Buscar

AF Línguas Libras - Pergunta 1 e 2

Prévia do material em texto

Sabemos que a LIBRAS é uma língua visual-espacial e a língua Portuguesa, é uma língua oral-auditiva. Com base nessa diferença às línguas gestuais-visuais são inferiores às línguas orais? Justifique?
Não. Algumas pessoas e até mesmo estudiosos de línguas orais tem afirmado que as línguas de sinais são inferiores às línguas orais. Isto se deve essencialmente à ignorância do assunto. O que temos visto nas últimas duas décadas é que as línguas de sinais demoraram muito tempo para se afirmarem como línguas, por terem sido vítimas de preconceito e até mesmo marginalizadas pela sociedade predominantemente ouvintista. A partir da década de 1990 após estudos pioneiros da linguista Lucinda Ferreira Britto e mais tarde por outros tantos nomes de expressão como, Lodenir Karnopp, Tania Felipe, Ronice Quadros, Gladis Perlin, Karin Strobel, e muitos outros tantos nomes do mundo linguístico, que esta falsa impressão foi desmascarada. Sabemos que os estudos da Libras ainda não são suficientes, principalmente pela complexidade da própria Libras, que permeia campos muito densos, como por exemplo, os Sistemas de Classificação, ainda pouco perscrutados pelos estudiosos o que nos proporcionará amplo material de estudo ainda por muitas décadas. Talvez a ausência de uma Gramática Oficial induza os estudiosos mais superficiais a acreditarem nesta falsa afirmação. Além do que, não seria justo comparar línguas de espectros tão distintos como estes: Português oral/escrito / linear já a Libras é visual / gestual / espacial /  multidimensional. Ver: Um paralelo entre a Libras e o Português.
Os Surdos passaram por três Filosofias de Ensino que marcaram a sua história (Oralismo, Comunicação Total e o Bilinguismo), Comente cada uma dessas Filosofias, citando qual foi a mais relevante para a educação dos Surdos.

Continue navegando