Buscar

Efeito estufa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Olá, pessoal, boa noite!! Bora lá para mais um artigo.
O tema de hoje é: Extinção em massa: Gases do efeito estufa colocam vida marinha sob risco. 
há muitos anos já existe um consenso científico muito bem estabelecido de que atividades humanas estão superaquecendo o planeta, e que essa elevação de temperatura é responsável pelas mudanças climáticas, cada vez mais intensas, que temos vivenciado nas últimas décadas.
A mudança climática traz consigo o risco crescente de extinção entre espécies e sistemas.
De acordo com um estudo recente, pesquisadores modelaram futuros para a biodiversidade marinha sob diferentes projeções climáticas. E constataram que à medida que as emissões de gases de efeito estufa continuam a aquecer os oceanos do mundo, a biodiversidade marinha pode despencar nos próximos séculos para níveis não vistos desde a extinção dos dinossauros.
Os autores iniciaram o estudo combinando dados fisiológicos de espécies marinhas com modelos das mudanças climáticas. A ideia era prever como as mudanças nas condições dos habitats vão afetar a sobrevivência de animais marinhos em todo o mundo nos próximos séculos, e comparar o modelo às extinções em massa do passado, registradas em fósseis.
Eles descobriram que o modelo que projeta a biodiversidade marinha, o registro fóssil da extinção do fim do período Permiano e a distribuição das espécies observadas hoje seguem um padrão similar: conforme a temperatura dos oceanos sobe e a disponibilidade de oxigênio desce, a abundância de vida marinha cai. Isso porque, além de ser um fator de risco para espécies adaptadas a temperaturas mais frias, a água mais quente também tem menos oxigênio dissolvido que a água fria.
Esta diferença afeta o suprimento de oxigênio no oceano, causando ainda mais consequências: as taxas metabólicas das espécies sobem acompanhando a temperatura da água, portanto, a demanda de oxigênio aumenta, enquanto a disponibilidade deste cai. 
Os autores notaram que as espécies polares têm mais chances de extinção global porque não podem viver em outros habitats; já as espécies marinhas tropicais devem se sair melhor por terem recursos para lidar com as águas aquecidas e com baixa oxigenação nos trópicos, de modo que devem migrar conforme a temperatura das águas ao sul e norte dos trópicos aumente.
O estudo destaca a necessidade de ações imediatas para evitar estes cenários. Reduções agressivas e rápidas nas emissões de gases do efeito estufa são críticas para evitarmos uma grande extinção em massa das espécies nos oceanos. Entretanto, ainda há tempo para mudar a trajetória das emissões de CO2 e evitar a magnitude do aquecimento que pode causar esta extinção em massa concluiu os autores do estudo. 
E aí gostou do artigo? Compartilha com a galera também, e fique por dentro dessa questão tão importante a ser discutida!!! 
Confira abaixo o artigo na integra - “Avoiding ocean mass extinction from climate warming” - https://www.science.org/doi/10.1126/science.abe9039

Outros materiais