Curva de custo total
	
	E
	Curva de custo e receita
Questão 4/10 - Economia das Indústrias
Considere o excerto de texto a seguir:
O custeio por absorção é um dos mais antigos e, provavelmente, um dos mais utilizados do sistema contábil. Simplesmente, porque ele deriva da aplicação de um dos princípios fundamentais da contabilidade, o da confrontação das despesas com as receitas.
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.
De acordo com o texto acima e o conteúdo da Aula 3 de Economia das Indústrias, o custeio por absorção é dito na linguagem contábil como "parcial" existindo outras formas possíveis para este tipo de custeio.
Assinale a alternativa que apresenta outros tipos de custeio.
Nota: 10.0
	
	A
	Custeio por absorção modificado e Custeio por absorção pleno.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
O método de mensuração que o contador da empresa costuma chamar somente de “absorção” é, na verdade, apenas uma das variações possíveis desse tipo de custeio. Este é o “Custeio por absorção parcial”. Existem outras formas possíveis para este tipo de custeio sendo elas: Custeio por absorção modificado e Custeio por absorção pleno (Texto base, aula 3, p.3).
	
	B
	Custeio por absorção direto e Custeio por absorção indireto.
	
	C
	Custeio por absorção fixo e Custeio por absorção variável.
	
	D
	Custeio por absorção de período e Custeio por absorção de tempo.
	
	E
	Custeio por absorção de produto e Custeio por absorção operacional.
Questão 5/10 - Economia das Indústrias
Considere o texto a seguir:
"Uma empresa pode ser vista como sendo um conjunto de recursos (bens tangíveis e intangíveis) que são disponibilizados para serem utilizados por uma sociedade organizada (diretores, gerentes, supervisores, encarregados, etc.) para atingir um determinado objetivo".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Rota de aprendizagem da Aula 1. Economia das Indústrias, Curitiba, Intersaberes, p.6.
De acordo com o texto acima e o conteúdo da Aula 1 de Economia das Indústrias, qual é a fonte de recursos que permite à empresa cumprir seus objetivos? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Somente o capital dos investidores
	
	B
	Apenas com capital próprio
	
	C
	Com capital de terceiros e empréstimos
	
	D
	Apenas com o capital dos colaboradores
	
	E
	Com capital próprio e de terceiros
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
De acordo com o texto base, p. 6, uma empresa pode ser vista como sendo um conjunto de recursos (bens tangíveis e intangíveis) que são disponibilizados para serem utilizados por uma sociedade organizada (diretores, gerentes, supervisores, encarregados, etc.) para atingir um determinado objetivo. Para conseguir estes recursos citados a empresa precisa de financiamento, o qual somente é possível por meio de duas fontes básicas: capital de terceiros (bancos, fornecedores, etc.) e capital próprio (os donos da empresa, isto é, os cotistas/acionistas).
Questão 6/10 - Economia das Indústrias
Leia o texto a seguir:
"A Contabilidade é guiada por princípios, dentre os quais se tem o da 'confrontação das despesas com as receitas'. Segundo este princípio, a receita de um produto precisa ser confrontada com todas as despesas que foram incorridas para gerá-la."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOBRENOME, Nome do Autor. Rota de aprendizagem da Aula 02. Economia das Indústrias, Curitiba, Intersaberes, p.11.
De acordo com o texto acima e o conteúdo da Aula 2 de Economia das Empresas, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de custo direto.
Nota: 10.0
	
	A
	Quando os custos estão indiretamente ligados aos produtos a que pertencem.
	
	B
	Quando os gastos podem ser facilmente identificados quanto aos produtos a que pertencem.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
"Quando uma empresa tem mais de um produto na sua unidade de produção, alguns dos seus gastos facilmente serão identificados quanto aos produtos a que pertencem, são estes os custos diretos (ex.: matéria-prima, embalagem, mão de obra direta, etc.)" (texto base, p. 11).
	
	C
	São custos mais gerais, pois eles participam na produção de mais de um produto.
	
	D
	São despesas com aluguel do galpão, por exemplo.
	
	E
	São os custos considerados apenas com a mãode obra dos operários.
Questão 7/10 - Economia das Indústrias
Leia o texto a seguir:
"Existem duas formas principais nas quais um custo pode ser isolado para atender nossos interesses informacionais, sendo estas: (i) custo fixo e variável; e (ii) custo direto e indireto".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Rota de aprendizagem da Aula 02. Economia das Indústrias, Curitiba, Intersaberes, p.9.
De acordo com o texto acima e no conteúdo da Aula 2 de Economia das Indústrias, sobre o conceito de custo variável, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	É o custo que apresentou valores diferentes entre os meses.
	
	B
	É um valor que se mantém constante ao longo dos meses.
	
	C
	É o custo que não varia em função da quantidade produzida.
	
	D
	É o custo que apresenta um comportamento constante ao longo de um determinado período.
	
