Buscar

atividade contextualizada- controladoria 2023

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE UNAMA
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA CONTROLADORIA 
PROFESSORA: TARCIANA BORGES FERREIRA 
TUTOR: SERGIO BATISTA NUNES
LIDIANE MOURA DAMASCENO DO NASCIMENTO
Conteúdo do exercício
1. Para começar, análise com atenção o texto e, em seguida, elabore sua resposta!
O artigo “Um estudo sobre as funções da controladoria” de Lunkes, Gasparetto e Schnorrenberger (2010) teve por objetivo identificar as principais funções da controladoria baseadas em pesquisas empíricas realizadas em empresas dos Estados Unidos, Alemanha e Brasil. Entende-se que os conceitos podem ser diferentes devido à fragilidade do arcabouço teórico e da influência das mudanças externas nas organizações. A prática das organizações fornece importantes indicações que facilitam a seleção de um conjunto nuclear de funções da controladoria. LUNKES, R., GASPARETTO, V., & SCHNORRENBERGER, D. Um estudo sobre as funções da controladoria. Revista de contabilidade e organizações. v.4. 2010. p.106-126. 
 
2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
Diante do contexto exposto, elabore uma dissertação de até 30 linhas e desenvolva os seguintes tópico:
Desenvolva os níveis de controle estratégicos, táticos, operacionais e internos e gerenciamento do risco.
Funções da Controladoria 
As funções têm por objetivo orientar o campo de atuação de determinada área de conhecimento. O controle é uma função administrativa que mede, avalia o desempenho e toma a ação corretiva necessária, sendo assim o controle é um processo essencialmente regulatório. Para isso os níveis estão divididos em controle estratégicos, táticos, operacionais e internos e gerenciamento do risco.
O Controle estratégico também denominado controle organizacional é o tratado no nível institucional da empresa como uma totalidade. Daí as três características básicas que identificam o controle estratégico da empresa: nível de decisão, dimensão de tempo e abrangência. Os controles organizacionais servem para padronizar o desempenho, por meio de inspeções, supervisão, procedimentos escritos ou programas de produção, padronizar a qualidade de produtos e serviços oferecidos pela empresa, proteger os bens organizacionais de abusos, limitar a quantidade de autoridade que está sendo exercida pelas várias posições ou níveis organizacionais, mediante descrições de cargos, avaliar e dirigir o desempenho das pessoas, por meio de sistemas de avaliação do desempenho pessoa e meios preventivos para o atingimento dos objetivos da empresa.
A diferença entre planejamento estratégico e tático é que o primeiro se desdobra para toda a organização, já o planejamento tático tem um envolvimento a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo/departamento. A responsabilidade do planejamento tático é o criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas. Os objetivos táticos são os resultados do planejamento para cada departamento da empresa: garantir que os pedidos de clientes sejam atendidos em no máximo um dia; garantir que nenhum produto com defeito seja comercializado, garantir que 70% dos funcionários possuam graduação;
O planejamento operacional é mais focado em ações para serem tomadas em curtos prazos, geralmente dentro de 4 a 6 meses. Neste planejamento são definidos os métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos estratégicos e táticos. No planejamento operacional são definidas quais as pessoas estão envolvidas, a suas responsabilidades, atividades, funções e divisão de tarefas além dos equipamentos e recursos financeiros necessários para colocar os planos em prática.
Parte superior do formulário

Continue navegando