Buscar

História 8Ano

Prévia do material em texto

Competência Socioemocional: Abertura ao novo
 
Para começo de conversa...
 Nas últimas aulas estudamos com as ideias iluministas abalaram a Europa, proporcionando a Revolução Industrial Inglesa, Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos. Antes de seguirmos em frente e estudarmos outras independências que ocorreram na América, vamos relembrar algumas habilidades do 7º ano.
Atividade 1-
· Você já olhou para o mapa da América? Sabe encontrar o Brasil no mapa?
· Sabe apontar quais países existem perto do Brasil?
· Sabia que a maioria desses países falam espanhol? Você sabe por quê???
A História da América é subdividida, para fins didáticos, em: América Pré-Colombiana, Descobrimento e Conquista, Montagem do Sistema Colonial, Processos de Independência e América Contemporânea.
Atividade 2- Leia atentamente os documentos históricos e depois responda as questões.
 
a) No documento 1, há uma referência a “violência dos conquistadores”, a que violência o texto se refere?
b) Escreva os nomes dos principais conquistadores da América e as regiões que cada um deles conquistou.
c) Após a efetivação da conquista da América, a Coroa espanhola deu início ao processo de organização e administração da colônia, dividindo o território em vice-reinos e capitanias-gerais. Qual era o papel do vice-rei?
d) Agora observe o mapa e copie os nomes dos:
* Vice-Reinados:
* Capitanias-gerais: 
 A REVOLTA DE TÚPAC AMARU (1781-1783) 
O sistema colonial estabelecido pelos espanhóis, nas suas possessões americanas, não foi sempre aceito de modo passivo por aqueles que eram submetidos a ele. Ao longo do tempo surgiram diversos movimentos que, num primeiro momento, questionavam apenas algumas das medidas adotadas pela administração espanhola. O maior dos movimentos deste último tipo foi a Revolta de Túpac Amaru, que aconteceu na região andina, nos vice-reinados do Peru e do Prata, entre os anos de 1780 e 1783. O movimento recebeu esse nome pois sua principal liderança, José Gabriel Condorcanqui Noguera, um curaca (espécie de chefe de aldeia indígena) da região dos Andes, se proclamou Túpac Amaru II, descendente de Túpac Amaru I, última liderança inca a resistir à conquista espanhola ainda no século XVI. A revolta dirigiu-se inicialmente contra o corregedor Antonio de Arriaga, funcionário metropolitano encarregado de cobrar tributos na região, que havia aumentado a exploração à qual os indígenas já eram submetidos. Além da mita e dos impostos indígenas, entrava em vigor o sistema de repartos mercantis, que dava aos corregedores o monopólio do comércio com os indígenas. Tudo isso dentro de um quadro de deterioração da situação dos indígenas na América Espanhola no século XVIII. O novo Túpac Amaru conseguiu obter o apoio de milhares de indígenas, mestiços, escravos e até mesmo de alguns criollos. No entanto, a radicalização do movimento – que passou a defender o fim do trabalho indígena nas minas, a abolição da escravidão e a restauração do Império Inca – fez com que os criollos retirassem seu apoio a ele, se unindo às forças metropolitanas que acabaram por derrotar o movimento em 1783, quando finalmente foi exterminado o último foco de resistência liderado por um primo de Túpac Amaru II. 
Atividade 3- De acordo com o texto, nem todos estavam de acordo com o sistema colonial implantado pelos espanhóis. Por que parte da população se revoltou contra o sistema colonial espanhol? O que defendiam?
COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA EM DIFERENTES ÉPOCAS
 Desde o descobrimento, os povos nativos vinham trabalhando para os portugueses, sob a forma de escambo ou através de trabalho forçado. Com a colonização baseada na lavoura açucareira, a imposição do trabalho obrigatório do indígena foi a solução imediata. Muitos grupos indígenas resistiram, pois perdiam suas terras e sua cultura devido às práticas impostas pelo colonizador português. Os jesuítas reivindicavam catequizar e civilizar os povos indígenas. Foram criadas aldeias com esse objetivo. Eram as chamadas Missões. Muitos traficantes de escravos se interessavam por esses indígenas aldeados, porque eles conheciam o trabalho agrícola e a vida sedentária. Eles tinham passado pelo processo de ACULTURAÇÃO.
Atividade 4-
a) Que tipo de dados o gráfico apresenta?
b) O maior número populacional está em_____________com um total de ______milhões de habitantes.
c) Houve uma diminuição drástica entre________e ________.
d) Cite os fatores que contribuiram para o extermínio dos nativos da América Portuguesa. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Hoje, no Brasil, segundo o CENSO de 2010, temos quase 900 mil índios de 305 etnias e 274 idiomas.
Atividade 5- Observe o gráfico.
5.a) Qual região do Brasil abriga o maior número de indígenas e o total de pessoas?
5.b) Qual região abriga o segundo maior número de indígenas e o total de pessoas? 
5.c) Que tribos ainda existem? Cite nomes.
TERRAS QUILOMBOLAS DO BRASIL
Atividade 6
6.a) Escreva o nome das duas regiões do Brasil que possuem as maiores concentrações de terras quilombolas regularizadas.
6.b) Após analisar os dados de indígenas e quilombolas no Brasil, a que conclusões podemos chegar?
Glossário: quilombola- são chamados de “quilombolas” os habitantes dos “quilombos”. Até cem anos após a assinatura da Lei Áurea que libertou os escravizados no Brasil, os quilombos eram considerados locais com grandes concentrações de negros que se rebelaram contra o regime colonial. Com a Constituição Federal de 1988, o termo “quilombo” teve seu conceito ampliado de modo que, na atualidade se refere a toda área ocupada por comunidades remanescentes dos antigos quilombos.

Continue navegando