Buscar

Anki fisiologia - débito cardíaco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anki fisiologia - débito cardíaco
O que é o débito cardíaco/volume minuto cardíaco e como ele é expresso? Volume de sangue ejetado (jogado pra fora) pelo ventrículo por minuto, usualmente expresso em litros por minuto. 
Como o débito cardíaco é determinado? 
Multiplicando-se a frequência cardíaca pelo volume sistólico.
O que é a frequência cardíaca? Número de batimentos por minuto.
O que é o volume sistólico? Volume de sangue ejetado pelo ventrículo durante cada batimento. Volume diástolico final - volume sistólico final.
Como o débito cardíaco pode ser modificado?
Se houver variações na frequência cardíaca ou volume sistólico.
O que ocorre se aumentar a frequência cardíaca? O débito cardíaco também aumenta.
Como a despolarização do nodo SA pode ser modificada? Pela ação dos nervos simpáticos e parasimpáticos e pela adrenalina plasmática (hormônio da glândula adrenal).
Como um aumento na frequência cardíaca pode ser obtido? Devido à estimulação das fibras simpáticas ou devido à adrenalina circulante (proveniente da medula da adrenal), aumentando consequentemente o débito cardíaco. 
O que a estimulação das fibras parassimpáticas causam? Porque? 
Uma redução na frequência cardíaca e consequente diminuição do débito. Pois a acetilcolina, liberada junto às células do nódulo SA pelos neurônios parassimpáticos, torna mais lenta a sua despolarização, porque aumenta a permeabilidade da membrana ao potássio (que sai da célula), fazendo com que as células-marcapasso demorem mais a atingir o limiar. Isso porque estão perdendo cargas positivas no momento em que mais potássio sai da célula, resultando em maior tempo entre as despolarizações e consequentemente das contrações. 
Qual o efeito a noradrenalina liberada pelos neurônios simpáticos exerce? Diminui a permeabilidade ao potássio das células marcapasso, havendo um intervalo menor entre os batimentos.
Onde estão localizadas as fibras parassimpáticas? No nervo vago.
Por onde ocorre a distribuição do débito cardíaco? Para onde o volume ejetado de sangue vai? Circulação esplâncnica (órgãos da cavidade abdominal), rins, músculos esqueléticos, cérebro, coronárias, ossos e pele.
Porque, mesmo sendo órgãos pequenos, boa parte do sangue do débito cardíaco (20%) vai para os rins? Pois eles são responsáveis por filtrar o sangue.
Outros fatores além dos nervos simpáticos e parassimpáticos podem também alterar a frequência do coração. Quais são? A medula da adrenal, que libera adrenalina na corrente sanguínea acelera o coração. A temperatura, as concentrações de eletrólitos no plasma e outros hormônios diferentes da adrenalina.

Continue navegando