Buscar

O simbolismo da escada do painel de C

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A.:.G.: DO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO
GRANDE LOJA MAÇONICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
A.:.R.:.L.:. M.:. PAULO ROBERTO RIBEIRO LEMGRUBER Nº 177
 
PEÇA DE ARQUITETURA: O simbolismo da escada do painel de C.´.M.`. 
IR.:. COMP.:. M.:. : RAFAEL DO NASCIMENTO
OS nossos antigos IIr.`. chegavam ao pé de uma escada em caracol, cuja ascensão lhes era obstada pelo 1º Vig.`. que lhes exigia o S.`., o T.`., e as PP.`. do segundo Grau.
O significado da palavra P.`. P.`. e Fartura, Abundância e teve origem na época em que um exército dos Efraenitas atravessou o rio Jordão para combater jefté, famoso general Gilieadita. Jefté enviou destacamentos para guardar as passagens do Jordão, por onde deveriam forçosamente os insurretos fugir para seu pais. . Deu ordens severas, para que fosse executado qualquer fugitivo que por aí passasse se confessasse Efrainita. Aquele que negassem ou usassem de subterfúgios, seriam obrigados a pronunciar a palavra Sch.`. . Os Efrainitas por defeito vocal próprio de seu dialeto, não pronunciavam Sch.`. mas Si.`. . 
Deste modo, a ligeira diferença de pronúncia descobria a nacionalidade e custar-lhes-ia a vida.
Foi então a palavra que servia para distinguir amigos de inimigos resolveu Salomão adotá-la como P.`. P.`. dos CComp.`. . Por isso, depois de nossos antigo IIr.`. darem a P.`. de P.`. ao 1º Vig este dizia-lhes: Passe Sch.`. que subiam a escada em caracol constituída de 3, 5 e 7 degraus, porquê Três governam a Loja, Cinco a constituem e Sete ou mais a tornam perfeita.
Os Três que governam a loja são: o Ven.`. Mestre e os dois VVig.`. ; os Cinco que as constituem são os Três que a governam e mais dois CComp.`. MM.`. ; os Sete que a tornam perfeita são dois AApr.`. MM.`. adicionados aos cinco que a constituem.
Três governam uma Loja, porque três foram os Grão-mestres que presidam a construção do templo de Jerusalém: Salomão, rei de Israel, Hiram, rei de Tiro e Hiram Abib, Cinco constituem a Loja em consideração as cinco nobres ordens de Arquitetura: Jônica, Dórica, Coríntia, Compósita e Toscana; Sete ou mais a tornam perfeita, porque Salomão gastou mais de sete anos na construção, acabamento e consagração do templo de Jerusalém ao serviço de Deus. Há, também, neste número, uma alusão as sete artes e ciências: Gramática, Retórica, Lógica, Aritmética, Geometria Música e Astronomia.
A lenda da escada em caracol pode, também ser considerada como alegoria, na qual, um jovem tendo passado a adolescência como Apr.`.M.`., tenta ousadamente avançar e subir, apesar do caminho tortuoso e da subida difícil, na esperança de, pela diligência e pela perseverança, chegar à idade madura como um mestre esclarecido.

Outros materiais

Outros materiais