Buscar

INFLUÊNCIA DO FUNGICIDA NA GERMINAÇÃO E NO VIGOR DAS SEMENTES DE SOJA

Prévia do material em texto

INFLUÊNCIA DO FUNGICIDA NA GERMINAÇÃO E NO VIGOR DAS SEMENTES DE SOJA
Luís Felipe Rodrigues, Centro Universitário Ingá-Uningá, Brasil,
Gabriel Codale Volpato, Centro Universitário Ingá-Uningá, Brasil, codalecodale@gmailcom
Gabriel Henrique Rodler, Centro Universitário Ingá-Uningá, Brasil,
gabrielrodler2002@gmail.com
Renan Antonio Sartor, Centro Universitário Ingá-Uningá, Brasil, rsartor.a@gmail.com
Adriely Lazarim, Centro Universitário Ingá-Uningá, Brasil,
prof.adrielylazarim@uninga.edu.br
Arney Eduardo Amaral Ecker, Centro Universitário Ingá-Uningá, Brasil, prof.arneyecker@uninga.edu.br
Jonas Marcelo Jaski, Centro Universitário Ingá-Uningá, Brasil, prof.jonasjaski@uningá.edu.br
Thaisa Cavalieri Matera, Centro Universitário Ingá-Uningá, Brasil,
prof.thaisamatera@uninga.edu.br
Resumo: A qualidade do lote de sementes resulta em interações de características que determinam seu potencial, desempenho e valor para semeadura. Alguns inseticidas podem proporcionar efeitos fisiológicos que podem auxiliar no desenvolvimento inicial das plantas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar este potencial de desenvolvimento fisiológico das sementes de soja (Glycine max L.), onde foram submetidas a tratamento com diferentes fungicidas. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e cinco repetições, utilizando a cultivar Nexus 64IX66:T1, testemunha sem tratamento; T2, Vitavax (Carboxina); T3, Maxim (Fludioxonil), T4. Vitavax + Maxim (Carboxina + Fludiozonil). Foi realizado o teste de germinação e classificação do vigor da plântula. Os resultados foram submetidos a análise de variância e ao teste de Tukey a 5% de probabilidade. Observou-se que não houve diferenças estatísticas entre os tratamentos realizados.
Palavras-Chave: Glycine max L. Fungicidas. Germinação.
Abstract: The quality of the seed batch results in interactions of characteristics that determine its potential, performance and value for sowing. Some insecticides can provide physiological effects that can help in the initial development of plants. The present study had to evaluate the objective of evaluating this potential for physiological development of soybean seeds (Glycine max L.), where they were subjected to treatment with different fungicides. A completely randomized design was adopted, with four treatments and five replications, using the cultivar Nexus 64IX66:T1, untreated witness; T2, Vitavax (Carboxina); T3, Maxim (Fludiozonil), T4. Vitavax + Maxim (Carboxina + Fludioxonil). The germination test and classification of seedling vigor was performed. The results were subjected to analysis of variance and the Tukey test at 5% probability. It was observed that there were no statistical differences between the treatments performed.
Keywords: Glycine max L. Fungicidas. Germinação.	Comment by Usuario: Adicionar keywords
INTRODUÇÃO
A soja (Glycine max L.) possui grande destaque no cenário mundial devido a crescente demanda por alimentos, possuindo um alto teor nutritivo e no fornecimento de subprodutos para o consumo humano e animal. O mercado mundial tem como foco principal os países produtores como o Brasil e Estados Unidos e a China como importador.	Comment by Usuario: Retiraria isso, deixaria bem resumida a introdução	Comment by Renan Sartor: Excluído.
O Brasil possui grande potencial produtivo, este que vem crescendo com o passar dos anos. Na safra de 2021/22 foram produzidos cerca de 123 milhões de toneladas, com uma área utilizada equivalente a 40 milhões de hectares, enquanto os Estados Unidos produziram cerca de 112 milhões de toneladas e uma área plantada equivalente a 33 milhões de hectares (EMBRAPA, 2021).	Comment by Usuario: Da para atualizar safra 2022/23	Comment by Renan Sartor: Embrapa ainda não divulgou a tabela oficial.
Atualmente o estado do Mato Grosso é maior produtor brasileiro de soja, com uma produção aproximada de 39 milhões de toneladas em uma área de 10 milhões de hectares (EMBRAPA, 2021).
A qualidade das sementes é fundamental para obtenção de resultados significativos com o desenvolvimento e produtividade, devendo ser levando em conta algumas considerações de natureza genética, física, fisiológica e sanitária. Para os produtores o potencial fisiológico tem despertado interesse, visto que o estabelecimento de um estande uniforme é extremamente importante, oferecendo a real oportunidade para avaliação do desempenho das sementes adquiridas.