	E
	É o custo que apresenta um comportamento variável ao longo de um determinado período.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
"Um custo variável, como o próprio nome diz, varia na medida em que ocorrem alterações nos volumes de produção. E o motivo é que neste tipo de custo os recursos produtivos considerados são aqueles que apresentam correlação entre suas quantidades consumidas na produção e as quantidades fabricadas de produto. Sendo assim, quando há um aumento na quantidade produzida, tem-se um aumento no uso deste recurso produtivo e, por conseguinte, um aumento no volume do gasto financeiro com este item" (texto base, p. 10).
Questão 8/10 - Economia das Indústrias
Considere o excerto de texto a seguir.
Ao apropriarmos os custos variáveis aos produtos e dividir os custos fixos em operacionais e estruturais, temos que: Os custos operacionais são alocados aos produtos por critérios de rateio e os custos estruturais são reconhecidos como gastos do período junto com as despesas.
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.
De acordo com o texto acima e o conteúdo da Aula 3 de Economia das Indústrias, assinale a alternativa que apresenta corretamente um exemplo de custo fixo estrutural e um de custo fixo operacional, respectivamente.
Nota: 10.0
	
	A
	Limpeza da fábrica e manutenção dos equipamentos.
	
	B
	Aluguel do espaço e Manutenção dos equipamentos.
	
	C
	Mão de obra direta e Mão de obra indireta.
	
	D
	Manutenção das máquinas e Mão de obra direta.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
De acordo com o texto base da aula 3, p. 5, "um custo fixo estrutural é aquele cuja existência se dá pela necessidade da manutenção da estrutura da atividade produtiva, por exemplo, a limpeza da fábrica, a manutenção das instalações e, inclusive, o custo do direito de uso do espaço (o aluguel). Já o custo fixo operacional trata-se dos gastos incorridos para a realização das operações propriamente ditas. Ou seja, aqueles gastos fixos necessários para operar a estrutura produtiva, como, por exemplo, custo com a mão de obra indireta (encarregados, supervisores, etc.)."
	
	E
	Contratação de terceiros e Limpeza da fábrica.
Questão 9/10 - Economia das Indústrias
Leia o texto a seguir:
"Com relação ao valor informacional que o custeio variável nos fornece, podemos citar a forma instrumental do Custo/Volume/Lucro (C/V/L). Ou seja, procedimento analítico que nos permite considerar o impacto que o custo tem no lucro da empresa conforme volume movimentado, por meio de diferentes cálculos gerenciais."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOBRENOME, Nome do Autor. Rota de aprendizagem da Aula 3. Economia das Indústrias, Curitiba, Intersaberes, p.9.
Com base o texto anterior e no conteúdo da Aula 3 de Economia das Indústrias, esta definição: "A quantidade de produto cuja receita se iguala ao valor do custo total" refere-se a que conceito? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Margem de Contribuição
	
	B
	Gasto Fixo
	
	C
	Custo Fixo
	
	D
	Ponto de Equilíbrio
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
De acordo com o texto base da aula 3, p. 10, A quantidade de produto cuja receita se iguala ao valor do custo total é denominada de ponto de equilíbrio. Isto é, se tem neste ponto a condição na qual a operação não apresenta nem lucro e, tão pouco, prejuízo equivale ao conceito de "Ponto de Equilíbrio". dado pela equação:
	
	E
	Custo Variável
Questão 10/10 - Economia das Indústrias
Considere o texto a seguir:
Os dois relatórios da contabilidade que se destacam dada a relevância que detêm como instrumentos informacionais ao processo da gestão dos custos são: Balanço Patrimonial (BP) e Demonstrativo de Resultado (DR).
Fonte: texto elaborado pelo autor.
Com base no texto acima e no conteúdo da Aula 1 de Economia das Indústrias, o que é Demonstrativo de Resultado (DR)? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Apresenta informações sobre a situação patrimonial da empresa em um dia.
	
	B
	É a representação sintética e estática e diária do patrimônio da empresa.
	
	C
	Permite apurar as relações existentes entre os investimentos feitos no presente.
	
	D
	É um relatório contábil que nos traz informações sobre um período.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
"O Demonstrativo de resultados é um relatório contábil que nos traz informações sintéticas e dinâmicas sobre o resultado econômico de um período. Ele informa se a empresa teve lucro ou prejuízo em um dado intervalo de tempo. Isto significa que ele não é uma fotografia (como no caso do BP); na verdade, o DR está nesta analogia mais para um filme. Uma vez que, os números presentes no DR são valores acumulados sobre a operação da empresa durante um dado período, cujo objetivo é contar a história do comportamento da empresa quanto à formação de sua receita e dos dispêndios disponibilizados para gerá-la" (texto base, p. 11)
	
	E
	É uma fotografia do momento atual do cotidiano da empresa.

Continue navegando