Buscar

18 quinzena

Prévia do material em texto

Grupo: Gt5C Vespertino
Professoras:Nathália e Maria Elisa
 Parecer descritivo do processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil.
Arthur 
Durante o Primeiro semestre buscamos possibilitar e valorizar as relações individuais e coletivas das crianças, através das descobertas, desafios, situações de aprendizagem e vivências compartilhadas. 
	Trabalhamos com o Projeto “Seu Alfabeto” Tema: O aniversário do Senhor Alfabeto, partindo deste projeto realizamos vários planejamentos entre eles: músicas diversas, noções de temporalidade, Ciências, História e questões referentes às formas e tamanhos, números, letras do alfabeto, coordenação motora. Tudo isso, explorando ao máximo a ludicidade e a fantasia. Buscando proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, criativa e construtiva, através do lúdico. Brincando a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que ajudarão a agir sobre o meio que ela se encontra. Com o objetivo de ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação. Desenvolvendo a sensibilidade, o raciocínio lógico, a expressão corporal, a capacidade de concentração, a memória, o cuidado, o capricho e a criatividade. 
Sendo todas as propostas pedagógicas planejadas nos eixos estruturantes interligando: interações e brincadeiras assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, conforme a Base Comum Curricular, em que estrutura-se em cinco campos de experiências: o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; escuta, fala, pensamento e imaginação; traços, sons, cores e formas; espaços, tempos, quantidade, relações e transformações, no qual são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Foram vários os momentos que possibilitamos brincar, cantar, dramatizar, rabiscar, pinturas diversas, recontar histórias, o faz de conta, entre tantas outras propostas desenvolvidas possibilitando habilidades, coordenação motora fina e ampla, a autonomia etc.
	Tivemos o privilégio de observar, acompanhar, registrar, e fazer parte das muitas descobertas e aprendizagens que ocorrem no processo de construção do conhecimento de cada criança da nossa sala de vivencias.
	A criança por ela mesma constitui-se um ser curioso por descobrir o mundo buscando significados em tudo.
“Educar é construir a capacidade de aprender ao longo de toda a vida”
 (Juan Carlos Tedesco)

Continue navegando