Cerca de 80% das sementes de soja cultivados no Brasil passam por tratamento à base de fungicidas, visto que os fungos apresentam alto índice de infestações nas sementes desta cultura (SCHOENINGER; BISCHOFF, 2014). Por este motivo buscou-se conhecer os efeitos dos produtos utilizados no teste de germinação e vigor de plantas nas sementes de soja.	Comment by Usuario: ISSO COLOCAR NA INTRODUÇÃO	Comment by Renan Sartor: Incluído
As doenças na cultura causam em média de 10% a 20% de redução na produtividade, podendo chegar a 100% de danos quando não manejada corretamente (EMBRAPA, 2021).
As doenças na cultura causam em média de 15% a 20% de redução anual no potencial produtivo, contribuindo para o aumento do custo de produção. Atualmente as doenças mais importantes são: Mancha purpura (Cercospora kikuchil), Ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), Mancha alvo (Corynespora cassicola), e a Mancha parda (Septoria glycines), que atacam as folhas, legumes e grãos. Nos dias atuais a ferrugem asiática é a doença que causa maiores danos a cultura, independente do estádio fenológico de desenvolvimento da cultura. As plantas severamente infectadas apresentam desfolha precoce, comprometendo a formação e enchimento de grãos, onde o controle e prevenção destas doenças são realizados através da aplicação de fungicidas via tratamento de semente ou foliar.	Comment by Usuario: Quem falou isso¿ Cd a referência 	Comment by Renan Sartor: Corrigido
Alguns fungicidas além de fornecer efeito protetor contra algumas doenças, podem proporcionar também efeitos fisiológicos positivos, auxiliando no desenvolvimento inicial das plântulas, atuando na ativação de proteínas transportadoras de membranas celulares que possibilita o maior transporte iônico, causando um incremento a nutrição mineral da planta e promovendo respostas positivas no desenvolvimento e na produção vegetal (COSTA et al., 2018; TAVARES et al., 2014).
O presente trabalho tem como objetivo avaliar o desenvolvimentoa qualidade fisiológicao das das sementes sementes de soja (Glycine max L.), tratadas com fungicidas a base de Carboxina e Fludioxonil.
MATERIAIS E MÉTODOS
O experimento foi conduzido no Laboratório de Sementes e Horticultura do Centro Universitário Ingá – UNINGÁ, localizado em Maringá/PR. Foi utilizado a semente da cultivar Nexus 64IX66, adquiridas da empresa Cocamar Cooperativa Agroindustrial.
Adotou-se o método de delineamento DIC (Delineamento Inteiramente Casualizado), com quatro tratamento e cinco repetições. Os tratamentos foram: T1- 1, testemunha com sementes sem aplicaçãotratamento; T2- sementes de soja tratadas com o fungicida, Vitavax (Carboxina); T3, – sementes de soja tratadas com o fungicida Maxim (Fludioxonil); T4 – sementes de soja tratadas com o fungicida, Vitavax + Maxim (Carboxina + Fludioxonil).
As doses recomendadas pelo fabricante foram respectivamente: Carboxina 250 ml para cada 100 kg de sementes em um volume de calda de 400 ml, e Fludioxonil 200 ml para cada 100 kg de sementes em um volume de calda de 500 ml.
Defensivos a base de Fludioxonil são eficazes contra Cercospora sojina, Fusarium solani, e Rhizoctonia, já a base de Carboxina são eficaques contra Aspergillus spp., Cercospora kikuchii, Cladosporium cladosporioides, Colletotrichum trucatum, Fusarium pallidoroseum, Phomopsis sojae e Sclerotinia Sclerotiorum.
Foram analisas as a qualidade fisiológica das sementesA qualidade fisiológica das sementes de soja foi avaliada pelos seguintes testes:
Teste padrão de germinação: Conduzido uma subamostra de 50 sementes para cada tratamento e repetição. As sementes foram alocadas em3 folhas de papel específico “Germitest” e umedecidas com água destilada na proporção de 2,5 vezes o peso do substrato seco. Posteriormente foram confeccionados rolos e acomodados em uma câmara germinadora do tipo Mangelsdorf, com temperatura constante de 25° a 1°C, os percentuais de germinação foram avaliados após 5 dias, de acordo com os critérios estabelecidos nas Regras de Análise de Sementes (BRASIL, 2009).
Teste de Classificação de Vigor de Plântula (C.VI): A avaliação também foi realizada 5 dias após a semeadura, e as plantas foram classificadas como “fortes” ou “fracas”, de acordo com Nakagawa (1999), onde os resultados foram expressos em porcentagem.
Os resultados foram submetidos a análise de variância e ao teste de Tukey a 5% de probabilidade. A análise estatística foi realizada através do programa R Core Team (2022).
