Buscar

Prova português DISCIPLINA CURTE E SALVA TRABALHOS ACADEMICOS 34997691306

Prévia do material em texto

Prova português
1. A. O poema Ladainha aborda o descobrimento do Brasil, particularizando as denominações que a nova terra recebeu de seus descobridores: Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz e, finalmente, Brasil. Ele descreve sobre o pau-Brasil muito abundante no país, cujo foi responsável pelo nome indicado no poema como “certa madeira cor de sangue”, também descreve sobre a natureza plantas e pássaros. 
b. O poema retrata o Brasil como uma terra cheia de natureza, as pessoas nativas como “bárbaros” rudimentares, “mulheres nuas” e o termo “cantos bárbaros de pajés em poracés batendo os pés” são expressões que mostram o quanto os indivíduos eram tidos como uma sociedade que não era desenvolvida, assim como os europeus, com suas roupas e costumes. A natureza foi retratada como cheia de graça e cheia de luz, demonstrando apreço e admiração pelo contexto natural do país.
c. o termo “lhe” remete a ilha de Vera Cruz, o nome que foi dado ao Brasil.
2. O tema do poema autopsicografia é a criação do poema como resultado do fingimento poético, realizando uma reflexão sobre o “eu lírico”, o pensar dos poetas. Se trata de uma reflexão sobre o fazer poético através da metalinguagem, visto que o texto consiste em criar um poema por meio do qual se discute o próprio processo de construção, em que os autores se inspiram e escrevem poesia.
3. A escolha de não usar vírgula proporciona ao leitor a impressão das cores misturando na multidão, pernas multicoloridas.
4. O poema dialoga com a primeira fase do modernismo, que é conhecida como a fase heroica do modernismo, e retrata tal movimento literário porque os autores defendiam que a literatura deveria se aproximar do cotidiano, ou seja, tenta trazer a realidade dialogando com todos jornalísticos, fatos do cotidiano e utilizar uma linguagem do dia a dia. Por isso mesmo, os autores da época, assim como essa linha eram contra a “erudição” e os “arcaísmos”. Dessa maneira, quando o poeta Bandeira escreve um poema que mais se parece com uma notícia de jornal, ele evidencia a poesia da época se associa a essa estética do cotidiano.
5. a) Euclides da Cunha, Graça Aranha, Monteiro Lobato.
6. “ela está meio nervosa” a palavra meia é um substantivo para designar uma peça de vestuário, quando quer se expressar o advérbio de intensidade equivalente a “mais ou menos”, “um pouco”, utilizando a expressão meio, deve ser empregado no masculino e no singular, invariavelmente. O correto, portanto, é dizer “meio nervosa”.
7. c: concordância nominal com “movimentos”. Justifica-se, pois, o termo "preservados" concorda com "movimentos" quando se muda a ordem: "tenho os movimentos preservados".
8. d: O termo “meio” têm a função de advérbio e significa: mais ou menos. Justifica-se, pois, o termo “meio” significa “mais ou menos” é um advérbio de intensidade. Do contrário, se significa “metade”, é um numeral.
9. Alternativa a: Ante o perigo, os guardas se mantinham alertas. Sendo que, o correto seria “Ante o perigo, os guardas se mantinham alerta.”

Continue navegando

Outros materiais