Buscar

Replicacao do DNA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BIOB09 - BIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM
ESTUDO DIRIGIDO: Replicação do DNA
Turma: T02
Grupo: 07
Integrantes: Gabriel Menezes, Júlia Peneluc e Roquinaldo Freitas
Data: 01/06/2022
A partir da leitura e interpretação do material didático indicado, responda às questões propostas para posterior discussão em classe:
1. Porque a replicação do DNA é semiconservativa?
Porque no processo de replicação, a molécula de DNA mãe tem as duas fitas conservadas, uma vez que cada fita é usada como molde para a síntese de novas fitas complementares. Logo, após a duplicação, cada DNA filho é constituído de uma cadeia original e uma cadeia recém-formada, a qual teve uma fita original como molde.
2. Caracterize a origem de replicação e suas forquilhas.
A origem de replicação é o ponto de partida da replicação ao longo do DNA. Esse ponto é formado por sequências nucleotídicas ricas em adenina e timina, visto que essas formam menos pontes de hidrogênio em comparação aos pares guanina e citosina, o que facilita a separação da dupla hélice por ação de helicases, as quais reconhecem e são atraídas pelas origens de replicação.
Já as forquilhas, ou garfos de replicação, são estruturas em forma de “Y” formadas pela ação de helicases, que rompem as pontes de hidrogênio, abrindo a dupla hélice. A partir de uma origem de replicação, são formadas duas forquilhas bidirecionais, que vão separando o DNA à medida em que se deslocam pela dupla hélice. A forquilha de replicação possui estrutura assimétrica, visto que em uma das cadeias a síntese do DNA é contínua (fita líder), enquanto na outra ocorre de forma descontínua (fita retardada).
3. Descreva o mecanismo de replicação do DNA em procariotos, diferenciando os processos que ocorrem na fita líder e na fita retardada.
O processo de replicação acontece na forquilha de replicação que é uma estrutura em formato de Y. A denominada “fita líder” é copiada continuamente com fidelidade devido a ação da enzima DNA-polimerase autocorretiva que catalisa a polimerização de nucleotídeos na direção 5-3. Na “fita retardada” partes pequenas do DNA são sintetizadas de trás para a frente o que impede que a DNA-polimerase autocorretiva inicie uma nova cadeia. Essas pequenas partes do fita retardada são iniciadas por moléculas de RNA, que logo após são removidas e substituídas por DNA. 
4. Em eucariotos, explique o mecanismo usado para a replicação das pontas do DNA.
Em eucariotos, o ORC (complexo de reconhecimento de origem), uma vez ligado à origem de replicação, é sequencialmente ativado e desativado. A interação ORC-origem continua durante todo o ciclo celular, sendo regulada por proteínas que se ligam ao complexo, tais como DNA-helicase, Cdc6 e Cdt1 (proteínas inibidoras de helicase) e formam o complexo pré-replicativo durante a fase G1. A passagem de uma célula de G1 para a fase S é desencadeada pela ativação de proteína-cinases (Cdks) que promovem a dissociação das proteínas inibidoras da helicase, desenrolando o DNA da origem e agrupando as outras proteínas de replicação incluindo as DNA-polimerases. As proteína-cinases que promovem a replicação impedem a formação de novos complexos até o ciclo ser reiniciado. Cada origem de replicação é ativada apenas uma vez a cada ciclo celular.
Bibliografia:
· Alberts & Col. (2011). Fundamentos de Biologia Celular, 3ª. Ed., Artmed Ed., Porto Alegre 869p.
· Alberts & Col. (2010). Biologia Molecular da Célula, 5ª. Ed., Ed. Artes Médicas Ed., Porto Alegre 1396p.
· Cooper, G. M.; Hausman, R.E. (2007). A Célula. 3ª Ed., Artmed Ed., Porto Alegre, 718p.

Continue navegando