Buscar

Atividade 01

Prévia do material em texto

 H 	HÉLCIO DE ABREU DALLARI JÚNIOR
PhD em Ciências – Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP (SP – BRAZIL). Tutor para Gestão Social em Saúde – Banco Interamericano de Desenvolvimento/BID e Instituto Interamericano para
o Desenvolvimento Econômico e Social/INDES (Washington, D.C. – U.S.A.). MSc em Direito do Estado – Faculdade de Direito – Universidade de São Paulo/USP (SP – BRAZIL).
BSc em Ciências Jurídicas – Faculdade de Direito – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC (SP – BRAZIL).
LABORATÓRIO DE DIREITO PÚBLICO
Atividade 01
Todos nos lembramos da grave situação relacionada à ocorrência do rompimento das barragens de Mariana (MG), em 05 de novembro de 2015, com 19 mortos, e de Brumadinho (MG), em 25 de janeiro de 2019, com 270 mortos.
Com base nisso, vamos realizar a presente atividade, analisando os seguintes questionamentos.
1. Identifique quais são os órgãos com competência de fiscalização relacionada à política pública nacional de manutenção da integridade estrutural e operacional de barragens.
A PNSB (Plano Nacional de Segurança de Barragens) de nº 12.334/10 prevê que em seu at. 2º “Para os efeitos desta Lei, são estabelecidas as seguintes definições: V- órgão fiscalizador: autoridade do poder público responsável pelas ações de fiscalização da segurança da barragem de sua competência.” E também conta com o art. 5º, caput, que estabelece “A fiscalização da segurança de barragens caberá, sem prejuízo das ações fiscalizatórias dos órgãos ambientais integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama)” e em seus incisos, há a descrição das competências de acordo com seus fins. As Agências que realizam o poder de polícia são a Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Nacional de Mineração (ANM), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, além dos que integram o Sisnama. Estes atuam conjuntamente para promover a segurança das barragens.
2. No momento presente, diante do cenário atual de adoção de medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública relacionada ao surto de covid-19, os recursos relacionados à fiscalização de barragens devem ter outro uso, sendo destinados ao combate emergencial desta pandemia?
Fora sancionado pelo Presidente da República, um decreto em 2020 (Decreto nº 10.282, de 20 de março de 2020) que define os serviços públicos e as atividades essenciais que deveriam permanecer vigentes durante o período de pandemia do Covid-19. Em seu art. o 3°, § 1º, inciso XXVII define que “São serviços públicos e atividades essenciais aqueles indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, assim considerados aqueles que, se não atendidos, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população, tais como: XXVIII - monitoramento de construções e barragens que possam acarretar risco à segurança.” Logo, torna-se impossibilitada a transferência de recursos de uso da segurança das barragens ao combate à pandemia do Covid-19 vez que colocaria a população em risco e este deve ser um serviço público vigente durante o período excepcional que estamos vivendo.

Continue navegando