Buscar

ETNICO RACIAIS - Ailton Krenak

Prévia do material em texto

Helena Kira – 14/03/2021
Educação Física – Universidade Federal Fluminense (UFF)
Educação física e educação das relações étnico-raciais – Profª Claudia
Lugar de luta
	Ailton Krenak é um indígena de 67 anos de idade nascido no interior do estado de Minas Gerais, em Itabirinha, na região do Médio Rio Doce. Possui muitos anos de luta pelos direitos dos índios e da preservação da natureza, também é ambientalista e escritor, reconhecido internacionalmente pelas causas que defende. Estava presente na Assembleia Constituinte que deu origem à Constituição de 1988 e surpreendeu a todos ao pintar seu rosto com jenipapo durante seu discurso que clamava contra medidas que representavam um retrocesso na luta pelos direitos indígenas.
Durante a pandemia desenvolveu uma série de textos e palestras sobre o assunto. Ele acredita que as pessoas não são importantes apenas se estão produzindo, ou seja, com saúde para trabalhar e girar a economia (como defende o neoliberalismo), para ele, a vida é importante para qualquer indivíduo, seja ele idoso, na idade ativa, ou recém-nascido. É preciso mudar a ideia de vida que o sistema capitalista impôs sobre nossa sociedade. Em todas as suas falas e textos ele relaciona a vida com a natureza. Sempre reforça a ideia de que é necessário respeitar a natureza, nossas florestas, matas, fauna, e flora que ela, em troca, irá fornecer tudo o que precisaremos para viver. Entretanto, com o capitalismo e a globalização, a sociedade contemporânea tem se tornado cada vez mais consumista e desconectada da natureza, uma realidade totalmente oposta do mundo indígena. Ailton relata em uma das suas falas que no final da década de 80 e início dos anos 90 o movimento indígena incentivou alianças entre os movimentos sociais e a sociedade, como forma de somar forçar por um objetivo comum, por isso Krenak acredita que os seringueiros e as comunidades ribeirinhas de hoje em dia deveriam utilizar essa “Aliança dos Povos da Floresta”, criada no último encontro de celebração de Chico Mendes, para ajudar à combater e frear os absurdos do atual governo – totalmente favorável à depredação e desmatamento do meio ambiente das florestas brasileiras.
Ailton Krenak, um líder indígena que deu voz aos quase 1 milhão de índios brasileiros, é um exemplo inspirador para todos aqueles que não compactuam com os ideais do governo atual.

Mais conteúdos dessa disciplina