Buscar

Atividade 8 Microbiologia Ambiental

Prévia do material em texto

1. Defina: ecologia, habitat, microhabitat ou microsítio e microambiente.
Ecologia do Solo: é a parte que da biologia que tem por objetivo o estudo das relações entre os seres vivos com seu meio natural e da sua adaptação ao ambiente.
Habitat: é um sistema heterogêneo, descontínuo e formado por microhabitats discretos com diferentes características químicas, físicas e comunidades biológicas.
Micro-habitat ou microsítio: é o local particular, ou volume do solo, onde as células, populações, ou comunidades microbianas são encontradas e cujo status físico-químico (microambiente) influência o comportamento destes, que por sua vez também influenciam o ambiente dentro deste espaço.
Microambiente: é uma situação físico-química na qual a célula, populações ou comunidades microbianas em particular se encontram em um dado momento.
2. Defina: ecossistema, nicho, população, comunidade.
Ecossistema: é um conjunto de populações que vivem em uma determinada região e interagem entre si e com o meio.
Podemos dividir o ecossistema em dois componentes básicos: os bióticos e os abióticos. Os componentes bióticos de um ecossistema são os seres vivos, como as plantas, animais e micro-organismos.
Nicho: espaço físico ocupado por um organismo, seu papel na comunidade, características de adaptação.
População: muitos organismos de um mesmo tipo vivendo juntos.
Comunidade: tipos diferentes que vivem no mesmo lugar.
3. Descreva o solo como habitat.
O crescimento microbiano mais intenso ocorre nas superfícies das partículas de solo, geralmente na rizosfera e mesmo um pequeno agregado de solo pode conter diferentes microambientes e, por essa razão, diversos tipos de microrganismos podem estar presentes.
4. O que é agregação do solo?
A agregação resulta das forças de aproximação e cimentação de partículas orgânicas e minerais no solo. A união de agregados menores formam os macroagregados (> 0,25 mm) do solo. A agregação indica a condição do solo ou sua habilidade em relação a: a aeração (entrada e saída do ar).
5. Quais fatores afetam a agregação do solo?
Tamanho das partículas: Balanço/ densidade de cargas e superfície específica
Regime hídrico: Ciclos de umedecimento/ secagem
Matéria orgânica do solo: Substrato microbiano e ação cimentante
Cultivo do solo: Promove a dispersão das partículas
Microrganismos: Adesão das partículas e produção de agentes cimentantes
Macrorganismos: Promovem aglomeração das partículas
Raízes finas: Decomposição favorece microrganismos; ação mecânica que promove aproximação das partículas.
6. Escolha um fator que afeta a agregação do solo e comente sobre seu efeito ou contribuição.
Cultivo do solo, ele promove a dispersão das partículas.
7. Quais fatores ambientais que afetam os microrganismos? Comente o que considera o mais importante.
Presença de um organismo - função das condições ambientais.
Algumas espécies de microrganismos são versáteis em adaptar-se as condições ambientais (salinidade, temperatura, pressão e pH).
Capacidade de adaptação as limitações físicas (água, aeração, porosidade) e químicas (disponibilidade de nutrientes, toxidade de metais pesados).
Tamanho e forma refletem as condições ambientais.
O mais importante é espécies de microrganismos para a compactação do solo.
8. Quais são as interações entre organismos do solo. Escolha uma, defina e dê exemplo.
As diferentes maneiras como os organismos simbióticos interagem tem sido descritas especificamente como mutualismo, comensalismo, antagonismo, competição, parasitismo e predação.
O mutualismo é a forma de simbiose na qual cada microrganismo recebe benefícios da associação. Um exemplo de mutualismo é a agregação de algas ou cianobactérias com fungos, conhecida como líquens.
O comensalismo é observado entre microrganismos no solo, como os fungos que degradam celulose em glicose, que é aproveitado pelas bactérias
O antagonismo é a inibição de uma espécie de microrganismo por outra. No solo muitos microrganismos produzem antibióticos para inibir a ação de outros.
O solo é um ambiente onde há alta competição microbiana pelos nutrientes ali disponíveis. Esse fenômeno pode resultar em uma flutuação maior na composição da população microbiana.
O parasitismo é uma interação em que um organismo vive sobre o outro.
Na predação, um organismo digere o outro. Esse tipo de interação microbiana é muito comum em protozoários que digerem bactérias e algas.

Mais conteúdos dessa disciplina