Buscar

POLITICAS S NO BRASIL SEC XX

Prévia do material em texto

4
 
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social
Políticas Sociais no brasil: construção dos direitos e politicas sociais no brasil a partir do século xx
CONTAGEM
2012
poítica social no brasil: construção dos direitos e politicas sociais no brasil a partir do século xx
Trabalho Interdisciplinar apresentado ao Curso (Assistente Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina:Fundamentos históricos,metodológico, teóricos do serviço social, Direito e Legislação Social, Políticas Sociais 1.
Profs. Paulo Sergio Aragão,Jossan Batistute, Maria Lucimar Pereira,Clarice Kernakamp
Contagem
2012
Sumário
1-Introdução........................................................................................4
2- Desenvolvimeno..............................................................................5, 6, 7, 8, 9
3- Conclusão........................................................................................-10,11
4- Referência.........................................................................................-11
Introdução
 Este trabalho tem por finalidade, entendermos melhor sobre o cenário politico do Brasil e a política social na perspectiva do direito social, para isso é necessário o resgate histórico do seu surgimento, bem como seu contexto politico, econômico e social. Além de sua conceituação e relação com serviço social. Primeiramente se faz necessário entendermos os acontecimentos da época. No Brasil, somente a partir da década de 1970 numa conjuntura histórica, pautada por uma crise econômica verifica com a expansão do capitalismo monopolista impulsionada pelas novas condições econômicas-politicas, sob a égide do capital financeiro, impulsionadas pelas novas condições econômico-politicas criada com ditadura militar e sua crise é que identifica um esforço de segmentos da categoria profissional. A classe trabalhadora consagrou a greve como seu principal instrumento de luta e resistência à exploração e à opressão impostas pelas classes dominantes. O estudo dos movimentos grevistas permite o entendimento da dinâmica e do estágio da luta de classes, identificando tanto a capacidade de o patamar da consciência de classe dos trabalhadores, quanto as estratégias do Capital e do Estado na contenção e domesticação da classe trabalhadora.
 O estudo das políticas sociais, na área de Serviço Social, vem ampliando sua relevância na medida em que estas têm se constituído como estratégias fundamentais de enfrentamento das manifestações da questão social na sociedade capitalista atual. Não se pode precisar um período específico do surgimento das primeiras identificações chamadas políticas sociais, visto que, como processo social, elas se originam na confluência dos movimentos de ascenssão do capitalismo como a Revolução Industrial, das lutas de classe e do desenvolvimento da intervenção estatal. Sua origem relaciona-se aos movimentos de massa socialmente democratas e à formação dos estados-nação na Europa Ocidental, do final do século. O trabalho registra na historia da humanidade uma categoria central de caráter intermediário entre o homem e a natureza e intensidade, conforme as circunstâncias do contexto histórico nacional e internacional e de acordo com o pacto estabelecido com as oligarquias locais e alteridades.
Desenvolvimento
A política social é uma política, própria das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. É uma política de mediação entre as necessidades de valorização e acumulação do capital e as necessidades de manutenção da força de trabalho disponível para o mesmo. 
