Prévia do material em texto
Prova Impressa VOLTAR GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:821577) A+ Alterar modo de visualização Peso da Avaliação 4,00 Prova Qtd. de Questões 2 Nota 9,00 1 Compare o período Paleolítico com o Neolítico levando em consideração os seguintes critérios: atividades, propriedade e regime de liderança. Resposta esperada Período Paleolítico - as atividades baseavam-se na caça, pesca e coleta. Com relação à propriedade, esta se limitava a instrumentos de caça de uso comum pelo grupo. A liderança do clã era exercida por um líder masculino em alternância com o regime matrifocal. Período Neolítico - as atividades incluíam a agricultura e a pecuária, a propriedade era de um único dono, podendo incluir nestas extensões de terra, teares, moendas, animais e até pessoas. O grupo social de referência passa a ser a família, cujo poder é centrado no patriarca. Minha resposta O periodo paleolitico retrata um periodo da humanidade antes do dominio da agricultura e do foto, datado antes de 10.000 anos do periodo neolitico, enquanto o periodo neolitico é o periodo que o ser humano domina a agricultura e o foto datado de 10.000 anos até o presente, as atividades do periodo paleolitico eram centrados na caça, na pesca na coleta de alimentos e o regime de liderança era focado no modo patriarcal onde o homem desempenhava o papel como lider, na caça, na pesca. na coleta de alimentos e no nomadismo, esses clãs eram alternados com o regime de liderança masculina e a liderança matrifocal onde uma mãe tinha o foco no cuidado com a distribuição de alimentos coletados pelos homens suas propriedades eram que não havia ocupação de terras era como se fosse o o planeta terra todo disponibilizado para os clãs migrarem de um local para o outro sem exaurirem os recursos da natureza. Já no periodo neolitico, é centralizado em uma condição mais familiar ou seja já há o dominio da agricultura, então ja há um estabelecimento das comunidades em locais por um tempo mais longo, uma vez que se consegue cultivar alimentos, e aquilo que se é necessário, então não a necessidade da caça e pesca não é tão eminente como no periodo paleolitico, agora é possivel cultivar e ter animais de estimações e também outros para consumo direto, neste caso há um dominio patriarcal também, suas propriedades é mais direcionado a grandes propriedades de terra com geralmente um só dono, enquanto outros não tem muitas vezes nem onde morar. Retorno da correção Parabéns, acadêmico(a)! Sua resposta se aproximou dos objetivos da questão, mas poderia apenas ter apresentado mais argumentos acerca dos conteúdos disponibilizados nos materiais didáticos e estudos. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão. A exploração dos recursos naturais, principalmente os recursos minerais, causam grandes problemas ambientais, trazendo riscos à saúde da população do entorno do empreendimento. Na maioria das vezes, essa exploração dos recursos beneficia pequenos grupos de pessoas. Descreva as estratégias que a sociedade pode fazer para minimizar a ação dessa exploração. Resposta esperada • Participar da elaboração de políticas públicas que visem à sociedade e o meio ambiente em paralelo. • Participar do Conselho de Meio Ambiente de seu município e discutindo as questões ambientais locais e regionais. • Articular grupos de ações para fiscalizar o cumprimento da legislação aos que abandonam a área de extração de forma devastada, o que se reflete na saúde da população e aos cofres públicos. Minha resposta As estratégias que podem ser desenvolvidas com o intuito de minimizar a ação de exploração exagerada e desenfreada dos recursos naturais estão relacionadas à participação mais ativa em políticas públicas, reuniões, conselhos, entre outros eventos que acontecem com o objetivo de buscar concientização da população diante o meio ambiente, É necessário também que sejam articuladas ações para verificar e assegurar o comprimento das obrigações e elementos presentes na legislação, para que seja construída uma sociedade mais consciente e respeitosa. Retorno da correção Parabéns, acadêmico(a)! Sua resposta se aproximou dos objetivos da questão, mas poderia apenas ter apresentado mais argumentos acerca dos conteúdos disponibilizados nos materiais didáticos e estudos. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão. 2