Buscar

ÉTICA E BIOÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ÉTICA E BIOÉTICA
1- De acordo com o Código de Ética Médica (Resolução CFM nº 1.931, de 17 de setembro de 2009), analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas. 
( ) É vedado ao médico consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa. 
( ) É vedado ao médico incluir, em anúncios profissionais de qualquer ordem, o seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina. 
( ) É vedado ao médico divulgar, fora do meio científico, processo de tratamento ou descoberta cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido cientificamente por órgão competente. 
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é ?   
Resposta: V, F, V 
2- De acordo com os Princípios da Bioética, quando um profissional propõe tratamento a um paciente buscando fazer o bem a esse, está cumprindo o princípio da:  
Resposta: Beneficência
3- Quais são os 5 princípios da Bioética:
Resposta: Autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.
4- A medicina mudou, a assistência médico sanitária, hoje chamada assistência à saúde ou ainda mais apropriada; cuidado da saúde também recebeu grandes transformações. Assim como o olhar da sociedade perante os problemas morais relacionados ao processo saúde-doença também mudaram e estão mais criteriosos. Tais presunções ganham maior relevâncias após o nascimento da Bioética. Diante da perspectiva da Bioética, seus conceitos e diretrizes, é INCORRETO afirmar.    
Resposta: Conhece-se com o nome de Bioética àquele ramo da Ética que se ocupa de promulgar os princípios que deverá observar a consulta de um indivíduo no campo médico, ambiental e animal. 
5- Com relação ao novo Código de Ética Médica, em vigor a partir de 13 de abril de 2010, analise as afirmativas a seguir. 
I.O capítulo “Direito dos Médicos" estabelece em um de seus artigos que é direito do médico indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada a legislação vigente. 
II. capítulo “Responsabilidade Profissional" estabelece em um de seus artigos que por estar essa profissão inserida no contexto da sociedade como um todo, é vedado ao médico, independentemente dos ditames de sua consciência pessoal, deixar de realizar atos médicos permitidos por lei. 
III.O capítulo “Relação com Pacientes e Familiares" estabelece em um       de seus artigos que é vedado ao médico desrespeitar o direito do   paciente ou de seu representante legal de decidir livremente sobre a execução de práticas diagnósticas ou terapêuticas, salvo em caso de   iminente risco de morte. Assinale:  
Resposta: As afirmativas I e II estiverem corretas.
 
6- “Síntese de conhecimento e ação multidisciplinar para responder aos problemas morais no vasto campo da vida e da área da saúde. ... trata-se de ter os fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos que podem unir abordagens normativas da Medicina, do Direito, da Teologia e outros campos do conhecimento com a opinião da comunidade sobre essas questões.”. O texto está relacionado a:   
Resposta: Bioética.
   
7- A relação entre a bioética e a enfermagem ainda é pouco estudada, mas tanto a bioética quanto a enfermagem têm muito a contribuir uma com a outra e a ponte entre elas é o cuidado. Assinale a alternativa correta em relação aos princípios básicos da bioética.  
Resposta: autonomia, beneficência, não maleficência e justiça.
8- Sobre a responsabilidade civil de médicos e de hospitais na prestação de seus serviços, assinale a alternativa correta.  
Resposta: A responsabilidade dos hospitais, no que tange à atuação dos médicos que neles trabalham ou são ligados por convenio, é subjetiva, dependendo da demonstração da culpa.
9- Determinado paciente necessita passar por cirurgia eletiva, que será realizada em breve. Para que autorize a realização do procedimento, o paciente assina um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, aplicado pelo médico responsável. Esse consentimento livre e voluntário obedece ao seguinte princípio da Bioética:  
Resposta: Equidade.
10- O desempenho da instituição hospitalar é diretamente proporcional ao desempenho do administrador que deve ter:
Resposta: Consciência das funções básicas de planejamento, organização e liderança e dispor de grande capacidade de gestão administrativa.
11- Os Comitês de Bioética foram criados em 1976, nos Estados Unidos, por solicitação de um juiz, para tomar uma difícil decisão com relação à interrupção de medidas que mantinham viva uma paciente em coma. No Brasil, o primeiro comitê de Bioética implantado foi o do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, em novembro de 1993. Todas as afirmações abaixo são atribuições dos Comitês de Bioética, EXCETO:  
Resposta: Oferecer apoio jurídico a qualquer das partes envolvidas em conflito de ordem moral ou legal.

Continue navegando