Buscar

Ativ Contextualizada Orçamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IMPLANTAÇÃO DE EMPRESAS E INSENTIVOS FISCAIS
Centro Universitário Uninassau
Marcos Antônio Cardoso de Almeida
01445961
Tecnólogo em Gestão Pública
Disciplina: Orçamentos, Custos e Finanças no Setor Público
ATIVIDADE CONTEXTATUALIZADA
Não dá para pensar em trair empresas para o município sem antes fazer levantamentos ou diagnósticos sobre o potencial atrativo que ele possui, visto que as empresas buscam se instalar em áreas que lhe oferecem alguma vantagem competitiva. Um bom e eficaz plano de ação se faz necessário, ou seja, sem planejamento não dá para si quer iniciar discussão sobre o assunto. 
Quando se pensa em desenvolvimento econômico local e nas possibilidades de intervenção das prefeituras, a ideia recorrente é oferecer incentivos para que as empresas decidam se instalar no município: isenção de impostos, terrenos a baixo custo, serviços de terraplanagem, entre outros. Na maior parte das cidades, a prefeitura cria um distrito industrial em uma área afastada do centro e próxima das principais vias de acesso, rodovias e ferrovias, oferecendo lotes com infraestrutura viária, água, luz e telefone. A participação do poder público local restringe-se à elaboração de leis que garantam os incentivos e regulamentem a utilização das áreas industriais, subutilizando seu potencial de intervenção.
As empresas buscam os melhores incentivos fiscais para instalar e manter suas instalações em determinado município, com isso, elas podem fazer uma melhor gestão financeira do negócio e podem reinvestir o que seria pago em tributação em novas estratégias visando o crescimento corporativo. Os incentivos fiscais são um meio de que o poder público dispõe para atrair e manter investimentos para suas regiões e tentar gerar emprego e renda. Alguns dos incentivos fiscais que podem ser adotados pelos municípios consistem em reduções ou isenções na cobrança dos tributos IPTU, ISS e o ITBI. Também podem ser estabelecidas baixas alíquotas para a cobrança de tributos, a exemplo do ISS
Entretanto, além dos incentivos fiscais, as organizações necessitam de mão de obra local qualificada e infraestrutura por parti do município para operarem.
No que tange a logística, o município que possua ou esteja perto de aeroportos, boas estradas e rodovias que interligam municípios e Estados, a fim de dá escoamento a produção, sai na frente. A mão de obra qualificada e até especializada se faz necessário para atender as empresas na produção e processos. As empresas também analisam se há hotéis, hospitais, escolas, shoppings ou áreas de lazer no município ou no seu entorno. No tocante a comunicação é necessária que a cidade possua um bom sinal de telefonia e internet, o que seria o básico para a instalação de qualquer empresa. Tratamento água, rede de esgoto e energia elétrica, são essenciais para atrair as empresas. 
Contudo, para atrair empresa ao município a fim delas se instalarem e contribuírem para o desenvolvimento da cidade gerando riquezas, emprego e renda, se faze necessário o prefeito com o apoio da câmara de vereadores criar leis, normas ou mecanismos legais de incentivos fiscais atrativos e investir na infraestrutura necessária. Não obstante é preciso atentar a critérios como compatibilidade de custos, interesse público, cumprimento da legislação e capacidade técnica do empreendedor. São critérios que devem nortear as negociações junto ao poder público e as empresas que desejar se instalar no município.

Outros materiais