Buscar

A3 Antropologia e Cultura Brasileira

Prévia do material em texto

O etnocentrismo é o ato de julgar a cultura, religião, etnia do outro por ser diferente e achar que a sua é melhor e vem sendo exercida no Brasil desde o descobrimento.
Os portugueses consideravam o modo de vida indígena como desordenado, pois eles buscavam apenas o modo europeu de viver como referência cultural. E por isso escravizavam esse povo, por acharem que eram inferiores a eles.
Hoje em dia o homem branco ainda enxerga o indígena como alguém atrasado socialmente. Também vemos manifestações etnocêntricas ao observarmos os habitantes dos estados do Sul e Sudeste do país se acharem mais desenvolvidos cultural ou socialmente que os habitantes do Norte e Nordeste.
Um exemplo de relativismo cultural é o modo de se vestir em alguns países. No Brasil, as mulheres usam roupas que expõe partes do corpo, o que não é aceitável nos países árabes, onde as mulheres ficam totalmente cobertas.
No mundo há diversidades culturais e cada um deve respeitar sem achar que sua sociedade é melhor ou mais correta que a outra.

Continue navegando