Buscar

GESTÃO DE PROJETO EDUCATIVO RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA REDE PÚBLICA

Prévia do material em texto

2
UNIDERP EDUCACIONAL 
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
relação família e escola na rede pública
Cidade
2022
1 INTRODUÇÃO (apresentação do tema)
	
	A escola precisa ser um espaço que crie condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para fazer com que os mesmos possam compreender a sua realidade. Através das práticas desenvolvidas pela escola e professor, as crianças irão aprender e desenvolver, apropriar de sua cultura, despertar interesse para as aprendizagens. 
	Sendo assim, o presente projeto visa apresentar propor reflexão ao campo de Gestão Escolar a maneira de propor uma aproximação entre família escola, com o uso de Metodologia Ativas, colocando-os os alunos e familiares como protagonista por meio de práticas dinâmicas, com encontros, eventos e gincana. 
	Sendo assim, a finalidade é refletir a problemática apresentada e buscar soluções para as mesmas por meio de um referencial teórico que contribui nas práticas educativas desenvolvidas no espaço escolar. Embora que haja dificuldades de inserção das metodologias, a educação ainda precisa se modificar conforme a rapidez das transformações que ocorrem na sociedade, e também buscar apresentar uma proposta eficiente aos educadores que promova aprendizagem ativa nos alunos matriculados na escola. 
	Considera-se a família e a escola como uma equipe, sendo esta imprescindível para seguir mesmo princípios e também uma direção em relação a formação do individuo no contexto escolar. Nesse contexto, destaca-se que ambos com objetivos comum, devem contribuir para direcionar o aluno para o caminho do sucesso, um futuro melhor, seguranças, atingir metas de aprendizagem e maneira de atuar na sociedade. 
	O trabalho propõe um projeto educativo para refletir e investigar, unir saberes que foram adquiridos ao longo do curso de Pedagogia. Além disso, possibilita o desenvolvimento intelectual, aprofundamento dos conteúdos aliados a vivências realizadas durante o curso e inovações que se encontra na atualidade.
2 OBJETIVOS
Objetivo geral
Promover ações que constituem a aproximação da família na escola para o desenvolvimento dos alunos.
Objetivos Específicos:
· Contextualizar a família e escola
· Caracterizar o papel da família e da escola
· Apontar ações que contribuam para aproximação da família e da escola
3 PROBLEMATIZAÇÃO
	
	 É preciso que a escola desenvolva e explore os momentos com os responsáveis, de maneira que refletem sobre os aspectos emocionais relacionados com os filhos. É necessário incentivar a percepção, para seu crescimento e socialização, pois, é uma maneira de auxiliar e conscientizar os familiares sobre suas emoções e atitudes, de maneira que os oriente para uma conduta adequada (SOUSA; FILHO, 2008). 
	Pois, diante a transformação da sociedade, revoluções, promoveram o estilo de vida do ser humano, onde muitas vezes são focados em sua carreira profissional e buscar o sustento da casa, consequentemente esquecem de dar a atenção devida aos seus filhos. Constata-se que a escola assume diferente missão, de reorganizar as concepções que resistem a ciência e a tecnológica. Em parceira, novas ações, integrados no histórico social e comprometimentos que correspondam a nova realidade (PAROLIN, 2008)
	De acordo com Paro (2000) a escola dos filhos é parecida com as dos pais, porém nos últimos anos sentem distanciados do sistema educacional e o educador não admite a necessidade dos pais nas escolas, ou não sabem como encaminhar. De acordo com o autor, há dificuldade ou incapacidade de compreensão dos pais sobre o que é transmitido pela escola e falta de habilidade dos professores em se relacionar. 
	Percebe-se a dificuldade em manter essa relação, pois exige-se um trabalho em conjunto onde é impedir por problemas sociais, econômicas, financeiras e pessoais. Nesse sentido, fatores como estes, interferem no meio familiar e escolar, causando desiquilíbrio, pois não conseguem apoiar seus filhos no processo de aprendizagem. 
	O sucesso e fracasso acontecem por diversos fatores, em que cita Maia (2021, p.25) : “as expectativas de pais pelo futuro de seus filhos é um fator que pode cooperar ou não para que os discentes se sintam motivados, desenvolvendo assim um bom desempenho escolar”. Diante essa concepção apresentada pelas pesquisas, reflete um grande problema, pois, a participação da família na vida escolar dos filhos comprova como um fator de sucesso. 
