Buscar

Unidade 4

Prévia do material em texto

Questão 1
Respondida
A presidente Dilma foi afastada da presidência de forma interina em maio de 2016 e de forma definitiva em setembro do mesmo ano. Analise o texto a seguir, completando suas lacunas:
O cenário econômico encontrado pelo vice-presidente constituía-se de resultados ____________ do PIB em 2015 e que se ____________ em 2015. As taxas de desemprego eram ____________ e o investimento estava em ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
· animadores / mantiveram / decrescentes / queda
· ruins / recuperaram / crescentes / recuperação
· ruins / mantiveram / decrescentes / recuperação
· ruins / mantiveram / crescentes / queda
· ruins / recuperaram / decrescentes / queda
Sua resposta
ruins / mantiveram / crescentes / queda
Questão 2
Respondida
Na época da candidatura, Lula foi um ferrenho crítico das taxas de juros praticadas pelo Banco Central. No seu primeiro comício após o primeiro turno das eleições de 2002, em Natal, ele afirmou: "Não há país no mundo que vá para a frente em que a taxa de juros que o governo paga aos banqueiros seja maior que a taxa de lucro de quem produz.” (Folha de São Paulo, 2002)
 
Em relação à condução da política econômica do seu primeiro mandato, analise as afirmativas a seguir:
I. As taxas de juros foram imediatamente reduzidas logo após a posse para estimular o crescimento da economia
II. Na média histórica, as taxas de juros foram mais elevadas que o governo FHC, caracterizando uma política econômica ortodoxa
III. Ocorreu uma contração dos gastos públicos, o que permitiu a ampliação dos superávits primários
IV. A dívida pública foi reduzida como resultado na renegociação com os credores internacionais
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
· II, III e IV, apenas.
· I, III e IV, apenas
· II e III, apenas.
· I, II e IV, apenas.
· I e II, apenas.
Sua resposta
II, III e IV, apenas.
O primeiro governo Lula manteve a política de ajustamento do governo anterior e, na média histórica, manteve taxas de juros, ligeiramente, mais elevadas que o governo FHC. Ocorreu também o ajuste dos gastos públicos (com expressivos superávits primários) e o aumento do passivo da dívida pública com a elevação das taxas de juros.
Questão 3
Respondida
Depois de dois anos de redução, a economia brasileira voltou a apresentar um crescimento do Produto Interno Bruto PIB em 2017. Analise as afirmativas a seguir relativas ao ambiente econômico de 2017 e seus efeitos sobre o PIB:
 
I. A redução das taxas de juros ocasionou um estímulo ao consumo e aos investimentos produtivos.
II. O reajuste dos benefícios do Programa Bolsa Família e a liberação dos saques das contas inativas do FGTS auxiliaram na redução do endividamento das famílias.
III. A realização da reforma trabalhista aumentou os custos de contratação e demissão impedindo uma recuperação mais intensa do PIB.
IV. A safra agrícola registrou um recorde, o que colaborou para o crescimento do PIB.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
· II, III e IV, apenas.
· I, III e IV, apenas.
· I, II e III, apenas.
· I, II e IV, apenas.
· I, II, III e IV.
Sua resposta
I, II e IV, apenas.
Questão 4
Respondida
O saldo do governo Lula ao longo dos dois mandatos foi positivo em termos de desenvolvimento econômico e social, levado também pelo sucesso do Plano Real. Em 2010 a ex-Ministra Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff venceu as eleições e assumiu em 2011. Dilma, recebeu o país com estabilidade de preços mantida pelo tripé econômico, baixa taxa de desemprego e demanda aquecida proveniente principalmente pelas políticas de incentivo ao consumo. Porém, o cenário internacional não mostrava-se tão positivo assim, o período pós crise mundial de 2008 diminuiu a demanda externa de produtos brasileiros reduzindo assim o saldo das transações correntes. Em agosto de 2011 foi estabelecido o Plano Brasil Maior (PBM) como tentativa de continuidade às políticas anteriores do governo Lula: Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) e Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP).
 
