Buscar

Atividade 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 03
A depreciacação acelerada é formada por dois tipos, sendo a depreciação acelerada normal ou contábil e a depreciação acelerada incentivada.
A depreciação acelerada normal ou contábil consiste naquela que é reconhecida e registrada contabilmente, sendo regulada através do art. 312 do RIR/99 que reconhece a diminuição acelerada do valor dos bens móveis de uma empresa, devido ao desgaste maior exercido em uma atividade superior ao que é considerado normal. A dedutibilidade desta depreciação é dada conforme o número de horas diárias da operação, com base no art. 69 da Lei nº3.470/58.
Enquanto, a depreciação acelerada incentivada é considerada como um benefício fiscal, isto é decorre de uma implantação, modernização ou renovação dos equipamentos ou instalações da empresa, sua regulação é dada com base no art. 313 do RIR/99 e art. 57 da Lei nº4.506/64. Além disso, o lançamento contábil destas ações são isentos no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e na Contribuição Social sobre o Lucro líquido, contudo é registrada no Lalur  para a apuração do lucro real.

Outros materiais