	Diante o levantamento da problemática levantada, o presente projeto consiste em responder a seguinte problemática: Quais as ações constituem a aproximação da família na escola para o desenvolvimento dos alunos?
4 REFERENCIAL TEÓRICO
4.1 Família e escola 
	A família é a primeira instituição do indivíduo, sendo este existente em todas as sociedades, um ambiente socializador, mediadora, modelos e influência da cultura. Visto como aquilo que busca assegurar o bem estar, proteger e garantir sua sobrevivência. É aquele que há um impacto significativo na influência d comportamento, que atribui a visão do indivíduo sobre o mundo e construção das relações sociais (DESSEN; POLONIA, 2007).
	É uma instituição mediadora entre o individuo e sociedade, a primeira agencia socializadora da criança, considerado como seres que favorecem o desenvolvimento. Nesse sentido, as famílias estabelecerão condições para socializar a criança e contribuir para sua aprendizagem para lidar com o mundo (SANTOS, 2016).
	A família é um grupo social primário, um conjunto ou número de grupo doméstico que são relacionados por descendência por meio de um antepassado, casamento ou adoção. De acordo com a autora “A família é a união de múltiplos laços e também o grupo social uno, composto por um grupo de indivíduos, cada um com um papel atribuído, e embora diferenciado, consubstancia2 o funcionamento do sistema como um todo” (SANTOS, 2016).
	Descreve-se que a partir do momento que a criança nasce, ela já está presente no contexto familiar, a primeira instituição que responsável pelos cuidados físicos, psicológicos, emocional, moral e cultura. Assim, por meio do contato humano a criança passa a adquirir suas necessidades, construir seus esquemas perceptuais, motores, cognitivos, linguísticos e afetivos (SOUSA; FILHO, 2008).
Como primeira mediadora entre o homem e a cultura, a família constitui a unidade dinâmica das relações de cunho afetivo, social e cognitivo que estão imersas nas condições materiais, históricas e culturais de um dado grupo social. Ela é a matriz da aprendizagem humana, com significados e práticas culturais próprias que geram modelos de relação interpessoal e de construção individual e coletiva (DESSEN; POLONIA, 2007, p.22).
	De acordo com os autores, os fatos que acontecem no ambiente familiar, são responsáveis pelos comportamentos, ações que relacionam com a percepção da escolar. As vivências interligam e organizam de modo que indefere na dinâmica, e, são diferentes ambientes que compõe os sistemas sociais (DESSEN; POLONIA, 2007).
	Vale ressaltar que há modificações sociais que interferem na estrutura e organização das famílias, bem como seus papéis. Essas mudanças interferem na elaboração dos conhecimentos e maneira de interagir, sendo responsável em incorporar as transformações sociais. Eram reconhecidas como família apenas os que eram compostos por pai, mãe e filhos. 
	A família é composta por indivíduos complexo e dinâmicos que envolvem aspectos cognitivos, sociais, afetivos e culturais, a família não pode ser definida apenas como laços sanguíneos e também significado de relações entre seus pares. O conceito de família tem evoluído, e também passou a definir que não existe família ideal, pois, existem diversos tipos de famílias atuais (DESSEN; POLONIA, 2007).
	Desse modo vale citar e classificar os tipos de família: Nuclear tradicional; Recasadas; Monoparentais e Homossexuais. São diversos tipos de famílias além das citadas, com padrões diferentes, modificação psicológicas, sociais, políticas, econômicas e culturais,que devem ser entendidas e adaptadas conforme a realidade (DESSEN; POLONIA, 2007).
	A escola é um ambiente que irá desenvolver e refletir a função social, suas tarefas e papéis na sociedade. É um contexto diferente da família, pois também responsável para aprendizagem, local diverso de conhecimento, atividades, regras e valores. Caracteriza-se como um espaço onde os indivíduos processam seu desenvolvimento por meio de atividades programas e realizadas em sala de aula. Envolve-se diversas pessoas com diferentes características, onde trata-se como local multicultural e constroem lações afetivos além de se preparar para sociedade (DESSEN; POLONIA, 2007). 
A escola é uma instituição social com objetivos e metas determinadas, que emprega e reelabora os conhecimentos socialmente produzidos, com o intuito de promover a aprendizagem e efetivar o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: memória seletiva, criatividade, associação de ideias, organização e sequência de conhecimentos, dentre outras (OLIVEIRA, 2000, apud DESSEN; POLONIA, 2007, p.26).
