Buscar

Estudo_Caso - Nut. Estética (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo de Caso – Nutrição Estética
FACULDADE METROPOLITANAS UNIDAS
BRENDA VIEIRA DE OLIVEIRA 6689142
VITÓRIA SILVA 8089327
CASO CLÍNICO
Nutrição em Estética
SÃO PAULO
2023
CASO CLÍNICO 
S. R., gênero feminino, 44 anos, casada, administradora. Queixa da paciente: “Flacidez e gordura localizada”. É ovolactovegetariana há 10 anos. Procurou a clínica para emagrecimento, redução de gordura corporal e aumento de massa magra. Relata que, ao se olhar no espelho, sente-se incomodada com o acúmulo de gordura abdominal e com a celulite. Relatou apetite acima do normal, especificamente para doces. Sente necessidade de consumir doces todos os dias após as refeições. Queixa-se de flatulência. Ingere 1,5L de água por dia. Possui aversão as carnes. Evita o consumo de feijão, devido à flatulência.
Dados bioquímicos:
Exames 			Valores Obtidos		Valores de Referência
Colesterol total 		 143 mg/dL		até 200 mg/dL
LDL-c 			 85 mg/dL	 	até 100 mg/dL
HDL-c 			 40 mg/dL 		> 50 mg/dL
Triglicérides		 148 mg/dL 		< 150 mg/dL
Glicemia de jejum	 95 mg/dL		 70-99 mg/dL
Hemoglobina 		 11 g/dL 		 12 – 16,5 g/dL
VCM		 70 fl			80 – 100 fl
Exame semiológico: mucosa conjuntival levemente descorada, unhas quebradiças, ausência de edemas em braços e pernas. Queixa-se de fadiga, sonolência durante o dia, irritabilidade, humor instável e ansiedade.
Os dados antropométricos obtidos foram: 
Peso = 68,0 kg 	Estatura = 165 cm 	CC = 80 cm
% de Gordura = 35% 
Recordatório de 24 horas 
	Refeição/Horário
	Preparação/Alimentos
	Desjejum
Local: Casa
Horário: 6:30h
	Iogurte diet
Mamão formosa
Cookie 
Café com açúcar
	Colação
Horário: 9:00h
	Barra de cereal (2)
	Colação
Local: Casa
Horário: 11:00h
	Banana prata 
Leite de amêndoa
Chocolate amargo 
	Almoço
Horário: 14:00h
	Arroz
Salada: tomate, cenoura, beterraba, brotos e tofu
Molho de iogurte
Picolé 
	Lanche da tarde
Horário: 18:00h
	Café com açúcar
Pão com geléia
Bolacha salgada
	Jantar
Horário: 21:00h
	Sopa de legumes
Café com açúcar
	Ceia
Horário: 22:30
	Barra de cereal 
A) Qual o diagnóstico clínico e nutricional da paciente? Qual o valor energético você usaria para prescrever a dieta da paciente e qual a distribuição de macronutrientes.
Avaliando o colesterol total da paciente que, por mais que seu valor de 143 mg/dl esteja dentro da média, ele não pode ser utilizado como um parâmetro isolado. De acordo com o índice de Castelli, a razão entre o HDL e LDL está em 2,1, ou seja, não há riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, entretanto, o HDL está abaixo da média recomendada. 
Hemoglobina e VCM baixo, indicando uma provável anemia ferropriva, devido a deficiência de ferro heme que a paciente possui em sua dieta, sendo ovolactovegetariana é necessário um acompanhamento mais específico em sua alimentação. 
Avaliação Nutricional: IMC: 24,0 peso normal, circunferência de cintura dentro da média, não indicando riscos, porém apresenta porcentual de gordura elevado. 
Taxa Metabólica Basal (Harris & Benedict): 1424,5; como paciente trabalha como administradora e passa a maior parte do dia sentada e não praticando nenhum tipo de atividade física, foi utilizado um fator atividade de 1,3; com seu VET totalizando em: 1851,85. Para atingir o objetivo da paciente de emagrecimento, o valor energético da prescrição da dieta seria de 1562 kcal, com um déficit equilibrado de aproximadamente -290 kcal, visando a diminuição do percentual de gordura com proteína média para alta, para manter o máximo de massa muscular possível. Sendo assim, necessário informar a paciente que para alcançar sua meta de aumento de massa magra é necessário que procure um profissional de educação física, que recomende a atividade adequada para tal.
Seu novo planejamento alimentar seria distribuído os macronutrientes em: 
Carboidratos: 215g (55%)
Proteína: 98g (25%)
Lipídio: 35g (20%) 
B) Identifique os pontos positivos e negativos da dieta atual da paciente. Estabeleça 3 metas que você considere prioridade de mudança, levando em consideração o estado nutricional, hábito alimentar e patologias associadas.
Paciente apresenta um bom fracionamento das refeições, e por ser ovolactovegetariana tem um bom consumo de frutas e legumes, entretanto, peca na escolha de alguns alimentos, com um consumo exagerado de industrializados e um baixo consumo de proteína em todas as suas refeições. Como prioridade de mudança, aumentar o consumo de proteínas, com o objetivo de manter massa magra e aumentar a saciedade, aumentar também consumo de alimentos fontes de ferro não heme e associar vitamina C para um melhor aproveitamento desse mineral, além de identificar a pacientes maneiras de eliminar os fitatos das leguminosas, a fim de ter uma melhor absorção de micronutrientes e evitar as flatulências que alega sentir.
C) Considerando as queixas, diagnóstico e hábitos alimentares, quais nutrientes merecem atenção? Você prescreveria algum composto bioativo ou algum suplemento nutricional a esta paciente? Se sim, qual (is)? Justifique sua resposta. 
Necessário uma maior atenção à proteínas inserindo o seu consumo em todas as suas refeições, visando uma maior saciedade e manutenção de massa magra, em relação ao emagrecimento, uma dieta hipocalórica com um déficit moderado para baixo, para uma maior adesão da paciente ao novo protocolo, com a redução de gordura já iremos perceber melhorias em relação as celulites que tanto lhe incomodam, além de associar todo esse novo cronograma a realização de exercício físico resistido, com o objetivo de aprimorar ainda mais esses resultados e evitar a flacidez. 
Ademais, paciente em seu exame semiológico queixa-se de unhas quebradiças, sendo necessário uma maior atenção aos micronutrientes como vitamina B3, C e B12; sendo necessário suplementação da vitamina B12, visto que, só é encontrada em produtos de origem animal e a paciente não consome. Suplementação de ferro dentro das margens estabelecidas aos nutricionistas e solicitar um exame de ferritina para avaliar uma possível anemia ferropriva, se alterado, indicar a procura a um médico especializado para prescrição de maiores doses de ferro.

Continue navegando

Outros materiais