Buscar

PROVA 1 - 17_04_2019 (C) _gabarito Auditoria I Leandro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACC – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Disciplina: Auditoria I
Prof. Leandro Fernandes
PROVA 1 (C) – 17/04/19
Aluno:___________________________________________DRE:_________________
Questão 1
A Comissão de Controles Internos da Confederação Nacional das Empresas de Seguros - CNseg mudou de nome, passando a ser denominada Comissão de Governança e Compliance (CGC), com o objetivo de melhor refletir os temas tratados pelo grupo. Contando com quatro grupos de trabalho permanentes, sendo eles: Compliance, Auditoria Interna, Governança Corporativa e Prevenção à Lavagem de Dinheiro, a CGC prepara-se para um ano agitado, pois a Susep vem revisitando todos os normativos do Sistema de Controles, devendo gerar novidades regulatórias. 
Os Controles Internos envolvem um conjunto de políticas e procedimentos que buscam fornecer maior segurança às informações e aos processos operacionais das organizações, garantindo a realização dos seus objetivos específicos, aliados às boas práticas de Governança Corporativa. Além disso, nesse contexto, os auditores internos têm o importante papel de avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de governança, riscos e controle. (Disponível em https://www.segs.com.br/seguros/164334-comissao-de-controles-internos-passa-a-ser-denominada-comissao-de-governanca-e-compliance.)
Quando uma empresa é organizada, tem suas rotinas escritas. Neste caso, o levantamento de funções e das rotinas é uma tarefa da “pré-auditoria” dentro do processo da “avaliação do controle interno” (Sá, 1988).
Cite pelo menos 3 elementos de CI que, quando não existem, dificultam a tarefa do auditor externo. (1,0 ponto)
Necessita-se pelo menos os seguintes elementos que facilitam a tarefa do auditor: (i) Organograma analítico; (ii) Manual de rotinas ou procedimentos administrativos, descrevendo cada função; (iii) Regulamentos e estatutos; (iv) plano de contas; (v) Orçamento; (vi) Processo de autorizações e da supervisão e ; (vii) Programas e procedimentos de informática (sistemas contábeis informatizados).
Nesse contexto, cite 2 princípios fundamentais na implementação e execução dos controles internos quando o auditor externo faz avaliação da área de pessoal da companhia. (1,0 ponto)
Zelo do elemento humano no desempenho das funções a ele atribuídas – Ética e Qualidade e responsabilidade do pessoal, em nível adequado.
Comente sobre os objetivos que devem ser fixados na implementação de CI. (1,0 ponto)
Proteção dos ativos, controlar a validade dos dados fornecidos pela contabilidade, ampliar a eficácia e assegurar a boa aplicação das instruções da direção.
Segundo a NBC TA 240 (R1), qual é o fator distintivo entre fraude e erro? (0,5 ponto)
Item 2 - As distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de fraude ou erro. O fator distintivo entre fraude e erro está no fato de ser intencional ou não intencional a ação subjacente que resulta em distorção nas demonstrações contábeis.
Ainda segundo a NBC TA 240 (R1), quem é o principal responsável pela prevenção e detecção de fraude nas companhias? (0,5 ponto)
Item 3 - A principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração.
Questão 2 (3,0 pontos):
Assinale com V para verdadeiro e F para falso nas seguintes afirmativas abaixo:
( V ) Nenhuma pessoa deve estar livre de controle, ou seja, ninguém deve acumular tanta autoridade que evite o controle sobre si mesma.
( V ) Existem algumas restrições aos controles, que não são falhas, e portanto devem ser consideradas dentro de limites de tolerância.
( V ) O auditor que realiza auditoria de acordo com as normas de auditoria é responsável por obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, como um todo, não contém distorções relevantes, causadas por fraude ou erro.
( V ) Quando as respostas e às indagações sobre fraude junto a administração ou aos responsáveis pela governança são inconsistentes, o auditor deve investigar as inconsistências.
( F ) Na identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante decorrente de fraude, o auditor não deve, com base na presunção de que há riscos de fraude no reconhecimento de receitas, avaliar especificamente que tipos de receita, operações ou afirmações de receita geram esses riscos.
(V ) O auditor deve obter representações formais da administração de que eles reconhecem sua responsabilidade pelo desenho, implementação e manutenção do controle interno de prevenção e detecção de fraude.
Questão 3 (1,0 ponto)
Quais são as condições prévias para a realização de uma auditoria das demonstrações contábeis conforme a NBC TA 210 (R1)?
Para determinar se existem as condições prévias a um trabalho de auditoria, o auditor independente deve: (a) determinar se a estrutura de relatório financeiro a ser aplicada na elaboração das demonstrações contábeis é aceitável (ver itens A2 a A10); (b) obter a concordância da administração de que ela reconhece e entende sua responsabilidade (ver itens A11 a A14 e A20): (i) pela elaboração das demonstrações contábeis de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável, incluindo, quando relevante, sua adequada apresentação (ver item A15); (ii) pelo controle interno que a administração determinou como necessário para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorções relevantes, independentemente se causadas por fraude ou erro (ver itens A16 a A19); e 
(iii) fornecer ao auditor. a. acesso a todas as informações relevantes de que a administração tem conhecimento para a elaboração das demonstrações contábeis, como registros, documentação e outros assuntos; b. informações adicionais que o auditor pode solicitar da administração para fins da auditoria; e c. acesso irrestrito a pessoas da entidade que o auditor determina ser necessário para obter evidência de auditoria
Questão 4 (1,0 ponto)
De acordo com a NBC TA 210 (R1), no acordo sobre os termos do trabalho do auditor, quando não previsto em lei ou regulamento, estes devem ser estabelecidos e formalizados em carta de contratação e devem incluir informações específicas, tais como: 
Os termos do trabalho de auditoria estabelecidos devem ser formalizados na carta de contratação de auditoria ou outra forma adequada de acordo por escrito que devem incluir (ver itens A23 a A27): (Alterado pela NBC TA 210 (R1)) 
(a) o objetivo e o alcance da auditoria das demonstrações contábeis; (b) as responsabilidades do auditor; (c) as responsabilidades da administração; (d) a identificação da estrutura de relatório financeiro aplicável para a elaboração das demonstrações contábeis; (e) referência à forma e ao conteúdo esperados de quaisquer relatórios a serem emitidos pelo auditor e uma declaração de que existem circunstâncias em que um relatório pode ter forma e conteúdo diferente do esperado. (e) referência à forma e ao conteúdo esperados de quaisquer relatórios a serem emitidos pelo auditor (ver item A25); e (Alterado pela NBC TA 210 (R1)) (f) declaração de que existem circunstâncias em que o relatório pode ter forma e conteúdo diferente do esperado. (Incluído pela NBC TA 210 (R1))
Questão 5 (1,0 ponto)
Comente sobre os tipos de auditoria, interna e externa, e suas principais diferenças.
Executor – AI – funcionário da empresa; AE – funcionário de auditoria independente;
Isenção para informação externa – AI – Menor se comparada a AE que é independente;
Objetivo principal – AI – prevenção e detecção de falhas nos controles internos; AE – Exame das DCs mediante relatório;
Resultado do trabalho – AI – relatório de recomendações e AE – relatório normativo;
Frequência – AI – permanente e AE – periódica
Detalhamento da análise – AI – Alto e AE - Baixo

Continue navegando