	De acordo com os autores na escola tende funcionar de maneira preditiva, onde explica que o ambiente da sala de aula propõe atividades estruturadas com objetivos programas e outras informais que promova a interação. O exemplo dado pelos autores, é quando há hora de intervalo e lanche, objetivos educacionais que contribuam para a convivência em grupo, bem como a instituição propõe a interpretação das regras (DESSEN; POLONIA, 2007).
	A escola possui função de direcionar a criança em seu percurso escolar, propiciar aprendizagem sistematizada construída pela humanidade. A aprendizagem são conceituais, atitudes de modo que garantam a permanência do aluno na escola (SANTOS, 2015).
	A educação é um direito de todos conforme dita a Constituição Federal de 1988 em seu Art. 205, sendo dever do Estado e da Família. É preciso promover a incentivar a colaboração da sociedade, garantindo o pleno desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania (BRASIL, 1988).
	Sendo assim, são instituições que transmite valores, conhecimentos, significados, compartilhar regras, valores, sonhos, perspectivas e padrões de relacionamento (DESSEN; POLONIA, 2007).
4.2 Papel da família e escola 
	Dessen e Polonia (2007, p.22), apontam que a família e escola “compartilham funções sociais, políticas e educacionais, na medida em que contribuem e influenciam a formação do cidadão”. Vale destacar que são responsáveis pela construção de conhecimento do indivíduo, em diversos aspecto: cultural, psicológico, conforme a realidade de cada ambiente. 
	Para os autores, são duas instituições de muita importância para evoluir os processos educativos, como inibidor de crescimento. AS escolas são responsáveis pelos seus conteúdos curriculares, a família tem seu papel de assegurar que seus conhecimentos sejam efetivados, contribui para socializar, proteger e garantir a sobrevivência de seus filhos (DESSEN; POLONIA, 2007). 
	A família tem seu papel de ensinar a criança a solucionar seus conflitos, controlar as emoções, se expressar, lidar com as diversidades e adversidades da vida. Essas habilidades devem serem desenvolvidas no ambiente familiar (DESSEN; POLONIA, 2007).
	O papel da família é desenvolver um papel importante na maneira de representar o seu mundo exterior, pois, por meio dela, o sujeito é inserido ao mundo, passa a adquirir a representação de mundo e conjunto determinações, processo que possibilita o viver universal de maneira particular (SOUSA; FILHO, 2008).
	O papel da família no desempenho escolar dos filhos é importante, pois há uma relação entre condições da origem a maneira que interage com a escola. As transformações são cada vez mais visíveis, tanto nas escolas e nas famílias. Modificou-se suas estruturas, dinâmicas, onde são reveladores de uma tendencia (PARO, 2000). 
	Nesse sentido, entende-se que é necessário continuidade da educação, em que os professores oferecem na escola auxiliando as crianças nos deveres, e os pais concebem a escola como segunda família e superem a timidez, medo da reprovação dos filhos, sem distanciar a sua cultura da escola (PARO, 2000). Nesse sentido, entende-se que a escola precisa de uma relação de cooperação om a família, onde há conhecimento sobre dinâmicas e universo sociocultural. É preciso respeitar e compreender as condições para que o desempenho dos alunos seja efetivado com sucesso. 
	Vale destacar que a família é responsável pela formação e aprendizagem da criança de modo ímpar, pois, nenhuma escola consegue substituir. Da mesma maneira que a função da escola é ímpar, as famílias não conseguem cumprir o papel de socializar os conhecimentos sistematizado (PAROLIN, 2008).
4.3 Aprendizagem Baseada em Projetos
	No primeiro momento é preciso refletir sobre a concepção de Metodologia Ativa, onde é colocado por Albuquerque e Oliveira (2020), que por meio dessas práticas, de ações dinâmicas, com estratégias que colocam os sujeitos como seres ativos. Destaca que a partir do seu uso e prática, promove melhoria no aprendizado, auxilia no desenvolvimento do aluno como seres autônomos. 
	Moran (2013) conceitua que as metodologias ativas são caminhos que possibilita o avanço do conhecimento profundo do aluno, propõe competências socioemocionais e práticas inovadoras. Para isso, é necessário acompanhar os objetivos, que os alunos sejam proativos e que envolvam nas atividades mais complexas. Propunha também que os alunos tomem decisões e avaliem seus resultados por meio de materiais relevantes. 