Nesta perspectiva, a política social é uma gestão estatal da força de trabalho e do preço da força de trabalho. Ressaltamos que entendermos por força de trabalho todos os indivíduos que só têm a sua força de trabalho para vender e garantir sua subsistência, independente de estarem inseridos no mercado formal de trabalho. ( estudos trabalhados. org)
Ela pode ser entendida como uma proposta planejada para o enfrentamento das desigualdades sociais, nessa perspectiva, as politicas sociais são espaços e disputas entre trabalhadores e patrões e estado e é exatamente o estado responsável pela mediação para fazer valer as politicas sociais. Para falarmos sobre as politicas sociais e condições de vida dos trabalhadores teremos que conhecer cada década para temos uma analise mais concreta. No inicio do século xx inexistia uma legislação trabalhista, ou seja, normas e regras que mediassem a relação entre patrão e empregado, esta inexistência torna ainda mais claras as desigualdades oriundas da exploração, que visava atender a máxima capitalista de obter mais e diminuir despesas, torna-se visível ainda, o agravamento das problemáticas sociais, o que podemos chamar de sequelas sociais, como, por exemplo, a exploração da mão de obra infantil, longas jornadas de trabalho sem remuneração extra, condições insalubres de trabalhos. A legislação que regulava as condições de trabalho autorizava ate 17 horas de trabalho e não havia direitos como férias e decimo terceiro, fundo de garantia e descanso remunerado. Os salários eram ainda mais baixos quando a função eram executadas por mulheres e crianças
O surgimento das primeiras intervenções do estado no Brasil, está relacionada com o processo de industrialização nos moldes do capitalismo. .O crescimento populacional dos centros urbanos, não oferecia condições de vida e de trabalho a todos, levando uma grande massa de trabalhadores a condições degradantes, nesse processo o estado se mantinha alheio a esta situação e cabia a sociedade a intervenção em situações emergenciais, o estado apenas apoiava a sociedade. A situação de pobreza era tratada como problema individual do ser humano
Em 1911 aprovou-se uma lei que regulava as relações produtivas, mas apenas para os trabalhadores do comércio. Esta lei estipulava uma carga horaria de 12 horas diárias e ainda restringia o trabalho de crianças. Não era permitido o trabalho de crianças menores de crianças e aos menores de quinze anos apenas aqueles que soubessem ler e escrever, eles não poderiam trabalhar mais de oito horas e era proibida a contratação desses menores no trabalho noturno. Podemos citar os casos de violência contra os trabalhadores, com muita repressão por parte do estado a pedido dos industriais e fazendeiros, o presidente Washington Luiz ( 1920-1924) defendiam que as expressões sociais eram tratadas como caso de policia. Foi a partir deste contexto que sugiram as primeiras greves, como de uma fábrica de sapatos no Rio De Janeiro, greve ferroviária em São Paulo.
Entre os anos de 1917 e 1920 o anarquismo, enquanto força politica-ideológica, é presente no cenário Brasileiro. A densidade das manifestações tornou visível para a burguesia a organização dos trabalhadores na luta pelos direitos e melhorias de condições de vida de trabalho. Faz se necessário reforçar a incapacidade do estado em encontrar saídas para as problemáticas instauradas no país e mais ainda para a proposição de politicas sociais que visassem minimizar ou sanar esta super exploração presente no pais.
Em 1930 o começava o novo sistema do governo de Getúlio Vargas, este período é marcado por importantes mudanças no cenário politico, social e econômico. .Este governo representa a transição definitiva de uma sociedade de pilares da economia agrária para o início de uma sociedade urbana industrial. Este governo foi conhecido pelo caráter populista e desenvolvimentalista. A politica adotada pelo governo Vargas ocorreu para organizar a relação capital do trabalho, tanto que seu primeiro ato como presidente foi implantar o ministério do trabalho, que tinha a função primordial a conciliação nas relações trabalhador e empregado. Por isso inicia a partir de 1930 a construção da legislação trabalhista brasileira, demostrando considerarimportantes partes das reivindicações dos trabalhadores urbanos, e pretende elaborá-los como verdadeiro projeto de Vargas.
A constituição federal foi a primeira das constituições brasileiras e colocar uma ordem econômica e social no Brasil, com concessão que possibilitou a operalização de algumas garantias fundamentais à democracia, como voto oculto, impedimento do trabalho infantil e a implantação da justiça do trabalho. O período que marca o segundo governo de Vargas, segue a tendências mundiais, na defesa de estado integral, ou seja uma ditadura nacionalista e de único partido, neste contexto das crises politicas, econômicas e sociais surgem com Ação Integralista Brasileira (AIB)
A constituição de 1934 foi resultado da mobilização dos trabalhadores em especial os paulistas, após a revolução constitucionalista de 1932. .As condições de trabalho não eram a única situação que mobilizava os trabalhadores. O crescimento da industrialização e ausência de planejamento trouxeram graves problemas para a população como a falta de saneamento básico. Essa constituição expressou importantes avanços no caminho da democracia, como voto secreto, obrigatoriedade no ensino primário, Mas Vargas também usou a constituição em beneficio próprio, para se reeleger. Mas com as reivindicações dos trabalhadores foi criado os benefícios para os trabalhadores.. Em 1934 foi criado foi criado o instituto de aposentadoria e pensões dos comerciários, bancários e dos trabalhadores em trapiche e em armazém de café, 1936 o instituto de aposentadoria do industriários e dos empregados em transporte e carga, 1939 o instituto de aposentadoria e pensão dos estivadores, 1945 instituto do serviço social do Brasil, 1953 caixa de aposentadoria e o instituto de aposentadoria e pensão dos ferroviários e empresa em serviço público .