Tomando como referência o excerto apresentado, julgue as alternativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(   ) O Plano Brasil Maior (PBM) incentivava a inovação e a competitividade da indústria brasileira.
(   ) O Plano Brasil Maior (PBM) agregava vários ministérios e órgãos do governo federal visando um esforço integrado e abrangente no fomento à produção nacional e a geração de emprego e renda no país.
(   ) As medidas do PBM não surtiam efeitos na redução das taxas de juros.
(   ) Os resultados do PIB no período 2012- 2014 mostram crescimento.
(   ) Os custos fiscais do PBM geraram aumento do déficit público brasileiro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
· V – V – V – V – V.
· V – V – F – F – F.
· V – F – V – V – F.
· V – V – F – F – V.
· F – F – V – V – V.
Sua resposta
V – V – F – F – V.
Questão 5
Respondida
Ao longo do Governo Lula foram lançados diversos programas com o objetivo de impulsionar o crescimento econômico e melhorar as condições de vida da população. De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos programas listados na Coluna A com suas respectivas características, apresentadas na Coluna B
	Coluna A
	Coluna B
	I. Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
	1. Financiamento de estudos no ensino superior para estudantes de baixa renda com taxas de juros subsidiadas 
	II. Prouni
	2. Medidas com foco na educação superior pública: o aumento do número de instituições federais, o aumento do número de vagas, a abertura/ampliação de cursos noturnos etc. 
	III. Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)
	3. Planejamento e execução de obras de infraestrutura social e urbana, logística e no setor energético 
	IV. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI)
	4. Concessão de bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior para estudantes com baixa renda per capita familiar, de acordo com seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio 
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
· I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.
· I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
· I - 4; II - 1; III - 2; IV - 3.
· I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.
· I - 1; II - 3; III - 2; IV - 4.
Sua resposta
I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.
Questão 1
Respondida
Às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais de 2014, o jornal El País registrava que "qualquer que seja o resultado das urnas neste domingo, metade do país sairá insatisfeita. Desde 1989 o Brasil não via uma disputa tão acirrada pela presidência da República e, dificilmente, o vencedor destas eleições ganhará de ‘lavada’' (NOVAES, 2014). Em relação às condições econômicas do Brasil quando se iniciou o segundo mandato de Dilma Roussef em 2015, podemos afirmar que:
Assinale a alternativa correta:
· As contas públicas estavam ajustadas
· A economia estava em crescimento
· O número de vagas ofertadas era crescente
· A taxa de juros estava reduzida
· O investimento privado estava se reduzindo
Sua resposta
O investimento privado estava se reduzindo
Questão 2
Respondida
O atraso deliberado de repasses para o pagamento de benefícios sociais e outras despesas do Tesouro Nacional com o intuito de melhorar, artificialmente, os resultados das contas do governo no fechamento dos balanços e que levou à rejeição das contas do governo Dilma, em 2014 e em 2015 constitui:
Assinale a alternativa correta:
· Controle cambial.
· Pedaladas fiscais.
· Déficit público.
· Arrocho salarial.
· Incentivos fiscais.
Sua resposta
Pedaladas fiscais.
Questão 4
Respondida
Em editorial, o Jornal Gazeta do Povo afirma que de "A história tem demonstrado que, se o déficit público persiste por vários anos e a dívida do governo segue aumentando, a inflação, o preço do dólar e a taxa de juros aumentam. Essa combinação é autodestrutiva e acaba por causar os males que pretende combater: recessão, desemprego, inflação e pobreza. Portanto,o equilíbrio fiscal é necessário, tanto para evitar a ocorrência desses males como para permitir que o PIB cresça e conduza, ao longo tempo, o país rumo à melhoria da renda por habitante e superação da pobreza... A lição da crise grega é que, quando o governo gasta mais do que arrecada de forma sistemática, a chegada ao abismo econômico e social é apenas uma questão de tempo. Por isso, a primeira doença a ser combatida é o desequilíbrio fiscal, e a mais importante política para o progresso é uma política fiscal saudável." GAZETA DO POVO, 2018.
 
Em relação às políticas econômicas do segundo mandato de Dilma Roussef, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. O discurso de campanha de dar continuidade aos investimentos e à expansão da economia, sem retornar às políticas ortodoxas e de ajuste, não correspondeu às políticas implantadas a partir de 2015.
 
PORQUE
 
II. O modelo de estímulo ao crescimento por meio de políticas de aquecimento do consumo via aumento de gastos públicos iniciado no governo Lula havia se esgotado e era preciso buscar o equilíbrio das contas públicas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
· As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
· As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
· A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
· A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
· As asserções I e II são proposições falsas.
Sua resposta
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Questão 3
Respondida
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabeleceu limites para despesas do governo com pessoal e para a dívida pública. Além disso, para que um governante crie uma nova despesa continuada (por mais de dois anos), ele precisará indicar sua fonte de receita ou sem reduzir outras despesas já existentes. Essa lei assumiu o centro das manchetes quando foi utilizada para embasar o pedido de impeachment da então presidente Dilma Roussef, por conta das chamadas pedaladas fiscais. 
Ao rejeitar as contas do governo Dilma em 2014, o Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que elas
· melhoravam artificialmente os resultados das contas do governo no fechamento dos balanços
· alteravam o valor da taxa de câmbio, causando desequilíbrio e prejudicado as exportações
· aumentavam o valor do déficit primário trazendo insegurança aos investidores internacionais
· pressionavam a inflação dos preços administrados que estavam sendo controlados pelo governo
· induziam o aumento de operações de empréstimos a governos estrangeiros como o de Cuba e Angola
Sua resposta
aumentavam o valor do déficit primário trazendo insegurança aos investidores internacionais
O atraso deliberado dos repasses para o pagamento de benefícios sociais e outras despesas do Tesouro Nacional para bancos públicos e privados, além de autarquias como o INSS, tinha o intuito de melhorar, artificialmente, os resultados das contas do governo no fechamento dos balanços.

Continue navegando