Buscar

Explicação sobre a origem e evolução da célula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A origem e a evolução da célula são temas complexos e ainda não são completamente compreendidos pela ciência. No entanto, existem várias teorias que tentam explicar o surgimento e o desenvolvimento das células.
A teoria mais aceita atualmente é a teoria da evolução celular, também conhecida como teoria endossimbiótica. De acordo com essa teoria, as primeiras formas de vida surgiram a partir de substâncias químicas presentes na Terra primitiva, há aproximadamente 4 bilhões de anos. Essas substâncias químicas, em um ambiente propício, teriam se combinado para formar as primeiras moléculas orgânicas, como aminoácidos e ácidos nucleicos.
Com o passar do tempo, essas moléculas foram se organizando e formando estruturas mais complexas, chamadas de procariontes, que são as células mais simples e primitivas. Essas células não possuem um núcleo definido e são encontradas atualmente em bactérias e arqueas.
Posteriormente, há cerca de 2 bilhões de anos, ocorreu um evento conhecido como endossimbiose, onde uma célula procarionte teria englobado outra célula procarionte, originando assim as células eucariontes. As células eucariontes possuem um núcleo definido e são encontradas em organismos mais complexos, como plantas, animais, fungos e protistas.
Essa teoria da endossimbiose baseia-se em evidências, como a presença de organelas em células eucariontes, como as mitocôndrias, que possuem seu próprio DNA e se assemelham às bactérias. Além disso, as mitocôndrias possuem características bioquímicas semelhantes às bactérias e são capazes de se reproduzir independentemente das células eucariontes hospedeiras.
Ao longo dos bilhões de anos, as células eucariontes foram se diversificando e se especializando, dando origem a diferentes tipos de tecidos, órgãos e sistemas presentes nos organismos multicelulares que conhecemos hoje.
No entanto, é importante ressaltar que a evolução da célula é um processo contínuo e complexo, e ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas. A pesquisa nessa área é ativa e novas descobertas podem surgir para aprofundar nosso entendimento sobre a origem e evolução das células.

Outros materiais

Outros materiais