RESULTADO E DISCUSSÃO
Cerca de 80% das sementes de soja cultivados no Brasil passam por tratamento à base de fungicidas, visto que os fungos apresentam alto índice de infestações nas sementes desta cultura (SCHOENINGER; BISCHOFF, 2014). Por este motivo buscou-se conhecer os efeitos dos produtos utilizados no teste de germinação e vigor de plantas nas sementes de soja.	Comment by Usuario: ISSO COLOCAR NA INTRODUÇÃO	Comment by Renan Sartor: Incluído
Ao analisar a Tabela 1, notou-se Verificou-se que não houve que os resultados não revelaram diferenças estatísticas entre os tratamentos pelo teste F, a 5% de probabilidade. Mdas sementes com fungicidas quando comparados com a testemunha.ostrando que pelos testes realizados a uso do fungicida não influenciou na germinação e no vigor das sementes de soja.
Tabela 1: Análise de variância para as variáveis plântulas normais (PN), plântulas normais fracas (PNF), plântulas anormais (PA) e plântulas normais fortes (PNF), das sementes de soja tratadas e plantas normais fortes (PNF), das sementes tratadas com diferentes fungicidas.
	Comment by Usuario: FAZER A TABELA COLOCAR SÓ AS PLANTAS NORMAIS E PLANTULAS NORMAIS FORTES	Comment by Renan Sartor: ok
O resultado do presente estudo diferiu da pesquisa de Alves et al. (2017) em que as sementes de soja foram submetidas ao tratamento com os fungicidas Cropstar + Maxim XL (Imidacloprido + Tiodicarbe + Metalaxim + Fludioxonil) e Standak + Maxim XL (Fipronil + Metalaxim + Fludioxonil) e obteve resultados estatisticamente diferentes. O tratamento Cropstar + Maxim XL proporcionou maior porcentagem de plântulas normais em relação as testemunhas. Em contrapartida, o uso de Standak + Maxim XL foi inferior aos demais para o tratamento de sementes de soja.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Pode-se concluir, que nas condições em que este experimento foi realizado, não houve diferenças significativas na germinação e no vigor (plântulas fortes) das sementes de soja tratadas ou não com fungicidas Vitavax, Maxim e Vitavax + Maxim.
REFERÊNCIAS
ALVES, E.; AGUIAR, E.; PEREIRA, C.; MOREIRA, I.; LOPES FILHO, L.C.; SANTINI, J.M.K. Efeito do tratamento químico com inseticida/fungicida e polímero na qualidade fisiológica da semente de soja. Revista Científica, n. 5, v. 1, 2017. 
BRASIL. Ministério da Agricultura e Reforma Agrária, Coordenação de Laboratório Vegetal. Regras para análise de sementes. Brasília, 2009.
COSTA, E.M.; NUNES, B.M.; VENTURA, M.V.A.; ARANTES, B.H.T.; MENDES, G.R. Efeito fisiológico de inseticidas e fungicida sobre a germinação e vigor de sementes de soja (Glycine max L.) Multidisciplinary Journal, v. 5, n. 2, p. 77-84, 2018.
EMBRAPA. Soja em números (safra 2021/22). Disponível em: https://www.embrapa.br/soja/cultivos/soja1/dados-economicos> Acesso em: 26 nov. 2022. 
GRIGOLLI, J. F. J. Manejo de doenças na cultura da soja. Tecnologia e Produção: 
Soja 2015/2016.
LIMA, D. P. et al. The impact of Chinese imports of soybean on port infrastructure in Brazil: A study based on the concept of the “Bullwhip Effect”. Journal of Commodity 
Markets, v. 9, p. 55–76, 2018.
MARCOS FILHO, J.; FRANÇA NETO, J. B. Vigor de sementes: um componente de qualidade em permanente evolução. SEED News, v.21, n. 5, p. 42-49, 2017.
MUHAMMAD, A.; SMITH, S. A. Evaluating the impact of retaliatory tariffs on US Soybeans in China. 2018.
NAKAGAWA, J. Testes de vigor baseados no desempenho das plântulas. In: Krzyzanowski, F.C. Vieira, R.D.; França Neto, J.B. (Ed.). Vigor de sementes: conceitos e testes. Londrina: ABRATES. p. 1-24. 1999.
OOSTER, L.E. Desempenho de diferentes fungicidas multissítios no controle de doenças da soja. Trabalho de Conclusão de Curso [Graduação] apresentado a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, 2021. 
R CORE TEAM. A language and enviroment for statiscal computing. R. Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. Disponível em: https://www.Rproject.org/.
RIBEIRO, F.S. Influência sobre a germinação da aplicação de dois tipos de fungicidas com diferentes dosagens em sementes de soja. Trabalho de Conclusão de Curso [Graduação] apresentado a Universidade Federal da Fronteira Sul, 2017.
SCHOENINGER, V.; BISCHOFF, T.Z. Tratamento de sementes. Journal of Agronomic Sciences, p. 63-73, 2014.
TAVARES, L.C.; MENDONÇA, A.D.; ZANATTA, Z.C.N.; BRUNES, A.P.; VILLELA, F. A. Efeito de fungicidas e inseticidas via tratamento de sementes sobre o desenvolvimento inicial da soja. Enciclopédia biosfera, v. 10, n. 18, p. 1400-1409, 2014.
1

Continue navegando