Buscar

ETNICO RACIAIS - Respostas palestra Silvio Almeida Palestra

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
ATIVIDADE – AULA 3
Palestra “História da discriminação racial na educação brasileira”, Prof. Silvio Almeida 
NOME:
ORIENTAÇÕES PARA ESTUDO:
- Procure saber quem é o prof. Silvio Almeida.
1) O racismo é que cria a ideia de raça. (3´50´´)
Explique com suas palavras o que entendeu pela afirmação acima.
Eu entendo que o racismo é algo estrutural onde a ideia de raça é constantemente reproduzida. 
2) “Enxergamos a educação como antagônica ao racismo. Achamos que a educação sempre tem um papel transformador. Isso não é verdade. Se não fosse a educação, o racismo não teria conseguido se reproduzir. O racismo precisa da educação para se perpetuar”. (4´30´´)
Qual é o papel da educação na reprodução do racismo? (6min)
Como pensar a educação como emancipadora?
A educação, ao mesmo tempo em que colabora com a reprodução do racismo, também é um processo para enfrentamento do racismo, o acesso à ela sempre foi uma das principais pautas do Movimento Negro.
Para pensar na educação como emancipadora é necessário pensar na educação como um processo político, relacionando-a com a economia política, fruto das relações sociais.
3) O que o prof. Silvio Almeida entende por raça e racismo?
Ele entende que racismo é . E raça é algo que só pode ser pensado no campo da história. Não mantém o mesmo significado durante a história.
4) “Raça tem que ser pensada no campo da história. A concepção de raça muda ao longo da história”.
Explique com suas palavras o que entendeu pela afirmação acima.
A raça, por ser pensada no campo da história, pode ser superada. Ela muda ao longo da história, porque no século XVI raça era algo do campo da ciência, da biologia, uma forma de classificação dos seres. Hoje em dia ela é usada para dividir pessoas.
5.) Comente as afirmações a seguir:
· “Raça não explica nada. Raça foi feita para discriminar as pessoas. Dividir as pessoas. Surge na modernidade. E ganha os contornos contemporâneos no século XIX”. Antigamente raça era classificação de seres, algo natural, biológico, mas agora é um fenômeno da modernidade, ou seja, do capitalismo, iluminismo, racionalidade e ao colonialismo e escravidão.
· “Raça é uma tecnologia de poder. Justifica-se meios de intervenção e controle sobre outros”.
· Para a raça se reproduzir é necessário ser justificada, gerando a ideia de uma raça ser superior a outra, como a “raça ariana”.
· “Não tem raça e racismo sem sexismo. Controle sobre o corpo das mulheres”. 
· Controle sobre os casamentos, com quem pode ou não casar ou se relacionar, para poder diminuir a taxa de natalidade de outras raças, controle da raça da população.
6.) “A questão da raça não é só moral, e é tratada na educação desta forma. Mas a raça é política e econômica. Quando tem crise é necessário decidir quem vive e quem morre na crise.” Explique com suas palavras o que entendeu pela afirmação acima.
Eu entendi que a questão da raça também é vista como algo “hierárquico”, onde os brancos sempre terão privilégios e prioridades diante os demais. 
7.) “O Estado é uma instituição. A escola também. O racismo institucional é o local onde o racismo institucional se reproduz, é o meio. O Estado é necessário para a reprodução das estruturas da sociedade. Instituições que reproduzam as práticas racistas e do capitalismo” (39 min). O que são racismo institucional e o racismo estrutural, de acordo com o Prof. Sílvio Almeida?
O racismo institucional é o racismo dentro das instituições, como escolas, como o Estado. Mas, antes de tudo, o racismo é algo estrutural, da estrutura social, não é criada pela instituição, pelo contrário, elas reproduzem o racismo estrutural.
8.) “Representatividade é importantíssimo, mas não é tudo. Ela pode ser manipulada. Não basta ter pessoas negras dentro das instituições e achar que isso vai acabar com o racismo por si só.” Explique com suas palavras o que entendeu pela afirmação acima.
Eu entendi que esse tipo de política ou decisão das instituições que contratam pessoas negras como funcionários não é algo que irá acabar com o racismo. Não é o suficiente. Do mesmo jeito que as cotas não irão acabar com o racismo. Isso são medidas paliativas de uma dívida histórica. O racismo deve ser amplamente discutido, compreendido e combatido por todos.
9.) “A igualdade racial é uma ideologia, preservada nos discursos e práticas.” (1h3min). Explique o que entendeu nesta aula sobre o Mito da democracia racial. 
A suposta “igualdade racial” é algo presente em nossa sociedade atual por existir o racismo velado. Não algo 100% explícito, é uma ideologia de segregação que impossibilida a ascensão social dos negros. Dessa forma, é passada de geração em geração como algo “natural”, muitas vezes imperceptível para aqueles que a praticam.
“Pensar e estudar é um ato revolucionário nos dias de hoje”. 
(SILVIO ALMEIDA, 1h46min)

Continue navegando

Outros materiais