Buscar

APS- Estrutura e função

Prévia do material em texto

Atividade Prática Supervisionada 
Nome: Stefany da Costa Gomes RA:21402446
------------------------- Estudo De Caso- Tumor de Tronco Encefálico-----------------
1- Conforme o caso, o indivíduo realizou uma ressonância magnética, para avaliação do tumor. Defina os planos de secções (cortes) utilizados para estudo neste tipo de exame.
R: Os tipos de plano de secção podem ser feitos são: plano sagital, plano coronal e plano transversal.
2- Analise o exame do caso clínico e cite a secção presente na imagem, da ressonância magnética.
R: A secção presente é o plano transversal, onde separa a parte superior da inferior.
3- O exame de imagem evidenciou um comprometimento do tronco encefálico. Faça um mapa conceitual da divisão do Sistema Nervoso, detalhando ainda, as partes do tronco encefálico.
4- Quais as células que constituem o tecido nervoso?
R: As células que constituem o tecido nervoso são os neurônios e células da Glia.
5- O paciente apresenta paralisia do nervo facial. Explique do ponto de vista histológico, o que é um nervo.
R: Nervos são um conjunto de axônios no sistema nervoso periférico 
6- Analise os sintomas do caso clínico e explique a relação com o tumor no tronco encefálico.
R: Os sintomas do caso clínico apresentado mostram um tumor cerebral, esse tipo de tumor apresenta aumento anormal de células dentro do crânio que leva a compressão e destruição de células saudáveis do cérebro. As características da doença são dor, falta de coordenação, fraqueza e rigidez muscular, convulsão, agitação motora entre outros. Ele pode ser caracterizado como duas formas: primário, onde o tumor está localizado no próprio crânio, ou secundário, quando o tumor tem origem em outro órgão e se espalha por outros órgãos do corpo (tumor metastático).
7- Para que uma informação seja passada de um neurônio para outro, a transmissão de impulso nervoso, envolve um mecanismo denominado potencial de ação. Explique a fase de despolarização e repolarização da membrana celular.
R: Neurotransmissores vão passando através do impulso elétrico, os receptores informam o sistema nervoso do que está acontecendo. Chamados de potencial de membrana (repouso) quando a bomba de Na e K está funcionando (3Na para fora e 2K para dentro) e assim, polarizando a célula. Quando o estímulo nervoso se intensifica, ele abre o canal de sódio voltagem dependente e ocorre a despolarização, ou seja, todo Na entra no MIC (que se torna positivo). Ao ficar extremamente positivo, fecha o canal de Na e abre o canal de potássio voltagem dependente, fazendo uma repolarização.
8- A comunicação rápida e precisa entre neurônios é possível devido a dois mecanismos: condução axonal e transmissão sináptica. As sinapses são estruturas especializadas que permitem comunicação elétrica entre células excitáveis. Elas se subdividem em sinapse elétrica e sinapse química. Diferencie-as e correlacione com o seu papel na transmissão da informação.
R: As sinapses elétricas ocorrem quando passa íons entre os neurônios, tornando o sinal mais rápido, e as membranas despolarizadas. Enquanto as sinapses químicas ocorrem quando passa impulso nervosos pelos neurotransmissores que na presença de hormônios modulam respostas específicas em células-alvo, de forma análoga ao sistema endócrino,

Continue navegando