Buscar

Apol Serviço Social Concepções Contemporâneas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Serviço Social: Concepções Contemporâneas
No período de industrialização, a profissão do Serviço Social já está institucionalizada, apresenta um mercado de trabalho consolidado, mostrando-se útil e necessária para o funcionamento racional das instituições, operando as políticas sociais e contribuindo para o processo de reprodução das relações sociais. Passa por uma reorientação metodológica para atender às novas configurações do desenvolvimento capitalista, sem abandonar, contudo, sua formação doutrinária. Desta forma, sob que fundamentos pautou o trabalho do assistente social neste período desenvolvimentista? Assinale a alternativa correta
	D	O Serviço Social buscou nas Ciências Sociais e, com elas, a visão funcionalista americana.
Questão 2/5 - Serviço Social: Concepções Contemporâneas
As políticas sociais que se gestaram, no Brasil, especificamente, no período de transição da economia cafeeira para a urbano-industrial, configuraram-se como mecanismos de enfrentamento à questão social, trazendo consequências no tratamento desta e na relação entre Estado e a classe trabalhadora. Qual é considerada a origem da questão social? Assinale a alternativa correta.
	D	Processo de acumulação do capital e a emergência da classe operária em busca dos direitos trabalhistas e de qualidade de vida.
Questão 3/5 - Serviço Social: Concepções Contemporâneas
A Revolução Burguesa buscou superar as deficiências originadas do passado colonial, entendendo-se que essa busca conduziu o Brasil à transformação capitalista, mas não à esperada revolução nacional e democrática. O Estado implementou uma política de aliança com as frações das mesmas classes que já estavam no poder, caracterizando-se por uma política de massa tendo como pano de fundo o controle da classe operária e a repressão à sua organização. Neste período, a Igreja também vivenciou a crise de hegemonia instituindo um movimento de resistência. Como ficou, na história, conhecido este movimento de resistência da igreja católica e qual foi seu objetivo? 
	A	Movimento da Reação Católica e teve como objetivos a recristianização nacional e a reaproximação entre Igreja e Estado.
Questão 4/5 - Serviço Social: Concepções Contemporâneas
A constituição histórica da profissão do assistente social deriva das necessidades do Estado em controlar e atender, ainda que parcialmente, as necessidades da classe operária em expansão. A profissão é requerida pelo Estado e pela burguesia e se expressa a partir dos seus interesses e objetivos e não daqueles que serão seus principais usuários. Nesse sentido, como era visto a profissão e o trabalho do assistente social frente a essas demandas?
	A	A profissão tem como tarefa principal implementar as condições necessárias ao processo de reprodução da vida social e suas relações, influenciando sobre o cotidiano dos indivíduos, trabalhador e famílias estabelecendo uma postura de tutela e vigilância com um teor doutrinário e moralizador.
Questão 5/5 - Serviço Social: Concepções Contemporâneas
As concessões de bolsas de intercâmbio estimularam alguns profissionais de Serviço Social a buscar especialização nos EUA, o que lhes oportunizaria entrar em contanto com a elaboração teórica do Serviço Social norte-americano. Iracy Junqueira (1954), uma das profissionais que se beneficiou com as bolsas de intercâmbio, entendia que a cooperação do Serviço Social com a ONU era indispensável na execução dos programas de desenvolvimento. Para Junqueira, quais eram os objetivos do Serviço Social neste momento da história da profissionalização do Serviço Social?
	C	Os objetivos do Serviço Social deveriam estar voltados para a recuperação individual dos desajustados, e para a criação de recursos que pudessem suprir as deficiências e os problemas sociais e econômicos vivenciados pela população brasileira.

Outros materiais