	Escolhendo a Aprendizagem Baseada em Projeto, define-se como:
[...] uma metodologia de aprendizagem em que os alunos se envolvem com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que também tenha ligação com sua vida fora da sala de aula. No processo, eles lidam com questões interdisciplinares, tomam decisões e agem sozinhos e em equipe. Por meio dos projetos, são trabalhadas também suas habilidades de pensamento crítico, criativo e a percepção de que existem várias maneiras para a realização de uma tarefa, tidas como competências necessárias para o século XXI. Os alunos são avaliados de acordo com o desempenho durante e na entrega dos projetos (MORAN, 2013)
	A literatura aponta que são focos de discussão como abordagem de aprendizagem ativa e alterativas para elaborar e adotar práticas inovadoras. Essa prática foi definida no curso de Engenharia, como estratégia de ensino aprendizagem no sentido de exigir o empenho dos alunos e professores. 
Exige que o professor reflita sobre a atividade docente e mude a sua postura tradicional de especialista em conteúdo para treinador de aprendizagem, e que os estudantes, assumam maior responsabilidade por sua própria aprendizagem, com a compreensão de que o conhecimento obtido com o seu esforço pessoal será mais duradouro do aquele obtido apenas por informações de terceiros (MASSON, et al. 2012)
	Além dessa definição e contextualização, os autores caracterizaram essa metodologia definindo que o aluno é o centro, desenvolve grupos, é um processo ativo, cooperativo, integrado e interdisciplinar orientado para aprendizagem do aluno. Além disso, constata-se que essa metodologia enriqueceu os conhecimentos na aprendizagem do adulto, memória, considerando a experiência prévia do aluno e sua participação ativa no processo de ensino e aprendizagem. 
 	De acordo com Oliveira e Mattar (2018) essa metodologia está conectada com outras abordagens pedagógicas, e uma delas é Aprendizagem Baseada em Problemas. Destacam que, em ambas metodologias, os alunos irão alcançar um objetivo compartilhado, por meio da colaboração. Nesse contexto, expressam que envolvem com um projeto, encontrar um problema que precisa ser abordado e construir um produto final. 
	Nesse contexto cabe o professor ser:
[...] como mediador e orientador deve estimular o aluno através de saberes culturais, sensações e percepções, reconhecimentos de objetos, exploração de ambientes distintos, ter contato com o espaço aberto por meio debrincadeiras construtivas e aulas onde o aluno poderá desenvolver a autonomia, vivenciando suas próprias experiências, que auxiliarão na assimilação do que lhe é apresentado; levando em conta que este processo necessita do acompanhamento e incentivo dos pais (FERREIRA.;SOUZA;BARROS, 2018, p.6)
 
	Desse modo, o professor como mediador, deve utilizar as práticas de metodologias ativas dentro do contexto da educação, valorizando as singularidades e particularidades das crianças, de modo que promova uma aprendizagem ativa e coloque-a como protagonista de sua aprendizagem. Dessa forma, reflete-se nesse projeto uma atividade simples, que não utiliza muitos recursos, de baixo custo e possibilita que essas práticas ativas concretizam no meio escolar.
5 MÉTODO
	O método utilizado neste projeto, consiste na ideia uma proposta de Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), por meio de uma proposta de organização de um evento na semana da família para reunir familiares e alunos, com diversas atividades de modo que reflitam a importância de sua participação na escola. 
	Será proposto atividades como:
· Poesias: Junto com os alunos, os pais deveram criar uma poesia de modo que caracteriza sua situação na escola, o que sentem e vivem sobre a escolar. 
· Apresentação de dança e teatro: Os alunos irão apresentar dança e teatro, relacionando com atividades escolares e relação familiar. Essa dança será ensaiada uma semana antes para apresentação. 
· Gincana: Será proposto uma gincana, onde participação familiares, professores e alunos. As atividades de gincana serão: corrida do saco, corrida de algodão, tênis de bexiga, ovo na colher, entre outros. 
	Essa proposta será realizada no dia de sábado no período da manhã, um meio de promover a participação de todos. A expectativa é receber o máximo de familiar possível de maneira que possa interagir e envolver a prática educativas com atividades, apresentações e brincadeiras. 
	A intenção é colocar as famílias e os alunos como protagonista da aprendizagem, em que essa concepção é respaldada por Brito e Vichiachi (2020) que é preciso colocar como participante protagonista e ativo, por meio de práticas capacitadas, com objetivos determinado, planejamentos adequados a metodologias. 