Buscando viabilizar um ambiente viável para o desenvolvimento foram tomadas decisões para deter e controlar a classe trabalhadora, portanto foi implantado o (FGTS) fundo de garantia por tempo de serviço que tinha como objetivo a estabilidade no emprego, flexibilizando mecanismos de contratação e demissão de trabalhadores. O governo Costa e Silva foi marcado por grandes manifestações por todo país, em 1968 cresceram as manifestações, ocupando espaço público e as ruas, na sua maioria organizada por movimentos, estudantil; muitas delas beira a revolta politica. Neste mesmo ano de 1967 várias greves de operários foram mobilizados, em especial dos metalúrgicos de Contagem (MG) e de Osasco (SP) além de serem fortemente reprimidos pelo militares que ainda consideravam as greves ilegais. Mas estas manifestações ocorreram por todo Brasil, muitas cidades foram palco das manifestações.
O governo Médici 1969-1974 conseguiu ser mais repressor que o anterior, além de atos institucionais já decretados, foram instituídas novas legislações que feriam os direitos já conquistados, este período ficou marcado na história pois as lutas eram muito desiguais e quem enfrentava a estrutura do militarismo era vítima de tortura, mortes e desaparecimento. .Os movimentos dos trabalhadores eram reprimidos, mas isso dava mais força para a união eles fortalecem suas organizações uma das mais conhecidas era da região do ABC de São Paulo que tinha como líder o metalúrgico sindicalista Luiz Inácio Da Silva o Lula.
A partir dos anos 80 os movimentos foram ficando cada vez mais fortes, e a repressão não era suficiente para esconder falta postura do governo para lidar com a situação. Mas o grande movimento que marcou os anos 80 foi a luta pelas diretas já. O povo já não aguentava um país governado por militares e em 1985 ocorreram às eleições presidenciais, mas a crise econômica e a concentração de renda repercutiam nas classes menos favorecidas, aumentando a taxa de desemprego nas regiões metropolitanas, e a população sofria com a falta de investimento na área social. Após vários anos de protesto e a busca por uma vida mais digna.
A constituição federal foi marcada pelo desejo do povo brasileiro o povo que não aguentava mais as perseguições, a ditadura militar e as restrições dos meus direitos, esse movimentos lutavam também por direitos a terra a defesa da criança e o adolescente, sindical,, os sindicais tiveram papel fundamental par a definição do conteúdo jurídico dessa constituição, e essa tornou mundialmente conhecida como a constituição cidadã, esta veio por meio de organizações e movimentos populares, ,políticos, sindicatos ,brasileiros que desejavam melhores condições de vida, A constituição federal criou condições pra um novo paradigma e uma nova concepção, o “divisor de águas” na nova forma de relação entre o estado e a sociedade .
Esta constituição possibilitou no plano legal as legalidades de ampliação do exercício da cidadania e democracia e em especial quando amplia os espaços institucionais de participação. Em relação às políticas sociais a constituição apresentou várias mudanças em seus princípios e deretrizes sendo este momento um grande passo para a seguridade social, formada pela previdência social, saúde e assistência social, foi alterada a forma radical e o sistema brasileiro de proteção social voltado para a proteção de toda a sociedade. Outro aspecto marcante da constituição foi a descentralização politico- administrativa, das politicas sociais, assim os poderes dividiam em competências dos poderes central, estadual e municipal, Este novo sistema de de gestar as politicas sociais possibilitou o estimulo e as possibilidades de participação da população aa partir das demandas das localidades assim melhorando as condições para o exercício do controle social.
