Buscar

Wicca - Cânones e Tradições

Prévia do material em texto

Wicca – Cânones e Tradições
A religião Wicca se iniciou em 1952 na Inglaterra, ano em que a bruxaria deixou de ser crime, porque antes bruxos eram perseguidos e capturados pelas autoridades. O bruxo Gerald Gardner, fundador da Wicca publicou um livro em que dizia: “sim, eu sou um bruxo, fui iniciado em um covering de bruxos e vivemos fazendo uma prática religiosa de magia natural”. Iniciou-se no Brasil a cerca de 19 anos e tem sua vertente influenciada pelos Estados Unidos.
A partir de então algumas pessoas fundaram suas próprias tradições. As fundamentais mais conhecidas hoje são:
· A Gardineriana, fundada por Gerald Gardner
· Alexandria, fundada por Alexsander
· As Giânicas, fundadas por movimento feminista.
O nome Wicca significa moldar e transformar
É uma religião mística, a religião da Deusa. Religião pagã, da terra e seus cultos se baseiam nos ciclos da natureza, ciclos da lua e do sol e seus deuses são a própria natureza, tudo o que existe no universo. Para eles a Deusa criou o Universo e ela é o próprio universo. É uma religião onde o feminino e o masculino têm a mesma importância, onde a mulher não é submissa ao homem, mas são tratados como iguais. Seus ritos são realizados para as pessoas se conectarem com a natureza. 
É um tipo de bruxaria que se difere totalmente da visão que temos criada nas nossas mentes, aquela de que existe uma bruxa com um nariz enorme com uma verruga e que faz feitiços em seu caldeirão onde coloca pernas de barata e asas de morcego dentro dele. Muito pelo contrário, para os Wicca a natureza é o mais importante e utilizam da bruxaria com a visão de moldar e transformar a realidade através da força de vontade e o desejo primordial.
Grande parte dos Wiccas são duoístas, acreditam na Deusa Tríplice, a Deusa Lunar e o Deus Cornífero, o Deus dos Chifres, Deus dos animais e das coisas selvagens. Tem os considerados politeístas, que preferem cultuar panteões, como deuses celtas, greco romanos e egípcios.
Um aspecto geralmente mal compreendido é a realização de rituais de nudez, que para eles significa vestir-se de céu. A justificativa é:
· Quando se entra em um covering você está livre das convenções sociais, todos são tratados como iguais e sem discriminação. Então consideram que da mesma forma que a gente se despi de suas máscaras de personalidade para o outro, faz o mesmo com as roupas.
Os rituais em nudez não significam que sejam sexuais, mas também existem os sexuais que acontecem no sabá do amor e da fertilidade que é a união do Deus e da Deusa que juntos promovem o orgasmo e produzem a vida, onde todos surgiram. Acontece “o grande rito” que pode ser representado pela taça, simbolizando o órgão feminino e o atame, uma faca que representa o falo do Deus, quando os dois se unem significa o Grande Casamento que é a expressão máxima da crença Wicca, mas que também pode ser representado pela união sexual do sacerdote e da sacerdotisa. Esse momento é um momento de grande oração.
Acreditam que você só chega até a Wicca se escutar o chamado da Deusa, e que esse chamado poder acontecer de diversas maneiras. E que essa pessoa que chega para a Wicca não vai se adaptar a religião, pois antes mesmo de conhecer a religião já acreditava no seu íntimo e entendia o mundo da forma que é manifestado pela Wicca, e essa vai ser apenas por onde essa pessoa vai se expressar. O relato da Sacerdotisa Malesper Cy Ceridaen é que foi chamada lendo um livro por exemplo.
O processo de iniciação na Wicca se dá a partir do estudo de 1 ano e 1 dia, onde o “Dedicado” que é o nome dado a quem está nesse processo, estuda e avalia se está mesmo disposto a viver pela terra, em prol dela e pelo bem maior. Existem os covering, que são grupos de bruxos, como um grupo de oração, e para fazer parte dele a pessoa precisa viver em perfeito amor e em perfeita confiança com todas as pessoas pertencentes aquele covering. Se a pessoa não quiser fazer parte de um covering pode ser um praticante sozinho e estudar e realizar todos os ritos sozinhos.
Acreditam que quando morrem vão para SummerLand, a terra do verão e que quando seu espírito está preparado voltam em forma de qualquer outra espécie. Para eles o ser precisa experimentar de tudo um pouco e por isso retornam como um animal, uma planta etc.
Eles se reúnem em seus covering, dançam em volta de uma fogueira e sempre tem uma ou duas pessoas que tocam tambores de mão enquanto todos cantam. Os ritos em volta do fogo acontecem porque eles acreditam na energia do fogo, que ele representa o calor que aquece, que transforma, que molda, que é luz e que é força.

Continue navegando