Buscar

QUESTIONÁRIO DE GENÉTICA

Prévia do material em texto

UNINASSAU – PARNAÍBA
TRABALHO DE GENÉTICA HUMANA E NEUROFISIOLOGIA
	
Curso: Psicologia
Professora: Paulo Alves
Disciplina: Genética Humana e Neurofisiologia
Nome do aluno/matrícula: Marianne do Nascimento Rocha /21019603
QUESTIONÀRIO
01. Comente a respeito da importância do DNA e RNA para a espécie humana e como são formadas essas moléculas.
 O DNA e o RNA têm grande importância para a espécie humana. O DNA por sua vez é responsável pelo armazenamento e a transmissão do material genético. Já o RNA, na sua função traz consigo informações do DNA para a produção de proteínas dentro das células. Essas as moléculas de DNA e RNA, ambos são tipos de ácidos nucleotídeos que são formados por três partes: um radical fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada. 
02. O que é genoma humano e como está organizado na espécie humana? Comente também a respeito de alterações cromossômicas, com exemplo(os).
Consiste na totalidade do DNA em um indivíduo, sendo assim ordenando em vinte três cromossomos totalizando em quarenta e seis. Já as alterações cromossômicas são síndromes genéticas, podendo assim alterar a estrutura dos cromossomos ou pela perda ou pela quantidade numérica, um exemplo a ser discutido e a trissomia no cromossomo vinte um, causando a síndrome de Down. 
03. Cite, de forma simplificada, os principais eventos da divisão celular (mitose e meiose) procurando os semelhanças e diferenças no processo.
Há duas formas de divisão celular, a mitose que é responsável pelo crescimento, regeneração das células e garante a formação de duas células-filhas. Para que essa divisão ocorra a mitose e dividia em fases, que são: Prófase, metáfase, anáfase, telófase e citocinese. A meiose pela sua vez e responsável pela a formação dos gametas, essa divisão divide em dois momentos importantes que uma célula-mãe diploide consegue originar 4 células-filhas haploides e depois células diploides. Como na mitose possui fases, a mesma coisa acontece com a meiose e essas fases são intituladas da seguinte forma: prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I (primeiro momento onde é formado quatro células haploides). Vale ressaltar que na miose I, ocorre um evento chamado crossing over, onde dois cromossomos homólogos trocam informações genéticas e com isso criando a variedade genética entre indivíduos. Dando continuidade as fases da meiose, também temos: prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II, que por fim finaliza a divisão celular por meio da meiose criando células diploide, contendo vinte e três cromossomos. Ambas divisões celulares são importantes, mitose regeneração de células e etc e a meiose com a formação dos gametas e variabilidade genética, suas fases bem parecidas, mas com detalhes diferentes, como o crossing over que ocorre na prófase I da meiose. 
04. Explique o que é crossing over, em qual etapa ocorre e qual sua importância para a espécie humana.
O crossing over e a troca de material genético nos cromossomos homólogos, na prófase I na Meiose. A sua importância consiste na variabilidade genética na espécie humana por sua recombinação gênica, assim existindo indivíduos distintos em suas características. 
05. Como são formadas as proteínas, quais suas principais funções? Comente sobre a estrutura da proteína (primária, secundaria, terciaria e quaternária) e como ocorre o processo de desnaturação. 
As proteínas são formadas por um conjunto de moléculas que denominadas aminoácidos. As principais funções das proteínas é controlar a defesa, estrutura, energia, as enzimas e algumas funções das células e do próprio corpo humano. E muito importante discutir que a importância da estrutura das proteínas, primaria, secundaria, terciaria e quaternária, que se refere a sua conformação natural necessária para desempenhar suas funções biológicas. A desnaturação das proteínas ocorre quando as suas estruturas secundárias, terciárias ou quaternárias são modificadas ou destruídas

Continue navegando