Buscar

Graus de Acessoriedade

Prévia do material em texto

. Quanto aos graus de acessoriedade, explique: 
I. Acessoriedade mínima – dá ênfase ao autor. O autor é quem realiza o verbo, ao participe a importância é dada em função da sua relevância.
II. Acessoriedade limitada (média) – o partícipe é aquele que concorre, de alguma forma, para a prática da conduta ilícita sem praticar o núcleo do tipo. É a adotada pela doutrina majoritária. 
III. Acessoriedade máxima (ou extrema) – reconhece a condição de punir o partícipe, desde que este tenha colaborado para foto típico, antijurídico e culpável.
IV. Hiperacessoriedade – participação reconhecida se o autor praticar fato típico, ilícito, culpável e punível.
·	Defina participe em cadeia.
R: É a participação da participação. Combinado um assalto ao banco entre João e Antônio. João decide que deveria estar mais municiado e pede uma arma de melhor alcance para Paulo que não havia sido convidado antes.
·	Definição Participação inócua.
R: A relevância da participação não se concretiza. Não só não houve relevância para resultado. Pedro empresta uma arma para que Martinho mate um desafeto, mas ele se vale de veneno, não utilizando a arma. Pedro não pode responder por participação material, porque Martinho não usou a ama emprestada.
·	Defina Participação de menor importância 
R: Se a participação for de menor relevância, o juiz, na dosimetria da pena, reduz de um sexto a um terço a pena do partícipe. Direito público de liberdade do réu. 
·	Quais são os requisitos para configuração de concurso de pessoas?
R: 1- Pluralidade de pessoas ou agentes, ao menos duas pessoas. 
2-  A ação de cada pessoa é relevante para que o crime aconteça
3- Liame subjetivo - sabe o que está fazendo e concordou em fazer. 
4- As ações se dão em torno do mesmo tipo penal

Continue navegando