	Outro ponto a destacar é a democratização, em que promove a participação de todos no processo construtivos da educação da criança, em que por meio da união e parceria promove as ações educativas de maneira efetiva e significativa no meio escolar. 
6 CRONOGRAMA
	1. Planejamento 
	 01/10/2022 à 05/10/2022
	2. Execução 
	10/10/2022 – Semana de ensaio
21/10/2022 – Dia do evento
	3. Avaliação
	01/10/2022 à 21/10/2022 ( de modo contínuo) 
7 RECURSOS
Datashow
Notebook
Caixa de som
Papel sulfite
Caneta
Saco
Ovo ou bolinhas
Colher
Bexiga
8 AVALIAÇÃO
Será analisado e avaliado ser a participação da família no ambiente escolar foi efetivo, de maneira que superasse as dificuldades de interação, criação de vínculos entre as duas instituições. Se avaliado se as ações aproximaram a família da escola para o desenvolvimento dos alunos. Em seguida os professores irão analisar os comportamentos dos alunos pós execução deste projeto. 
Sendo assim, será acompanhado de modo efetivo a interação, participação e das famílias e escola. Cada professor elaborará um relatório de sua percepção, se houve entendimento sobre os papéis e se as ações realizadas realmente alcançou o objetivo final. 
9 CONSIDERAÇÕES FINAIS
	Considera-se que o presente projeto contribuiu para promover as ações que aproximem a família e a escola. Também acredita que, por meio da fundamentação teórica e organização das atividades, irá influenciar no desenvolvimento dos alunos no meio escolar. Vale ressaltar que o protagonismo propiciado pela equipe escolar, irá favorecer para que o aluno seja um sujeito ativo no processo de aprendizagem. 
	Conclui-se que a família e a escola são duas instituições que devem se relacionar e compartilhar suas responsabilidades, cada um cumpra seu papel de educar, cuidar e formar os alunos em cidadãos de direitos e deveres. No entanto, visa que tais atividades favorecerá que essa aproximação aconteça e fazem com que o aluno se sinta parte desse espaço. 
	É um grande desafio aos profissionais da educação, de maneira que possibilite eventos positivos e agradáveis, que vise a socialização, aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Um desafio a ser superado e desenvolvido mais pesquisa sobre o tema, uma vez que percebe-se poucas discussões que refletem essa práticas e poucas intervenções que concretizem essa relação. 
 
REFERÊNCIAS
ALBUQUERQUE, A. V. OLIVEIRA, E. S. G. Metodologias ativas na educação: caminhos para aprendizagens significativas. Descrição de Projeto em Andamento Categoria: Métodos e Tecnologias Setor Educacional da Educação infantil e fundamental, educação corporativa. 2020. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2020/anais/trabalhos/62452.pdfAcesso em: 10 de ago. 2022
BRITO, A. P.; VICHIATTI, C. A. Metodologias ativas para criança. Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate. Volume Especial: Ensaios sobre Metodologias Ativas. V 6, N. 1, jan-dez. 2020. 
DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana da Costa. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 17, n. 36, p. 21-32, 2007.
FERREIRA, A. M. F.; SOUZA, A. O. C. A relação entre teoria e prática na atuação do professor na educação infantil. V CONEDU: Congresso Nacional da Educação. 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID8634_10092018022541.pdf Acesso enm: 10 de ago. 2022. 
FREIRE, P.F. Pedagogia da Autonomia: 36º ed. São Paulo: Paz e terra, 1996
MASSON, T. J. et al. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos (PBL). COBENGE: I Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. 2012 Belém – Pará. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/legado/arquivos/7/artigos/104325.pdf Acesso em: 10 de ago. 2022
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf Acesso em: 03 de ago. 2022
OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria. A relação família-escola: intersecções e desafios. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 27, p. 99-108, 2010
OLIVEIRA, N. A. A.; MATTAR, J. Folhetim lorenianas: aprendizagem baseada em projetos, pesquisa e inovação responsáveis na educação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.16, n.2, p. 341–363abr./jun.2018
PAROLIN, Isabel. Relação família e Escola. Revista atividades e experiências. Positivo, 2008.
SANTOS, A. S. Relação família e escola no processo de aprendizagem da criança. Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP, Aquidauana, v. 1, n. 3, p. 154-168, dez. 2016
SOUSA, A. P.; FILHO, M. J. A importância da parceria entre família e escola no desenvolvimento educacional. Revista Iberoamericana de Educación ISSN: 1681-5653 n.º 44/7 – 10 de enero de 2008.

Continue navegando