Buscar

Métodos de Diagnóstico por Imagem quais são e diferenças

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Métodos de Diagnóstico por Imagem: quais são e diferenças
Mais de um século de desenvolvimento separam as primeiras descobertas do físico Wilhelm Röntgen, ganhador do prêmio Nobel por seus trabalhos com raios X, e o que entendemos dos métodos de diagnóstico por imagem hoje. Além disso, além dos raios X, outros métodos de diagnóstico por imagem foram desenvolvidos. Atualmente, há uma ampla gama de exames utilizados para diagnosticar doenças. Os principais métodos de diagnóstico por imagem são:
· Radiografia
· Mamografia
· Tomografia Computadorizada
· Ressonância Magnética
· Ultrassonografia
· Densitometria Óssea
· Cintlografia
· Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET)
· Tomografia por Emissão de Pósitrons acoplada à Tomografia Computadorizada (PET-CT)
· Tomografia por Emissão de Pósitrons acoplada à Ressonância Magnética (PET-RM)
A seguir, vamos falar um pouco sobre cada tipo de exame, apresentando suas principais características.
Radiografia
A radiografia é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais antigo. Produz imagens das estruturas do corpo humano através da utilização de radiação ionizante (raios X). Por essa razão, pode haver restrições para gestantes se submeterem a este tipo de exame. Algumas de suas principais indicações são a avaliação de estruturas ósseas e articulares (fraturas, por exemplo), e a avaliação de doenças pulmonares (pneumonias, por exemplo). Pode também ser realizado com a administração de meios de contraste para permitir uma melhor avaliação de determinados órgãos e estruturas, como os vasos sanguíneos e vísceras ocas. Os meios de contraste mais utilizados são a base de iodo ou bário. Os aparelhos também podem ser portáteis, um grande benefício a pacientes com mobilidade reduzida e acamados.
Tomografia computadorizada 
A tomografia computadorizada é um dos métodos de diagnóstico por imagem que também utiliza radiação ionizante (raios X) para gerar imagens. Entretanto, produz imagens tridimensionais, enquanto a radiografia cria imagens bidimensionais. Como faz uso de radiação ionizante, também pode ter restrições para gestantes. Gera imagens com alta resolução espacial. Além disso, sua resolução de contraste permite diferenciar e analisar melhor do que a radiografia os diferentes tecidos presentes no corpo humano. Tais como: ossos, partes moles, vasos sanguíneos, vísceras abdominais, pulmões, entre outros. Por ser um exame rápido e preciso, a tomografia computadorizada é bastante utilizada, inclusive em emergências. Tal como a radiografia e outros métodos de diagnóstico por imagem, pode ser realizado com a administração de meios de contraste. Permite a realização de exames angiográficos para avaliação dos vasos sanguíneos e o diagnóstico de certas patologias, o que muitas vezes não seria possível sem o seu uso.
Ressonância Magnética
Esse exame utiliza um campo magnético, ondas de radiofrequência e bobinas receptoras para gerar imagens do corpo humano a partir das moléculas dos diferentes tecidos do corpo. Ao contrário da radiografia e da tomografia computadorizada, o equipamento de RM não utiliza radiação ionizante. Portanto, é um exame mais seguro para gestantes (mesmo não havendo relatos de riscos para o feto, recomenda-se evitar durante o 1º trimestre da gestação). É um dos métodos de diagnóstico por imagem com altíssima resolução de contraste. Permite avaliar de forma detalhada as diversas estruturas e órgãos do corpo humano, com destaque para os órgãos abdominais, para o encefálo e para estruturas do sistema musculoesquelético, incluindo uma avaliação sob outra ótica de estruturas ósseas. É importante destacar que a ressonância magnética nem sempre é o “melhor” método de diagnóstico por imagem. Isso porque, para a avaliação de cada doença, são indicados métodos de diagnóstico por imagem diferentes, e nem sempre a Ressonância Magnética é um deles ou o melhor entre eles. Ademais, também pode ser feito com a administração de meio de contraste paramagnético por via endovenosa (gadolínio), melhorando sua precisão para diagnosticar algumas patologias.
Ultrassonografia
A ultrassonografia fornece imagens produzidas por meio de ondas sonoras, produzidas e, depois, detectadas por meio de um transdutor (parte do aparelho que entra em contato com o corpo). Não utiliza radiação ionizante e é bastante seguro para mulheres gestantes. É amplamente utilizada na avaliação dos órgãos abdominais, dos vasos sanguíneos e é o principal método para avaliação fetal ao longo da gravidez. Muitos confundem o conceito, mas o Doppler nada mais é do que uma Ultrassonografia que faz uso de uma função específica dos equipamentos habituais de ultrassom. Assim, permite estudar o sentido e a velocidade do fluxo do sangue dentro dos vasos sanguíneos através da aplicação do Efeito Doppler.
https://star.med.br/metodos-de-diagnostico-por-imagem/

Continue navegando