Mas dentre todas as conquistava os trabalhadores brasileiros que buscavam melhorias tiveram grandes avanços para melhoria nas condições de trabalho: O décimo terceiro (ou gratificação natalina) este pode ser pago em duas parcelas, adicional noturno; remuneração do trabalho superior ao diurno, o índice pago é 20% sobre o valor da hora normal e incide nos trabalhos entre 22:00 e as 5:00 horas do dia seguinte, horas extras: são horas pagas por trabalhos executados quando o trabalhador trabalha horas superior a oitos diárias. Férias mais o terço constitucional adicional por insalubridade, adicional de periculosidade, equiparação salarial, fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) convenções e acordos coletivos de trabalho. A constituição federal garante a relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, seguro-desemprego involuntário, fundo de garantia por tempo de serviço, rescisão indireta do contrato de trabalho, ocorre quando quem descumpre o contrato é o empregador, demissão sem justa causa; quando o empregado tem seus direitos, não se pode demitir quando ele tiver garantia de emprego. Só pode demitir por justa causa quando o empregado cometer atos como: improbidade, incontinência de conduta, indisciplina, abandono de emprego, insubordinação, condenação criminal, desídia.
Outros direitos e garantias constitucionais ao trabalhador: licença maternidade, sem prejuízo do emprego e do salario com a duração de 120 dias,
Licença paternidade nos termos fixados na lei, proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, assistência aos filho e dependentes desde o nascimento ate cinco anos em creche e pré-escolas.
Conclusão
Este trabalho teve a finalidade de um conhecimento aprofundado das politicas sociais no Brasil a partir do século xx. Vimos que ela pode ser entendida como proposta para o enfrentamento dos problemas sociais foi neste contexto podemos os identificar a politica social sendo usada para solucionar os conflitos entre trabalhadores e empregador que devido a falta de leis ,as condições de vida nos centros urbanos, se tornava cada vez mais degradante das pessoa pobres. Podemos ver que os desafios do serviço social não é fácil mas temos que continuar a buscar base de sustentação que deem conta do desenvolvimento no exercício profissional na busca dos direitos sociais, da cidadania e da justiçasocial.
A partir das lutas organizadas por partes de trabalhadores juntamente com sindicatos, houve grandes mudanças nos direitos básicos e assistência social, na vida cotidiana de quem antes não tinha direito algum, e isso aconteceu porque o povo lutou por direitos, mais o passo mais importante deste acontecimento foi o governo de Getúlio Vargas que deu inicio á um projeto de urbanização, industrialização e industrialização a partir de um sistema autoritário, mas rompendo a oligarquia agro exportadora, iniciando o projeto de desenvolvimento, o grande passo dado foi a criação do ministério do trabalho que tinha como função primordial a conciliação entre o trabalhador e o empregador, outro ponto positivo do deu governo foi a discursão da assistência social aos trabalhadores e a legislação social e trabalhistas brasileira demonstrando considerar as reivindicações dos trabalhadores urbanos. A constituição de 1988 que deu um grande passo pra uma sociedade mais justa, que visava os direitos básicos de assistência social. Ela é para a maioria das nações a mais importante norma constituinte, é responsável por estabelecer as diretrizes de toda atuação humana no território brasileiro. 
Esta constituição possibilitou no plano legal as legalidades de ampliação do exercício da cidadania e democracia e em especial quando amplia os espaços institucionais de participação, que desde o começo do século xx veem lutando pelos direitos de um para um país com democracia, visando uma assistência social, onde seus direitos seriam respeitados e deveres teriam uma definição mais clara perante uma constituição, que amparassem.
Referências
Batistute,Jossan; Wagner Roberto Marquesi; Martinez Vinicius C; Bofill. Daniel Vanoni; Ricardo,José Caetano Costa,Direito e legislação social, Pearson 2009. Da Luz Clarice Kernkamp; Lucimar Pereira Maria, Polítcas sociais1 Pearson 2013; Maria, Ferreira Cláudia, Fundamentos históricos teóricos e metodológicos de serviço social IV, Pearson, 2009; Machado Ednéia Maria; Obikawa, Renato Kyosen politica Políticas Sociais; Nascimento, Selmo Da Silva, estudos trabalhados.org.

Continue navegando