Buscar

APS - Estrutura e Função Humana 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS – ESTRUTURA E FUNÇÃO HUMANA
A - Conforme o caso, o indivíduo realizou uma ressonância magnética, para avaliação do tumor. Defina os planos de secções (cortes) utilizados para estudo neste tipo de exame.
R: Os planos de secções utilizados na ressonância magnética são os Planos Axial. Coronal e Sagital.
B - Analise o exame do caso clinico e cite a secção presente na imagem, da ressonância magnética.
R: O plano representado na imagem do caso é o plano axial. 
C - O exame de imagem evidenciou um comprometimento do tronco encefálico. Faça um mapa conceitual da divisão do Sistema Nervoso, detalhando ainda, as partes do tronco encefálico. 
D - Quais as células que constituem o tecido nervoso?
R: O tecido nervoso é constituído por neurônios que são responsáveis pela função receptiva e pelas células da glia que são responsáveis pela proteção e sustentação dos neurônios.
E - O paciente apresenta paralisia do nervo facial. Explique do ponto de vista histológico, o que é um nervo.
R: São estruturas anatômicas que são distribuídas por todo o corpo humano, formados por axônios e dendritos, eles são responsáveis pelos impulsos elétricos nervosos do nosso corpo.
F - Analise os sintomas do caso clínico e explique a relação com o tumor no tronco encefálico.
R: O caso clínico nos mostra um tumor cerebral, que é classificado como um tumor cerebral primário, o tumor está se expandindo rapidamente, tendo crescimento anormal das células que acabam comprimindo e destruindo as saudáveis do cérebro.
G - Para que uma informação seja passada de um neurônio para outro, a transmissão de impulso nervoso, envolve um mecanismo denominado potencial de ação. Explique a fase de despolarização e repolarização da membrana celular.
R: A despolarização celular ocorre quando um potencial de ação é liberado pela célula, em que os canais de sódio são abertos, de forma a aumentar os níveis deste elemento no interior da célula, tornando-a mais positiva, deixando-a polarizada. A repolarização ocorre após a despolarização, pela abertura dos canais de potássio e fechamento dos canais de sódio, reequilibrando ao potencial de repouso.
H - A comunicação rápida e precisa entre neurônios é possível devido a dois mecanismos: condução axonal e transmissão sináptica. As sinapses são estruturas especializadas que permitem comunicação elétrica entre células excitáveis. Elas se subdividem em sinapse elétrica e sinapse química. 
Diferencie-as e correlacione com o seu papel na transmissão da informação. 
R: A comunicação dos neurônios é feita através da sinapse, a sinapse elétrica permite que uma corrente de íons passe direto de uma célula para outra, sendo feito de uma extremamente rápida, já na sinapse química ocorre através da transmissão do impulso nervoso por moléculas neurotransmissores que modulam respostas especificas dificultando seu potencial de ação.

Continue navegando